HomeAssessoria ReleasesBiblioteca de São Paulo realiza oficinas, concerto musical e recebe escritores em novembro

Biblioteca de São Paulo realiza oficinas, concerto musical e recebe escritores em novembro

A Biblioteca de São Paulo (BSP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), tem novembro recheado de feriados e ótimas oportunidades para aproveitar as atividades gratuitas no espaço. A biblioteca, que participa da Virada Inclusiva, contará com oficinas para os pequenos construírem um brinquedo de skatista e para os adultos sobre documentários e escrita criativa. As famílias ainda podem curtir o concerto do projeto Vespertino com o grupo Sujeito a Guincho e encontro com os escritores Stela Barbieri e Fernando Vilela.

A oficina Mão na massa de skatista, com o pessoal do Mundo Maker, está marcada para o dia 24, às 14h: a criançada vai construir um brinquedo em formato de skatista que tem, na sua base, um pequeno jipe e uma prancha de madeira. Indicada para pessoas a partir de 18 anos, a oficina de documentário com Franthiesco Ballerini será realizada em dois dias (22 e 29, das 12h às 18h – inscrições pelo link www.bsp.org.br/inscricao – confira disponibilidade de vagas). Já o laboratório de escrita autobiográfica, que trata da memória coletiva a partir de histórias de vida, com Bianca Santana, começa no dia 5, das 15h às 17h30 (inscrições também pelo link – confira disponibilidade de vagas).

Já o programa Segundas Intenções tem encontro com os escritores Stela Barbieri e Fernando Vilela no sábado, dia 23, das 11h às 13h. O bate-papo, mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, tem transmissão também pelo espaço da biblioteca no Facebook. Quem gosta de música não pode perder a apresentação do quinteto de clarinetes Sujeito a Guincho, convidado do Projeto Vespertino – Série Erudito e Popular, no dia 10, domingo, das 15h às 16h, no auditório. A iniciativa tem organização do Sesc Santana.

A BSP participa também durante o mês da Virada Inclusiva com uma visita sensorial pela biblioteca, no sábado, dia 30, das 10h às 11h. Importante acrescentar ainda que, em novembro, a BSP recebe a Mostra A força do documentário brasileiro, que reúne 30 títulos em sessões distribuídas até 1º de dezembro (confira a programação no site). Por fim, o Clube de Leitura do mês tratará de “A cinco passos de você”, de Rache Lippincott, Mikki Daughtry e Tobias Iaconis, no dia 21, quinta-feira, das 15h às 17h e estão todos convidados.

Dica do mês

Já conhece a Ludoteca da BSP? O espaço fica no piso térreo e conta com uma série de jogos de tabuleiro, entre outros, e brinquedos para jogar sozinho ou em grupo. A ideia é que a biblioteca seja um espaço de brincar, no qual também se aprende. E, tratando-se de jogos, vale acrescentar que, no mesmo piso, aos sábados, das 11h às 13h, contamos com a oficina de xadrez, comandada pelo grupo FOX – Formação e Orientação de Xadrez. Na atividade, os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Isso sem falar nos Jogos Sensoriais, experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência, sempre às terças-feiras, das 15h às 16h. Que tal vir para experimentar?

Confira a seguir a programação (sujeita a alterações) completa da BSP em novembro:

INFANTIL

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário fazer inscrição.

Sextas-feiras, às 15h. (no dia 15, não haverá atividade)

1 – “O fantástico alfabeto Lovecraft”, de Jason Ciaramella & Greg Murphy. Com equipe BSP.

8 – “El Puchero Trotón”, de Patacrúa & Kristina Andes. Com equipe BSP.

22 – “O Brasil que veio da África”, de Arlene Holanda. Com equipe BSP.

29 – “Cantigas e adivinhas”, de Helo Magri. Com equipe BSP.

Sábados e domingos, às 16h.

2 – “Os três astronautas”, de Humberto Eco e Eugênio Carmi. Com Paulo Federal.

3 – “Darya”, organizado por Fernando Alves. Com interpretação em Libras. Com a Cia. Três Lunas.

9 – “A esposa do corvo”, de Helena Gomes e Geni Souza. Com interpretação em Libras. Com Grupo Mãos de Fada.

10 – “A hora da janta”, texto autoral de Fabrício Fruet. Com Rebrincando.

16 – “Os músicos de Bremen”, recontado por Naomi Adler. Com a Cia. Duo Encantando.

17 – “Zum Zum Zumbiiiiiiii – História de Zumbi dos Palmares”, de Sônia Rosa. Com Willian Gama.

