HomeAssessoria ReleasesBiblioteca de São Paulo recebe escritor Evandro Affonso Ferreira e promove Virada Sustentável

Biblioteca de São Paulo recebe escritor Evandro Affonso Ferreira e promove Virada Sustentável

A Biblioteca de São Paulo, da Secretaria da Cultura do Estado, gerida pela Organização Social SP Leituras, recebe o escritor Evandro Affonso Ferreira no Segundas Intenções, bate-papo com autores que será realizado em 25 de agosto, das 11h às 13h, no auditório. E essa é só uma das atividades programadas para o mês. Entre os destaques da programação consta também a Virada Sustentável, que promoverá oficinas e contações de histórias sobre sustentabilidade nos dias 25 e 26 de agosto.

Domingo no Parque, que leva para o Parque da Juventude atividades realizadas normalmente dentro da biblioteca, está marcado para o dia 5 de agosto. O evento tem o Lê no Ninho (11h30 às 12h15) para as famílias com crianças entre seis meses e 4 anos e sessões de contação de histórias com a Cia. Mapinguary (das 12h15 às 16h), para todos os públicos.

Hora do Conto chega com contação de histórias promovidas pela equipe BSP sempre sextas-feiras, às 15h, e domingos, às 16h, com grupos convidados: Mirela Estelles e Amarilis Reto (com interpretação em Libras) no dia 5; Cia do Tok Tok, no dia 12; Cia. Sá Totonha, no dia 19; e o grupo Conte com Elas, no dia 26.

Luau, com música e literatura, tem espaço guardado para as quintas-feiras, das 12h30 às 13h30. Por sua vez, o Sarau está marcado para dia 19, das 14h30 às 16h30. Já o Clube de Leitura traz como tema central em agosto, no dia 23, o livro “Mar de papoulas”, de Amitav Ghosh, das 15h às 17h.

Quem quer aprender Libras tem oportunidade por aqui: as inscrições para o Curso de Libras – Módulo Básico estarão abertas a partir de 1º de agosto no www.bsp.org.br/inscricao. As aulas serão realizadas no período entre 15 de agosto e 26 de setembro, às quartas-feiras, das 14h às 17h30. Quem busca atividades relacionadas ao empreendedorismo terá a Oficina de Doces Finos para Festas, nos dias 11 e 12 de setembro, com inscrições abertas a partir de 21 de agosto, também no www.bsp.org.br/inscricao.

Confira a programação completa:

INFANTIL

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário fazer inscrição.

Sextas-feiras, às 15 horas. Com equipe BSP.

Domingos, às 16 horas.

5 – Como nasceu o rio Amazonas e a vitória-régia, de Arlete Piai. Com interpretação em Libras. Com Mirela Estelles e Amarilis Reto.

12 – Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado. Com a Cia. do Tok Tok.

19 – Dona Labismina, recontado por Silvio Romero. Com a Cia. Sá Totonha.

26 – A princesa sabichona, de Babette Cole. Com Conte com Elas.

 

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Quartas-feiras, das 15 às 16 horas. Com equipe BSP. A partir de 7 anos. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

 

PINTANDO O 7 – Atividade para pintar, desenhar, colar e criar, inspirada em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Quintas-feiras, das 15 às 16 horas. Com equipe BSP. A partir de 6 anos. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

 

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Sábados, das 11 às 11h45. Domingos, das 11h30 às 12h15.  *No dia 5, a atividade acontecerá no Parque da Juventude, dentro do programa Domingo no Parque. Com equipe BSP. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

 

JOVEM

LUAU BSP – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Quintas-feiras, das 12h30 às 13h30. Com equipe BSP.  Não é necessário fazer inscrição.

 

ADULTO

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses, a BSP seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Quinta-feira, dia 23, das 15 às 17 horas. Livro: Mar de papoulas, de Amitav Ghosh. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

 

SEGUNDAS INTENÇÕES – Bate-papo com Evandro Affonso Ferreira. Mediação: Manuel da Costa Pinto. Sábado, dia 25, das 11 às 13 horas. Não é necessário fazer inscrição.

 

SARAU NA BSP – Literatura, canto e poesia. Com o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo.  Domingo, dia 19, das 14h30 às 16h30. Coordenação de Terezinha Rocha. Não é necessário fazer inscrição.

 

TODOS OS PÚBLICOS

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Terças-feiras, das 15 às 16 horas. Com equipe BSP. A partir de 11 anos.

