HomeAssessoria ReleasesBiblioteca de São Paulo recebe o escritor Luiz Ruffato e tem oficina sobre mídia digital em junho

Biblioteca de São Paulo recebe o escritor Luiz Ruffato e tem oficina sobre mídia digital em junho

A Biblioteca de São Paulo (BSP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), recebe, em junho, o escritor Luiz Ruffato. Mas há muito mais na programação do mês, como oficinas de bonecas Abayomi e de Instagram.

Ruffato lançou “Eles eram muitos cavalos”, “Estive em Lisboa e lembrei de você”, “Flores artificiais”, “De mim já nem se lembra”, “Inferno provisório” e “O verão tardio” entre os romances, mas também tem crônicas e contos publicados. Ele recebeu os prêmios Machado de Assis, da APCA e Jabuti, além dos internacionais Casa de las Américas e estará na BSP no dia 29 de junho, das 11h às 13h, participando de bate-papo mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto. Para participar, não é necessário fazer inscrição, mas as vagas são preenchidas por ordem de chegada. Os estudantes universitários quem comparecem podem solicitar a declaração de atividades complementares.

Entre os destaques da programação consta também a oficina de bonecas Abayomi, peças inspiradas nos brinquedos que as mães criavam durante a travessia em navios negreiros para seus filhos. Quem quiser participar deve comparecer no dia 20 de junho, às 11h. Renee Ross Londja, artista e artesão que veio da Guiana Inglesa, e Lambert Shesa, que nasceu no R. D. Congo e é geólogo, comandam a atividade. Já quem curte mídias digitais não pode perder a oficina de audiovisual para Instagram, programada para os dias 26, 28 e 28, das 14h às 17h (carga horária: 9 horas), com Felipe Parra. As inscrições serão abertas em 11 de junho pelo link www.bsp.org.br/inscricao.

Fique também de olho para assegurar sua vaga para o curso Empreendedorismo: Oficina de brownies modernos (módulo demonstrativo), com a chef Danielle Trolezi. A iniciativa é indicada para pessoas acima de 16 anos e as aulas estão marcadas para os dias 2 e 3 de julho, das 13h às 16h; inscrições, a partir de 11 de junho, pelo linkwww.bsp.org.br/inscricao .

Dica do mês

Já conhece o Leitura ao Pé do Ouvido? Trata-se de um dos programas permanentes da biblioteca. Realizada pela equipe da BSP, a atividade sugere autores, títulos e temas aos frequentadores com objetivo de aproximar o público da leitura e apresentar obras da literatura brasileira e estrangeira. Nesse contexto, o programa visa homenagear escritores, trabalhar efemérides e divulgar obras de autores convidados. Em junho, às sextas-feiras, das 16h30 às 17h, a programação tem a seguinte sequência: dia 7, “Nu, de botas”, de Antonio Prata; dia 14, “Esopo: liberdade para as fábulas”, de Luiz Antônio Aguiar; dia 21, “Relato de um cativo de guerra”, de Strates Doukas (em referência ao Dia Mundial do Refugiado); e dia 28, como “aquecimento” para o Segundas Intenções BSP, “ De mim já nem se lembra”, de Luiz Ruffato.

Confira as atividades do mês:

INFANTIL

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário fazer inscrição.

Sextas-feiras, às 15h.

7 – Minha professora é um monstro!, de Peter Brown. Com equipe BSP.

14 – Strega Nona: a avó feiticeira, de Tomie de Paola. Com equipe BSP.

21 – A bruxa da ilha, recontado por Silvana Salerno. Com equipe BSP.

28 – O amigo da onça, recontado por Silvana Salerno. Com equipe BSP.

Sábados, domingos e feriados, às 16h.

1º – João e Maria, dos Irmãos Grimm. Com a Cia. Mapinguary.

2 – Maria Peçonha, de André Neves (em referência ao Dia Mundial do Meio-Ambiente). Com Kiara Terra

8 – O pássaro bem verde, de Ítalo Calvino. Com interpretação em Libras. Com a Cia. Três Lunas

9 – Os doze trabalhos de Hércules, recontado por Monteiro Lobato. Com a Cia. Hespérides.

15 – Viagem ao céu, de Monteiro Lobato. Com a Cia. Ruído Rosa.

16 – Reciclagem – a aventura de uma garrafa, de Mick Manning e Brita Granstromg. Com Willian Gama.

20 – Feriado – A menina que abraça o vento, de Fernanda Paraguassu (em referência ao Dia Mundial do Refugiado). Com Jardim de Histórias.

22 – Escubido a boneca que sabe tudo, de Pierre Gripari. Com Paula Dugaich.

23 – Entre a espada e a rosa, de Marina Colasanti. Com interpretação em libras. Com o Grupo #BoraLê.

29 – O Deus Apolo!, de Heloísa Prieto. Com Os Fabulistas.

30 – A lenda do Saci, de Ricardo Azevedo. Com a Cia. Chá das Duas.