23 – “Ivan & o pássaro de fogo”, de Neil Philip. Com a Cia. do Tok Tok.

24 – “Salsinha”, de Italo Calvino. Com Márcio Maracajá.

30 – “A menina enterrada viva”, de Câmara Cascudo. Com o Grupo Três Marias e Um João.

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Sábados e domingos, das 11h às 11h45 (nos dias 3 e 17, a atividade acontecerá no Parque da Juventude, dentro do programa Domingo no Parque). Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Este mês, o programa será dedicado ao tema da Consciência Negra, com brincadeiras a partir do livro “Kakopi, Kakopi”, de Rogério Andrade Barbosa. Quartas-feiras, das 15h às 16h (no dia 20, não haverá atividade). Com equipe BSP. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

6 – Chukulu: brincadeira tradicional da Namíbia.

13 – Nngapi?: jogo popular da Tanzânia.

27 – Kakopi, Kakopi: brincadeira tradicional de Uganda.

PINTANDO O 7 – Atividade para pintar, desenhar, colar e criar, inspirada em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Quintas-feiras, das 15h às 16h. Com equipe BSP. A partir de 6 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

7 – Confecção de bolinhas de gel.

14 – Confecção de dinossauros de papel.

21 – Confecção de chaveiros.

28 – Produção de croquis de moda afro-brasileira.


OFICINA MÃO NA MASSA DE SKATISTA – Uma oficina para a criançada construir um projeto com as próprias mãos: um skatista radical que tem na sua base um pequeno jipe e uma prancha de madeira. De forma lúdica, os participantes usam ferramentas e técnicas de montagem e construção, como encaixes, parafusagem e colagem; envolvendo tecnologia, criatividade e muita inovação. Ao término da oficina, cada um pode levar o seu projeto personalizado para casa! Indicado para crianças de 6 a 11 anos. Domingo, 24, das 14h às 16h. Com Mundo Maker. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

TODOS OS PÚBLICOS

VIRADA INCLUSIVA 2019 – Visita sensorial – Qual é o cheiro, a textura e o sabor da biblioteca? Experimente um passeio diferente pelo espaço através dos sentidos. A atividade integra a Virada Inclusiva 2019 e incentiva pessoas com e sem deficiência a estarem juntas, usufruindo de um espaço cultural democrático e acessível. A partir de 8 anos. Sábado, 30, das 10h às 11h. Com Equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

EXPRESSO ACESSO – O projeto tem o objetivo de facilitar o contato das pessoas atendidas pelas instituições do Canindé, bem como em situação de vulnerabilidade com alguns dos mais importantes equipamentos culturais de São Paulo. Estes usuários têm embarque prioritário e também entrada livre nos locais previstos no itinerário. A linha poderá ainda ser utilizada gratuitamente por turistas, funcionários dos aparelhos culturais e pela população da cidade em geral.  O itinerário inclui a Praça da Kantuta, Biblioteca de São Paulo (Parque da Juventude), Pinacoteca (Parque da Luz), Centro Cultural São Paulo (Liberdade) e MAC USP (Parque do Ibirapuera). Horários das partidas na BSP: dias 3, 17 e 30 de novembro. Sentido Canindé – Instituto Tomie Ohtake 11h30 / 13h25 / 15h05 / 17h. Sentido Instituto Tomie Ohtake – Canindé 12h30 / 14h10 / 16h05 / 17h45. Organização: Instituto Tomie Ohtake, em parceria com a SP Leituras.

VESPERTINO – Série Erudito e Popular – Em uma série de quatro concertos, o projeto Vespertino explora. no segundo semestre de 2019, as diferentes intersecções entre as músicas erudita e popular: repertório erudito executado em instrumentos típicos da música popular, compositores eruditos que exploram elementos de música popular em suas obras, canções populares em arranjos adaptados para música de câmara, e composições que habitam o limiar entre esses dois ambientes musicais. Este mês, receberemos o grupo Sujeito a Guincho. Riqueza de timbres, expressividade e versatilidade são características marcantes do quinteto de clarinetes Sujeito a Guincho, que vem se apresentando nas mais importantes salas de concerto do Brasil, como o Theatro Municipal de São Paulo, Sala São Paulo, CCBB, unidades do Sesc e Sesi, e Sala Cecília Meireles. O grupo venceu o Prêmio Eldorado de Música em 1995 e tem dois discos gravados (o primeiro recebeu o Prêmio Sharp em 1996 na categoria Melhor Grupo Instrumental, e o segundo, “Die Klarinetmaschine”, foi lançado em 1999). Organização: Sesc Santana. Domingo, 10, das 15h às 16h. Não é necessário fazer inscrição.

