HomeAssessoria ReleasesBiblioteca de São Paulo tem Campeonato de Videogame e encontro com escritor em julho

Biblioteca de São Paulo tem Campeonato de Videogame e encontro com escritor em julho

A Biblioteca de São Paulo (BSP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), é opção para programa gratuito e cultural na cidade, durante o mês de férias. Em julho, o Campeonato de Videogame – Futebol Digital é um dos destaques. O evento acontece em 17 de julho, das 10h às 17h e é indicado para pessoas com até 17 anos. As inscrições precisam ser feitas no balcão de atendimento da biblioteca, de terça a domingo, das 10h às 18h.

Em julho, o programa Segundas Intenções recebe Frei Betto para bate-papo mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto. O encontro está marcado para o sábado, 27 de julho, das 11h às 13h. Frei Betto é frade dominicano e escritor, autor de 64 livros, muitos deles traduzidos no exterior. Estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia. É assessor de movimentos sociais. Atualmente, é colunista do jornal “O Globo”, articulista dos jornais “Hoje em Dia” e “Folha de S. Paulo”.

As contações de histórias também merecem destaque nesse mês de recesso escolar. Nas tardes de sábado e domingo, a Hora do Conto recebe grupos convidados. Em julho, a Cia. de Teatro Nóis na Mala, o Grupo de Teatro das Sobras, Giba Pedrosa, Grupo Êba, Lilian Marchetti, Cia. do Mar, Mirela Estelles e Amarilis Reto, o Grupo Mágicas Pirilampos e Heidi Monezzi se revezam na interpretação das aventuras, sempre às 16h.

Dicas do mês

Os programas Brincando e Aprendendo e Pintando o 7 são dicas do mês na BVL e ótimas oportunidades para aproveitar as férias em família. O Pintando o 7 é um conjunto de atividades que envolvem a criação artística, direcionada ao desenvolvimento intelectual das crianças. O Pintando acontece sempre às quintas-feiras, das 15h às 16h e é indicado para crianças a partir de 7 anos. Já o Brincando e Aprendendo reúne intervenções, jogos teatrais, ritmos e brincadeiras educativas sempre às quartas-feiras, das 15h às 16h e também recebe os pequenos da mesma faixa etária.

Confira a programação do mês:

INFANTIL

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário fazer inscrição. Sextas-feiras, às 15h.

5 – Romeu e Julieta, de Nicola Cinquetti e Octavia Monaco.

12 – Aladim e a lâmpada maravilhosa, do livro Contos das mil e uma noites.

19 – Pinóquio, versão de Mauricio de Sousa.

26 – Kachtanka, de Anton Tchekhov.

Sábados, domingos e feriados, às 16h.

6 – Rumpelstiltskin, dos irmãos Grimm. Com Cia de Teatro Nóis na Mala.

7 – Tom tico taco, de Kevin Crossley-Holand. Com o Grupo Teatro de Sobras.

9 – A onça e o bode, recontado por Ana Maria Machado. Com Giba Pedrosa.

13 – Maria vai com as outras, de Sylvia Orthof. Com interpretação em Libras. Com o Grupo Êba.

14 – Rock para Pequenos: um livro ilustrado para futuros roqueiros, de Laura D.Macoriello. Com Lilian Marchetti.

20 – Os cisnes selvagens, de Hans Christian Andersen. Com a Cia. do Mar.

21 – A anciã que tinha razão, de Burleigh Muten. Com interpretação em Libras. Com Mirela Estelles e Amarilis Reto.

27 – Casamento cigano, inspirado na obra de Eliana Lisboa. Com o Grupo Mágicas Pirilampos.

28 – Tom, de André Neves. Com a Heidi Monezzi.

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Sábados, das 11h às 11h45. Domingos, das 11h30 às 12h15 (nos dias 7 e 21, a atividade acontece no Parque da Juventude, dentro do programa Domingo no Parque).

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Com equipe BSP. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Quartas-feiras, das 15h às 16h.

3 – Peteca.

10 – Jogo We Will Rock You.

17 – Circuito de brincadeiras:  pula corda, amarelinha, futebol e esconde esconde.

24 – Acerte a bolinha no alvo.

31 – Jogos no computador.

PINTANDO O 7 – Atividade para pintar, desenhar, colar e criar, inspirada em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Com equipe BSP. A partir de 6 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Quintas-feiras, das 15h às 16h.

4 – Pintura com tinta guache e folhas de plantas.

11 – Dia do rock: confecção de instrumento musical.

18 – Quadros decorativos.

25 – Dobradura: animais sanfonas.

FÉRIAS NA BSP – CAMPEONATO DE VIDEOGAME – FUTEBOL DIGITAL 2019 – Cada jogador irá representar um clube da Liga Europeia de Futebol. Participe e traga a sua torcida! Para pessoas com até 17 anos. Vagas limitadas. Inscrições prévias no balcão de atendimento, de terça à sexta das 10h às 18h. Quarta-feira, 17 de julho, das 10h às 17h.