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Sábados, das 11h às 11h45. Domingos, das 11h30 às 12h15 (nos dias 9 e 23, a atividade acontece no Parque da Juventude, dentro do programa Domingo no Parque). Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Quartas-feiras, das 15h às 16h. Com equipe BSP. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

5 – Disputa online do jogo: Roblox

12 – Quebra-cabeça.

19 – Vôlei.

26 – Queimada.

PINTANDO O 7 – Atividade para pintar, desenhar, colar e criar, inspirada em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Quintas-feiras, das 15h às 16h (no dia 20, não haverá atividade). Com equipe BSP. A partir de 6 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

6 – Confecção de dinossauros.
13 – Construção de animais mágicos utilizando materiais recicláveis.
27 – Cartazes de filmes inspirados no cinema e cordel.

OFICINA DE BONECAS ABAYOMI – Os participantes serão convidados a confeccionar releituras de bonecas abayomi , inspirado nos brinquedos que as mães criavam durante a travessia em navios negreiros, a partir de tiras rasgadas de suas saias com a intenção de distrair seus filhos durante a viagem. Abayomi, em Iorubá, significa encontro precioso. Indicado para crianças a partir de 10 anos. Quinta-feira, 20, das 11h às 14h. Com Renee Ross Londja e Lambert Shesa, integrantes do Projeto Deslocamento Criativo. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Renee Ross Londja é uma artista/artesã. Veio da Guiana Inglesa e descobriu o trabalho artesanal como meio de sustentabilidade, especialmente com tecidos africanos e reciclados para criar peças de arte que as pessoas possam desfrutar e aprender um pouco sobre a nossa cultura no mesmo tempo. Cria bonecas que representam os negros. Lambert Shesa, nasceu no R. D. Congo, é Geológo & Geomático. No Brasil, atua como professor de idiomas (Inglês, Francês e Kiswahili), também apoia Renee Ross-Londja, sua esposa, nas atividades de Abayomi.

TODOS OS PÚBLICOS

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência.  Terças-feiras, das 15h às 16h. Com equipe BSP. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

DOMINGO NO PARQUE – Domingos, 9 e 23 no Parque da Juventude. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da Biblioteca. Atenção: nos dias 2 e 16 o programa Lê no ninho será realizado dentro da BSP.

11h30 às 12h15 – Sessões do programa Lê no ninho, com equipe BSP.

12h15 às 16h – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias.

9 – Com Recantação.

23 – Com a Cia. Malas Portam.

JOGOS PARA TODOS! Oficina de xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Sábados, das 11h às 13h. Com a FOX – Formação e Orientação de Xadrez. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Sextas-feiras, das 16h30 às 17h. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

7 – Nu, de botas, de Antonio Prata.

14 – Esopo: liberdade para as fábulas, de Luiz Antônio Aguiar.

21 – Relato de um cativo de guerra, de Strates Doukas (em referência ao Dia Mundial do Refugiado)

28 – Aquecimento Segundas Intenções BSP: De mim já nem se lembra, de Luiz Ruffato

SALA DE VIDEOGAMES – A BSP oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento. De terça a sexta, das 9h30 às 18h. Aos sábados e domingos, das 10h às 18h. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

BSP ATÉ VOCÊ – PROJETO APROXIMAÇÃO – Toda semana, um grupo de funcionários realiza atividades recreativas e culturais, na quadra esportiva da Comunidade Zaki Narchi, com as crianças que ali moram. Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30.

Local: Comunidade Zaki Narchi. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva a atividade é cancelada.

JOVEM

LUAU BSP – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Quintas-feiras, das 12h30 às 13h30 (no dia 20 não haverá atividade). Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

COMPARTILHANDO SABERES: Plantão de dúvidas de matemática – Para estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Quintas-feiras, das 14h às 15h (dia 20 não haverá aula). Com o professor George Humberto Bezerra. Venha resolver suas dúvidas e bons estudos. Para participar é necessário fazer a inscrição no balcão de atendimento da BSP.

OFICINA AUDIOVISUAL PARA INSTAGRAM – O Instagram tem se transformado em uma plataforma onde os vídeos são cada vez mais explorados. Seja para o timeline, para os stories ou pra IGTV. A oficina apresenta os principais conceitos teóricos – roteiro, planejamento, direção de arte, direção de fotografia e edição – aliados a uma vivência prática, onde será produzido um vídeo focado na plataforma. Indicado para pessoas acima de 16 anos. Dias 26, 27 e 28, das 14h às 17h. (carga Horária: 9 horas). Com Felipe Parra. Inscrições: a partir do dia 11 de junho, pelo linkwww.bsp.org.br/inscricao . Felipe Parra é produtor musical, produtor de conteúdo audiovisual, compositor e roteirista. Há mais de 10 anos trabalha compondo trilhas-sonoras para o cinema, televisão e publicidade em seu estúdio, o Capitão Foca. Compôs fonogramas musicais para grandes marcas como Coca-Cola, Google, Netflix e Nestlé. Já coordenou a pós-produção de áudio de longas-metragens como o documentário ‘O Acre Existe’, mixou a série de TV ‘Viajandona’ do Multishow e diversas outras produções. Também atua como consultor de vídeos em agências de publicidade e relações públicas. É professor de produção audiovisual no MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo, do Sesc e da SPdS – São Paulo Digital School.