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Terças-feiras, das 15h às 16h. Com equipe BSP. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

DOMINGO NO PARQUE – Domingos, 3 e 17, no Parque da Juventude. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da Biblioteca. Atenção: nos dias 10 e 24, o programa Lê no Ninho será realizado dentro da BSP.

11h às 11h45 – Sessões do programa Lê no Ninho, com equipe BSP.

12h às 16h – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias.

3 – Com o Grupo Tricotando Palavras.

17 – Com a Trupe Pitirilo.

JOGOS PARA TODOS! – Oficina de xadrez. Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Sábados, das 11h às 13h. Com a FOX – Formação e Orientação de Xadrez. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Sextas-feiras, das 16h30 às 17h. Não é necessário inscrição.

1 – “O que o sol faz com as flores”, de Rupi Kaur.

8 – “Vendo pó…esia!”, de Rodrigo Ciriaco / “Poesia para encher a laje”, de Renan Inquérito

15 – “Quarto de despejo – Diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus.

22 – “Quero colo!”, de Fernando Vilela e Stela Barbieri (“aquecimento” para o programa Segundas Intenções na BSP)

29 – “Toda luz que não podemos ver”, de Anthony Doerr.

SALA DE VIDEOGAMES – A BSP oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento. De terça a sexta, das 9h30 às 18h. Aos sábados e domingos, das 10h às 18h. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

BSP ATÉ VOCÊ – PROJETO APROXIMAÇÃO – Toda semana, um grupo de funcionários realiza atividades recreativas e culturais, na quadra esportiva da Comunidade Zaki Narchi, com as crianças que ali moram. Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30. Local: Comunidade Zaki Narchi. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade é cancelada.

JOVEM

LUAU BSP – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Quintas-feiras, das 12h30 às 13h30. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

COMPARTILHANDO SABERES: Plantão de dúvidas de matemática – Para estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Terças-feiras, das 16h às 17h (novo horário!). Com o professor George Humberto Bezerra. Venha resolver suas dúvidas e bons estudos. Para participar é necessário fazer a inscrição no balcão de atendimento da BSP.

ADULTO

MOSTRA – A FORÇA DO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO – Desde a retomada da produção audiovisual brasileira em meados da década de 1990, o gênero do documentário foi gradativamente sendo novamente referenciado nos principais festivais no país e no mundo. É efetivamente a partir dos incentivos à realização, através de leis e fundos setoriais instituídos no País nas últimas duas décadas que o mercado cinematográfico brasileiro se expandiu definitivamente. E, neste contexto absolutamente favorável à produção, uma nova geração de realizadores e uma nova safra de filmes documentais reafirmaram a importância do gênero na filmografia brasileira efetivamente desde o período do cinema novo. Esta mostra apresenta uma seleção de documentários de longas e curtas-metragens brasileiros, que se destacaram neste período da retomada. São filmes que abordam aspectos paradigmáticos da realidade brasileira contemporânea, ressaltando temas de grande relevância como a cultura indígena, direitos sociais, cultura popular e urbanidade. Uma oportunidade de ver e rever alguns destes filmes, fundamentais para entender o Brasil contemporâneo. Faz parte da programação uma seleção de documentários realizados no contexto da Caravana Farkas, projeto pioneiro realizado nas décadas de 1960 e 70 por Thomaz Farkas, considerado uma referência no campo sociológico da produção audiovisual brasileira. De 1º de novembro a 1º de dezembro, durante todo o mês, serão exibidos 30 títulos. Confira a programação completa e a classificação indicativa das produções no site da BSP. Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil.

