HomeDESTAQUES GERAIS (MAIORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesBiblioteca Parque Villa-Lobos celebra o Dia Mundial do Livro

Biblioteca Parque Villa-Lobos celebra o Dia Mundial do Livro

As atividades voltadas para públicos de todas as idades integram as comemorações do mês dedicado ao livro

Para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil (18/04) e o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais (23/04), a Biblioteca Parque Villa-Lobos , instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, preparou uma série de atividades para incentivar o hábito da leitura. São eventos, oficinas e cursos voltados para a produção de textos, ilustrações e HQs, além de encontros do Clube de Leitura e Clube do Audiolivro. Veja abaixo os destaques da programação. As inscrições podem ser realizadas pelo link: bvl.org.br/inscricao.

A ilustradora e escritora Nina Anderson preparou uma atividade especial, a oficina presencial Livros Imaginários acontece no dia 23 de abril, das 14h às 15h30, e convida crianças a partir de 5 anos a criarem um livro-objeto, produzido com imagens, códigos e suportes totalmente inusitados. No fim da aula, os participantes poderão levar a lembrança para casa. Não é necessário inscrição.

Uma imagem também contém muitas histórias. Para comprovar, a escritora e artista plástica Lúcia Hiratsuka ministra o Curso de Ilustração – Palavras, Imagens, Silêncio e Movimento, nos dias 27 e 28 de abril, das 15h às 18h. A proposta das aulas é contextualizar a linguagem do livro ilustrado e promover uma vivência artística com a criação de ilustrações para um poema ou um trecho curto de um conto, além de experimentar diferentes materiais. É indicado para pessoas a partir de 16 anos e não há necessidade de saber desenhar.

Para quem precisa de incentivos extras para ler com regularidade, a BVL possui duas atividades especiais: o Clube de Leitura e o Clube do Audiolivro. Em abril, os encontros serão presenciais, o que torna a dinâmica dos debates ainda mais atrativa. O Clube do Audiolivro é dirigido a jovens de 11 a 14 anos e discute no dia 26 de abril, das 14h30 às 16h, a obra As Melhores Histórias de Andersen, de Hans Christian Andersen. Para a reunião do Clube de Leitura, no dia 29 de abril, das 15h às 17h, o livro escolhido é A Pediatra, de Andréa Del Fuego.

Encerrando as atividades do mês, o escritor, ilustrador e pesquisador Odilon Moraes participa do programa Segundas Intenções, no dia 30 de abril, das 11h às 13h. Formado em arquitetura e urbanismo pela USP, Odilon preferiu construir livros em vez de casas. Ganhou quatro vezes o Jabuti por seus trabalhos de ilustração e como escritor recebeu o prêmio de “melhor livro do ano para crianças”, dado pela Fundação Nacional do Livro para Infância e Juventude (FNLIJ), pelas obras Pedro e LuaA Princesinha Medrosa e Rosa. O encontro presencial é mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, com transmissão ao vivo pela página da BVL no Facebook. Não é necessário inscrição.

Compartilhe!