Vagas preenchidas por ordem de chegada.

 

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Sextas-feiras, das 16h30 às 17 horas. Com equipe BSP.  Não é necessário fazer inscrição.

 

JOGOS PARA TODOS! Oficina de xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Sábados, dias 11 e 18, das 11 às 13 horas. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

 

DOMINGO NO PARQUE – Domingo, dia 5, no Parque da Juventude. 11h30 às 12h15 – Sessões do programa Lê no Ninho, com equipe BSP. 12h15 às 16h – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias com a Cia. Mapinguary. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da biblioteca. Atenção: nos dias 12, 19 e 26 de agosto, o programa Lê no Ninho será realizado dentro da BSP.

 

SALA DE VIDEOGAMES – A BSP oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento. De terça a sexta, das 9h30 às 18 horas. Aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

 

VIRADA SUSTENTÁVEL – Sábado e domingo, dias 25 e 26 de agosto. Com oficinas e contações de história sobre Sustentabilidade. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

 

PONTOS MIS – Sabia que aqui na BSP tem até sessão de cinema? Em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), o programa promove a exibição de filmes e a formação de plateias. Não é necessário fazer inscrição. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

SESSÃO ADULTO, quartas-feiras, às 10 horas. Saneamento básico, o filme (dir. Jorge Furtado, Brasil, 2007, 1h52, português, comédia, 14 anos, elenco: Bruno Garcia, Camila Pitanga, Fernanda Torres, Janaína Kremer, Lázaro Ramos, Paulo José, Tonico Pereira, Wagner Moura). Sinopse: Os moradores de uma pequena vila na serra gaúcha reúnem-se para discutir sobre a construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Ao fazer o pedido junto à subprefeitura, eles descobrem que a única verba disponível são R$ 10 mil reais para a produção de um vídeo. Surge então a ideia de gravar um filme estrelado por um mostro que vive nas obras de construção da fossa.

SESSÃO INFANTIL, sextas-feiras, às 15h30.  Minhocas, o filme (dir. Paolo Cont e Arthur Nunes, Brasil/Canadá, 2013, 1h20min, português, animação/ aventura, livre, elenco: Gabriel Bijos, Daniel Boaventura e Fabienne Carat). Sinopse: Júnior está entrando na pré-adolescência e enfrentando uma crise existencial. Cavado acidentalmente para fora da terra e levado a um lugar distante, ele vive uma incrível aventura com seus novos amigos, Nico e Linda. Entretanto, antes de encontrar um jeito de voltar para casa, ele terá de impedir os planos de dominação de um terrível tatu-bola.

 

DE OLHO NAS INSCRIÇÕES

CURSO DE LIBRAS – MÓDULO BÁSICO – Indicado para quem deseja iniciar o estudo da Língua Brasileira de Sinais, com o objetivo de ampliar as possibilidades de comunicação e interação social e profissional com surdos. Aulas ministradas com professor ouvinte e surdo, metodologia bilingue Libras-português. Carga horária: 24h30. Indicado para pessoas acima de 16 anos. Quartas-feiras, das 14h às 17h30. Do dia 15 de agosto a 26 de setembro. Com Thalita Passos e Samuel Ferreira.

Inscrições: a partir do dia 1º de agosto, pelo link www.bsp.org.br/inscricao

 

EMPREENDEDORISMO – OFICINA DE DOCES FINOS PARA FESTAS – Neste módulo demonstrativo, o aluno aprende a montar um cardápio variado de docinhos finos para atender o mercado de casamentos, noivados, bodas e eventos em geral. A oficina mostrará o passo a passo de diversas receitas e dará dicas de finalização e conservação do produto, além de controle de movimentações financeiras. O aluno leva ainda um material impresso com as receitas vistas em aula e uma planilha para calcular corretamente o preço e obter lucro com a venda. Dias 11 de setembro, das 10 às 17 horas, e dia 12 de setembro, das 13 às 17 horas.  Com a chef confeiteira Danielle Trolezi e equipe Sebrae-SP.  Carga horária: 10 horas. A partir de 16 anos. Inscrições: a partir de 21 de agosto, pelo link www.bsp.org.br/inscricao.

Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo (SP) (ao lado da Estação Carandiru do Metrô) Tel.: 11 2089 0800. https://bsp.org.br/

Secretaria da Cultura do Estado – Assessoria de Imprensa

Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Bete Alina | (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

RelatedPost

Compartilhe!