OFICINA DE DOCUMENTÁRIO – TEORIA E PRÁTICA – A oficina promove uma imersão na linguagem, estética e técnica de documentário, trazendo um panorama histórico das principais vertentes de documentário no Brasil e no mundo. Serão apresentadas as inovações de nomes consagrados como John Grierson, Alberto Cavalcanti, Dziga Vertov, Eduardo Coutinho, João Moreira Salles. No segundo encontro, os participantes farão um exercício prático com captação dentro das propostas apresentadas.
Indicado para pessoas a partir de 18 anos. Sextas-feiras, 22 e 29, das 12h às 18h. Carga horária: 12h. Com Franthiesco Ballerini. Inscrições pelo linkwww.bsp.org.br/inscricao (confira disponibilidade de vagas). Franthiesco Ballerini é jornalista, mestre em Comunicação Social. Trabalhou durante oito anos no Grupo Estado, escrevendo nas editorias de cidades, economia e cultura e foi editor do caderno Divirta-se, edição interior. Nos últimos cinco anos, exercia a  função de repórter e crítico de cinema. Fez reportagens como correspondente internacional em Los Angeles (EUA), Mumbai (Índia), Toronto (Canadá), Cidade do México (México) etc. Foi colunista cultural da Rádio Eldorado durante três anos, no programa Eldorado à Noite, tendo sido também colaborador de revistas como Bravo, Quem e Contigo!. Publicou os livros “Diário de Bollywood – Curiosidades e segredos da maior indústria de cinema do mundo” (2009), “Cinema brasileiro no século 21” (2012) e “Jornalismo cultural no século 21” (2015). Trabalhou como assessor de imprensa da Novartis Biociências e de empresas como Akzo Nobel. Foi crítico de cinema do jornal O Vale e colunista cultural de um programa ao vivo da TV Gazeta, além de professor de Jornalismo e Publicidade da Universidade Mogi das Cruzes. Por sete anos, foi coordenador geral de cursos da Academia Internacional de Cinema, responsável pela criação e desenvolvimento de quase 40 cursos. É produtor e roteirista do documentário “Bollyworld” (Índia/EUA/Brasil, 2009), produtor do curta “Legacy” (Itália/Brasil, 2015), produzido para a Giorgio Armani e exibido no 59º BFI London Film Festival, e diretor e roteirista do curta “Nome” (Brasil, 2015), selecionado para o 9º Festival Internacional Cinemúsica de Conservatória (RJ) e Great Lakes International Film Festival (EUA). Atualmente, é colaborador com matérias culturais para a Revista Cult, professor da Academia Internacional de Cinema e das Faculdades Integradas Rio Branco e professor convidado da pós-graduação da FAAP. É membro votante da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).

SEGUNDAS INTENÇÕES – Bate-papo com Stela Barbieri e Fernando Vilela. Mediação: Manuel da Costa Pinto. Sábado, 23, das 11h às 13h. Não é necessário fazer inscrição. Declaração de atividades complementares para estudantes universitários. Stela Barbieri é artista, educadora, escritora e curadora. Contadora de histórias, Stela é autora de 24 livros infanto juvenis e dirige o Bináh Espaço de Arte. Foi curadora do Educativo da Bienal de Artes de São Paulo e diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake. Como artista, expôs no Brasil e exterior e tem obras nas coleções do Centro Cultural São Paulo em outros museus. É assessora de artes da educação infantil e ensino fundamental na escola Vera Cruz  e atualmente faz parte do conselho da Pinacoteca do Estado de São Paulo:www.stelabarbieri.com.br . Fernando Vilela é, além de escritor e ilustrador, artista, designer educador e curador. Publicou mais de 90 livros ilustrados em dez países, dentre os quais 20 são de sua autoria. Seu livro “Lampião & Lancelote” recebeu, em 2007, a Menção Honrosa na categoria Novos Horizontes na Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha e dois prêmios Jabuti. Vilela realizou diversas exposições no Brasil e no exterior e possui obras em importantes coleções, como a do Museum of Modern Art (MoMA) de Nova York e da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Faz parte da equipe do Bináh Espaço de Arte: www.fernandovilela.com.br .

COMPARTILHANDO SABERES: Yoga – Em ambiente aconchegante e inspirador, você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga serão direcionadas com posturas e técnicas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o trabalho dinâmico do corpo (alongamento – fortalecimento muscular – equilíbrio), a concentração na respiração e o relaxamento. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Sábados, das 10h às 11h30 (dia 2, não haverá aula). Com Amanda Velloso. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

SARAU NA BSP – Literatura, canto e poesia. Com o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo. Domingo, 24 de novembro, das 14h30 às 16h30. Coordenação de Terezinha Rocha. Não é necessário fazer inscrição.