PONTOS MIS – Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som – MIS, o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo. Sessões da animação Bruxarias, dirigida por Virginia Curiá. Classificação indicativa: Livre. Duração: 79min. Malva é uma menina de 10 anos que leva uma vida tranquila com sua avó e seu bichinho de estimação Lalila, em uma caravana de vendas de produtos medicinais.
As fórmulas destes produtos são um segredo ancestral guardado por sua família. O sucesso desperta o interesse de Rufa, o malvado dono de uma fábrica de cosméticos, que decide raptar a vovó da garota para descobrir os ingredientes secretos que ela utiliza em sua produção. Malva decide se juntar a uma confraria de bruxas para salvar sua avó e na aventura descobre mais sobre a história mágica de seus antepassados. Sexta-feira, 19 de julho, às 15h30 e domingo, 28 julho, às 14h. Não é necessário fazer inscrição.

TODOS OS PÚBLICOS

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência.  Com equipe BSP. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Terças-feiras, das 15h às 16h (não haverá atividade no dia 9 de julho).

DOMINGO NO PARQUE – Domingos, 7 e 21 de julho, no Parque da Juventude. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da biblioteca. Atenção: nos dias 14 e 28 de julho, o programa Lê no Ninho será realizado dentro da BSP.

11h30 às 12h15 – Sessões do programa Lê no Ninho, com equipe BSP.

12h15 às 16h – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias.

7 – Com a Cia. Duo Encantado.

21 – Com a Cia. Farnel de Artes.

JOGOS PARA TODOS! Oficina de xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Com a FOX – Formação e Orientação de Xadrez. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Sábados, das 11h às 13h.

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição. Sextas-feiras, das 16h30 às 17h.

5 – A Cidade e as Serras, de Eça de Queiroz.

12 – James Hetfield: O lobo à frente do metallica, de Mark Eglinton.

19 – Escalpo, de Ronaldo Bressane.

26 – Aquecimento Segundas Intenções: Gosto de uva, de Frei Betto.

SALA DE VIDEOGAMES – A BSP oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento. De terça a sexta, das 9h30 às 18h. Aos sábados e domingos, das 10h às 18h. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

BSP ATÉ VOCÊ – PROJETO APROXIMAÇÃO – Toda semana, um grupo de funcionários realiza atividades recreativas e culturais, na quadra esportiva da Comunidade Zaki Narchi, com as crianças que ali moram. Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30. Local: Comunidade Zaki Narchi. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva a atividade é cancelada.

JOVEM

LUAU BSP – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição. Quintas-feiras, das 12h30 às 13h30.

ADULTO

PONTOS MIS – Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som – MIS, o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo.

Sessões do documentário “Raul – O início, o fim e o meio”, dirigido por Walter Carvalho e Leonardo Gudel. Com Roberto Carlos, Paulo Coelho, Daniel de Oliveira, Nelson Motta. Classificação indicativa: 14 anos. Documentário sobre o cantor e compositor, ícone do rock brasileiro Raul Seixas. Mostra relatos de amigos, familiares e do parceiro de várias composições e criador da “sociedade alternativa” Paulo Coelho. Não é necessário fazer inscrição. Sábado, 13 de julho, às 14h e quarta-feira, 17 de julho, às 10h30.

SEGUNDAS INTENÇÕES – Bate-papo com o escritor Frei Betto. Mediação: Manuel da Costa Pinto. Frei Betto é frade dominicano e escritor, autor de 64 livros, muitos deles traduzidos no exterior. Estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia. É assessor de movimentos sociais. Atualmente, é colunista do jornal “O Globo”; articulista dos jornais “Hoje em Dia” e “Folha de S. Paulo”.  Sábado, 27 de julho, das 11h às 13h. Não é necessário fazer inscrição. Declaração de atividades complementares para estudantes universitários.

COMPARTILHANDO SABERES: Yoga – Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga serão direcionadas com posturas e técnicas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o trabalho dinâmico do corpo (alongamento – fortalecimento muscular – equilíbrio), a concentração na respiração e o relaxamento. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Com Amanda Velloso. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Sábados, das 10h às 11h30.  Com Amanda Velloso.

SARAU NA BSP – Literatura, canto e poesia. Com o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo. Domingo, 21 de julho, das 14h30 às 16h30. Coordenação de Terezinha Rocha. Não é necessário fazer inscrição.

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses, a BSP seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Quinta-feira, 18 de julho, das 15h às 17h. O palhaço e sua filha, de Halide Edip Adivar. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

De olho nas inscrições:

CURSO DE LIBRAS – MÓDULO INTERMEDIÁRIO – O curso tem o objetivo de ensinar conteúdos mais aprofundados da linguística de Libras e aprendizados da cultura e convivência com a comunidade surda. Aulas ministradas com professor ouvinte e surdo, metodologia bilingue Libras-português.  Indicado para pessoas acima de 16 anos. É necessário ter conhecimentos básicos em Libras.  Haverá um teste de conhecimentos.  Terças-feiras, 13 de agosto a 24 de setembro, das 14h às 17h30. Carga horária: 24h30. Com Thalita Passos e Luana Milani. Pré-inscrições a partir do dia 16 de julho através do link www.bsp.org.br/inscricao

Serviço:

Biblioteca de São Paulo

Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo (SP) (ao lado da Estação Carandiru do Metrô).

Tel.: (11) 2089-0800.

Funcionamento: terça a domingo (fechada às segundas), das 9h30 às 18h30.

Atividades gratuitas.

https://bsp.org.br/

Compartilhe!