HomeAssessoria Cultura + Cultura + Notícias Assessoria ReleasesBiblioteca Parque Villa-Lobos celebra aniversário de 7 anos com programação especial

Biblioteca Parque Villa-Lobos celebra aniversário de 7 anos com programação especial

Instituição do Governo de São Paulo terá programação intensa com música, contação de histórias, oficina de colagem e apresentação teatral no dia 12 de dezembro, a partir das 9h30

A Biblioteca Parque Villa-Lobos, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, completa 7 anos com muitas histórias para contar. Desde a inauguração até outubro desse ano, o equipamento cultural já recebeu mais de 1,5 milhão de visitantes, emprestou cerca de 209 mil livros e realizou mais de 5.800 atividades presenciais e on-line. Para comemorar a data, a programação especial de aniversário conta com grupos convidados e terá como temática o centenário da Semana de Arte Moderna de 22.

Os atores da Cia Articularte abrem o evento com uma intervenção artística, utilizando os bonecos dos espetáculos modernistas A Cuca Fofa de Tarsila e Portinari Pé de Moleque. O objetivo é aproveitar o momento de interação com o público para falar sobre o estilo e o uso das cores pelos artistas de 1922, além de destacar o acervo voltado ao tema disponível na biblioteca. Serão realizadas cinco intervenções ao longo do dia, entre 9h30 e 14h30.

Na área externa, acontece o tradicional Domingo no Parque, um espaço para contação de histórias ao ar livre. Nesta edição especial, a atriz Marina Bastos acompanhada dos músicos Clarissa Angelo e Felipe Miyake contam a história cheia de poesia do menino Villa-Lobos, usando cantigas populares musicadas pelo próprio compositor. Cada apresentação é finalizada com o espetáculo Os Chorinhos de Heitor Villa-Lobos, do grupo Villa do Choro, que pretende mostrar ao público o lado mais popular do músico, um grande frequentador das rodas de choro do Rio de Janeiro no início do século 20. Serão cinco sessões, entre 11h e 15h.

Os pequenos também estão contemplados na festa. A atividade Lê no Ninho, voltada para crianças de 6 meses a 4 anos, além de pais e cuidadores, pretende criar um vínculo afetivo com a leitura desde a tenra infância. Usando fantoches para atrair a atenção da plateia, a contação de histórias tem a duração de 45 minutos e começa às 11h.

Na oficina Recortando a Semana de 22, das 14h às 15h30, o artista plástico Silvio Alvarez promove por meio da técnica de colagem uma verdadeira viagem no tempo para os participantes vivenciarem o conceito de Arte Moderna, estimulando a criatividade, a sensibilidade e o reaproveitamento de materiais.

No encerramento das comemorações, a Cia Articularte apresenta o espetáculo teatral de manipulação de bonecos Portinari Pé de Moleque, uma aventura entre os quadros vivos de Portinari. Na história, a boneca Denise e seu carneirinho ganham vida e caem de um quadro recém-pintado pelo artista por conta do mau-olhado de uma vizinha invejosa. O carneirinho foge e Denise precisa encontrá-lo antes de suas tintas secarem. A encenação acontece às 16h e as senhas começam a ser distribuídas a partir das 15h.

Além dos eventos do próximo domingo, a comemoração de aniversário da BVL incluiu a edição especial do programa Segundas Intenções on-line, realizada ontem, dia 6 de dezembro, com a participação do professor e filósofo Leandro Karnal. A gravação do evento já está disponível no canal da biblioteca no YouTube.


A Biblioteca Parque Villa-Lobos
Com 7 anos de vida, a BVL adota o conceito de biblioteca viva. Localizada dentro do Parque Villa-Lobos, seu prédio foi construído na área do antigo depósito de resíduos da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (CEAGESP) e possui uma área de 4 mil metros quadrados.

No espaço descontraído e convidativo acontecem inúmeras atividades como contação de histórias, saraus, oficinas, apresentações musicais, encontros com escritores, entre outros eventos de uma extensa programação – totalmente gratuita.  O local conta ainda com sala de jogos eletrônicos, ludoteca, computadores com acesso à internet, auditório, deck com vista para o parque, bicicletário e skatário.

Em 2019, a BVL foi finalista no Prêmio Excelência Internacional da Feira do Livro de Londres. Um ano antes, ficou entre as cinco finalistas do Prêmio Biblioteca Pública do Ano promovido pela Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA), a mais importante entidade internacional da área. Ainda em 2018, recebeu a distinção de Honra ao Mérito no Prêmio IPL – Retratos da Leitura, realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), com patrocínio da Associação Brasileira de Livros Escolares (Abrelivros), da Câmara Brasileira do Livro e do Sindicato Nacional dos Editores de Livro (Snel).

Compartilhe!