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses, a BSP seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Quinta-feira, 21, das 15h às 17h. “A cinco passos de você”, de Rachael Lippincott, Mikki Daughtry e Tobias Iaconis. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

OFICINA – MEMÓRIA COLETIVA A PARTIR DE HISTÓRIAS DE VIDA: LABORATÓRIO DE ESCRITA AUTOBIOGRÁFICA – Narrar memórias individuais e familiares nos permite documentar memórias coletivas e ressignificar experiências vividas ou herdadas de nossa ancestralidade. O laboratório é composto por exercícios de escrita, reflexões teóricas acessíveis e dicas práticas que ajudam a desenvolver um estilo narrativo próprio. Pela escrita da memória serão aprimorados gêneros narrativos, como a crônica, o conto e o relato. Para pessoas acima de 18 anos. Terças e quintas-feiras 5, 7, 12 e 14, das 15h às 17h30. Carga horária: 10h. Com Bianca Santana. Inscrições pelo link www.bsp.org.br/inscricao (confira disponibilidade de vagas). No doutorado em ciência da informação, na Universidade de São Paulo, Bianca Santana pesquisa memória e escrita de mulheres negras. No mestrado em educação, estudou os usos das tecnologias digitais na educação de pessoas jovens e adultas. Foi professora da Faculdade Cásper Líbero e da pós-graduação em jornalismo multimídia na Faap. Foi uma das fundadoras da Casa de Lua Organização Feminista e da Casa da Cultura Digital, onde coordenou um projeto de recursos educacionais abertos.  Colaborou com a área de cultura digital no Ministério da Cultura. Autora do livro Quando me descobri negra. Organizadora das coletâneas “Inovação ancestral de mulheres negras”, publicada pela editora Oralituras, e “Vozes insurgentes de mulheres negras”, feita com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo, a ser publicada pela Editora Mazza. Colunista da revista Cult e facilitadora de oficinas de escrita. Está escrevendo uma biografia de Sueli Carneiro, com apoio do Instituto Ibirapitanga, a ser publicada pela Companhia das Letras.

CURSO: O CORDEL BRASILEIRO: TRADIÇÃO, DIÁLOGOS E ATUAÇÃO – O curso irá apresentar o processo histórico do cordel brasileiro bem como seus elementos constitutivos, principais autores e gerações, e a geografia política de aparecimento do cordel no território nacional. Tem o objetivo de favorecer aos participantes a compreensão da singularidade da Literatura de Cordel e observar criticamente o diálogo cordelístico com a literatura brasileira, com as artes visuais, com o cinema e o teatro, com a música e com outras artes, além de incentivar a leitura e produção literária, a partir dos conceitos trabalhados nos encontros. Indicado para pessoas acima de 18 anos, professores, bibliotecário e público em geral interessado no tema. Sábados, 9, 30 de novembro e 7 de dezembro, das 13h às 18h + duas horas não presenciais. Carga horária: 22h. Com Aderaldo Luciano dos Santos. Inscrições encerradas. Realizado pelo Projeto AEL (Academia Estudantil de Letras) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Aderaldo Luciano é doutor e mestre em Ciência da Literatura, pela UFRJ, pesquisador da poesia do povo, poeta, escritor e músico. Autor dos livros “Quero morrer na caatinga” (Areia Dourada, 2018), “Romance do touro contracordel” (Adaga, 2017), “Apontamentos para uma história crítica do cordel brasileiro” (Adaga/Luzeiro, 2012), “O auto de Zé Limeira” (Confraria, 2008). Coautor em “Violência simbólica e estratégias de dominação: produção poética de autoria feminina em dois tempos” (Editora da Palavra, 2010) e “Quem conta um conto – Estudos sobre contistas brasileiras estreantes nos anos 90 e 2000” (Tempo Brasileiro, 2009) organizados por Helena Parente Cunha. Em 2013, ganhou a Bolsa de Circulação Literária da Biblioteca Nacional e FUNARTE. É editor e tem diversos textos e artigos publicados em diversos jornais e revistas.

PONTOS MIS – Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo. Sessões: sexta-feira, 8, às 14h e terça-feira, 19, às 14h. Não é necessário fazer inscrição. “Besouro” (Brasil, 2009, duração: 94min, classificação indicativa:  14 anos). Direção: João Daniel Tikhomiroff. Elenco: Aílton Carmo, Jéssica Barbosa, Flávio Rocha, Irandhir Santos, Macalé. Gênero: ação. Classificação indicativa: 14 anos.
Besouro era o sobrenome do reconhecido capoeirista Manuel Henrique Pereira. Ele é um guerreiro que luta a favor dos direitos dos negros. O filme conta a história desse órfão que se transformou num dos grandes mestres da capoeira.

Serviço:

Biblioteca de São Paulo

Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo (SP) (ao lado da Estação Carandiru do Metrô).

Tel.: (11) 2089-0800.

Funcionamento: terça a domingo (fechada às segundas), das 9h30 às 18h30.

Atividades gratuitas.

https://bsp.org.br/

Compartilhe!