ADULTO

PONTOS MIS – Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som – MIS, o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo. Sessões: sábado, dia 8, às 14h / quarta-feira, dia 12, às 10h30 / quinta-feira, dia 20, às 14h / domingo, dia 30, às 14h. Não é necessário fazer inscrição. “Quase samba”, dirigido por Ricardo Targino. Elenco: Mariene de Castro, João Baldasserini, Otto, Cadu Fávero, Leandro Firmino da Hora.
Gênero: Drama. Classificação: 16 anos. Teresa é cantora de samba, mãe solteira e está grávida do segundo filho. Ela se vê dividida entre dois homens que acreditam ser o pai da criança. Para criar seu primeiro filho, ela conta com a ajuda do seu melhor amigo e fiel escudeiro.

SEGUNDAS INTENÇÕES – Bate-papo com o escritor Luiz Ruffato. Mediação: Manuel da Costa Pinto. Sábado, dia 29, das 11h às 13h. Não é necessário fazer inscrição. Declaração de atividades complementares para estudantes universitários. Luiz Ruffato (Cataguases, MG, 1961) – Lançou Eles eram muitos cavalos, Estive em Lisboa e lembrei de você, Flores artificiais, De mim já nem se lembra, Inferno provisório e O verão tardio (romances), Minha primeira vez (crônicas) e A cidade dorme (contos). Seus livros ganharam prêmios nacionais (Machado de Assis, APCA, Jabuti) e internacionais (Casa de las Américas e Hermann Hesse) e estão publicados em 12 países.

OFICINA DE CONTOS – Serão abordados alguns aspectos teóricos específicos do gênero e propostos inúmeros exercícios de escrita a partir de temas desafiadores.  Tem como objetivo incentivar o aluno a se dedicar mais à leitura, descobrir novos autores e aprimorar sua escrita com criatividade e rigor literário. Oficina destinada aos que gostam de ler e escrever contos, a partir de 18 anos. Terças-feiras e quintas-feiras, dias 11, 13, 18, 25 e 27, das 14h30 às 16h30. Carga horária: 10h.  Com Ivana Arruda Leite. Inscrições: a partir do dia 17 de maio, pelo link www.bsp.org.br/inscricao . Ivana Arruda Leite é mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Publicou três livros de contos: Histórias da Mulher do Fim do Século, Falo de Mulher e Ao homem que não me quis (reunidos na antologia Contos Reunidos). Seu mais recente livro de contos é Cachorros. Publicou ainda uma novela Eu te darei o céu – e outras promessas dos anos 60 e três romances: Hotel Novo Mundo, Alameda Santos e Breve passeio pela história do homem. É autora de livros infantis e infanto-juvenis. Participou de inúmeras antologias. Ministra oficinas de escrita literária.

COMPARTILHANDO SABERES: Yoga – Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga serão direcionadas com posturas e técnicas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o trabalho dinâmico do corpo (alongamento – fortalecimento muscular – equilíbrio), a concentração na respiração e o relaxamento. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Sábados, das 10h às 11h30. Com Amanda Velloso. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

SARAU NA BSP – Literatura, canto e poesia. Com o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo. Domingo, dia 23, das 14h30 às 16h30. Coordenação de Terezinha Rocha. Não é necessário fazer inscrição.

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses a BSP seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Quinta-feira, dia 27, das 15h às 17h. Angola Janga, de Marcelo D’Salete. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

De olho nas inscrições:

EMPREENDEDORISMO: OFICINA DE BROWNIES MODERNOS (módulo demonstrativo) – Venha participar de mais uma aula de confeitaria com a Chef Danielle Trolezi! Desta vez, o tema será Brownies Modernos e ela irá ensinar quatro receitas que fazem muito sucesso em sua confeitaria: brownie tradicional, red velvet, blondie e cookies’ncream, floresta negra e brownie baramelo. Além disso, você irá aprender como transformar um simples brownie em um docinho fino e lembrancinhas para festa, além de 2 opções no estilo “faça e venda”: brownie no pote e marmitinha. No final de tudo, você ainda experimenta os brownies e leva pra casa um material com todas as suas dicas e receitas. Indicado para pessoas acima de 16 anos. Dias 2 e 3 de julho, das 13h às 16h (carga horária: 6h). Inscrições a partir do dia 11 de junho, pelo link www.bsp.org.br/inscricao

Biblioteca de São Paulo

Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo (SP) (ao lado da Estação Carandiru do Metrô).

Tel.: (11) 2089-0800.

Funcionamento: terça a domingo (fechada às segundas), das 9h30 às 18h30.

Atividades gratuitas.

https://bsp.org.br/

Compartilhe!