HomeA Secretaria Assessoria Assessoria ReleasesEm julho, Biblioteca de São Paulo promove campeonato de videogame e várias atividades para todos os públicos

Em julho, Biblioteca de São Paulo promove campeonato de videogame e várias atividades para todos os públicos

A Biblioteca de São Paulo (BSP), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerida pela SP Leituras, realiza, em julho, várias atividades que remetem ao Campeonato Mundial de Futebol e traz ainda encontro com escritor, contação de histórias e até brincadeiras baseadas no Dia do Rock. No clima das disputas em campo na Rússia, vem aí o campeonato de videogame que, no dia 5 de julho, das 10h00 às 17h00, promete premiação e muitos gols na sala de videogames da BSP. Para participar, é necessário fazer inscrição no balcão de atendimento da biblioteca (as vagas são limitadas). A programação temática vai além com os pontos de troca de figurinhas, jogos e brincadeiras durante todo o mês.

Para quem gosta de contação de histórias, a equipe da BSP prepara apresentações todas as sextas-feiras, às 15h00, e, aos sábados, a atividade fica por conta dos grupos convidados: Palhaço Adão e Palhaço Manjericão (dia 7, às 16h00), Paula Dugaich (dia 14, às 16h00), Mirela Estelles e Amarilis Reto (dia 21, às 16h00), e Cia. Sá Totonha (dia 28, às 16h00). No dia 8 de julho é a vez do Domingo no Parque, realizado em área próxima da biblioteca no Parque da Juventude e composto por um dia inteiro de atividades: Lê no Ninho (das 11h30 às 12h15) e mais contação com Lilian Marchetti, Murilo Luz e Flora Marchetti (das 12h15 às 16h00).

Aproveitando o Dia do Rock, comemorado em 13 de julho, a BSP preparou atividades relacionadas, como o Brincando e Aprendendo com o jogo We Will Rock You no dia 11, às 15h00, e Pintando o Sete com criação em estêncil em homenagem ao gênero musical, no dia 12, às 15h00. Com relação ao Dia do Escritor, comemorado em 25 de julho, a biblioteca desafia os frequentadores em um jogo de memória temático no Brincando e Aprendendo, às 15h00, e a atividade Pintando o 7 propõe a produção de tirinhas baseadas em poemas de Mário Quintana no dia 26.

Lourenço Mutarelli é o escritor convidado do Segundas Intenções no dia 28 de julho, das 11h00 às 13h00, no auditório, com mediação do jornalista Manuel da Costa Pinto. A trajetória de Mutarelli passa pelos quadrinhos, webséries e livros – entre eles, “O cheiro do ralo” (que deu origem a filme homônimo), “O natimorto” (também adaptado para as telas), “Miguel e os demônios” e “O grito de Abdera”. No cinema, também aparece em produções como “Cheiro do ralo” (no qual faz uma ponta como segurança), “A que horas ela volta?” (na programação do Pontos MIS de julho), “É proibido fumar”, entre outros. E, ainda em julho, o Clube de Leitura chega no dia 19, das 15h00 às 17h00, com debate sobre a obra de Laura Esquivel e um de seus livros: “Como água para chocolate”.

Mais informações da BSP no site: https://bsp.org.br

CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL

Ponto de troca de figurinhas – Ponto de encontro dos colecionadores de figurinhas da Copa. Sextas, sábados e domingos, até 29 de julho, das 14h00 às 17h00. Não é necessário fazer inscrição.

Chute de letra – atividades artísticas, jogos e brincadeiras em que o futebol é o tema central. Toda quinta-feira das 16h00 às 17h30. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

Campeonato de videogame – Mundial de Futebol 2018 – Quinta-feira, 5, das 10h00 às 17h00. A bola e a emoção vão rolar na BSP com este campeonato; o vencedor ganha um prêmio. Vagas limitadas. Inscrições prévias no balcão de atendimento da biblioteca.

INFANTIL

HORA DO CONTO

Contação de histórias da literatura infanto-juvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário fazer inscrição.

6 – Rapunzel, de Márcia Honora.

13 – Drácula, adaptado por Anna Claudia Ramos.

20 – A pequena sereia, de Hans Christian Andersen.

27 – O menino mais feio do mundo: aconteceu no São João, de Regina Chamlian.

Com equipe BSP.

7 – A princesa e a ervilha, de Hans Christian Andersen.

Com Palhaço Adão e Palhaço Manjericão

14 – Clarice Lispector para meninas e meninos, de Nadia Fink.

Com Paula Dugaich

21 – Cobra Norato, de Luís da Câmara Cascudo. Com interpretação em Libras.

Com Mirela Estelles e Amarilis Reto.

28 – Godofredo – o craque caprino, de Flávio Dana.

Com a Cia. Sá Totonha.

LÊ NO NINHO

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre seis meses e quatro anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BSP.

Vagas preenchidas por ordem de chegada.

BRINCANDO E APRENDENDO

Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas.

4 – Queimada.
11 – Jogo: We Will Rock You.

18 – Brincando de bolinha de sabão.

25 – Jogo da memória com escritores. Em homenagem ao Dia do Escritor.

Com equipe BSP. A partir de sete anos.

Vagas preenchidas por ordem de chegada.

PINTANDO O 7

Atividade para pintar, desenhar, colar e criar, inspirada em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças.

5 – Confeccione cofres de porquinho com material reciclável.

12 – Faça estêncil em tela, em homenagem ao Dia do Rock.

19 – Confeccione bonecos com material reciclável.

26 – Faça tirinhas, baseadas em poemas de Mário Quintana. Em homenagem ao aniversário do escritor.

Com equipe BSP. A partir de seis anos.

Vagas preenchidas por ordem de chegada.

TODOS OS PÚBLICOS

SALA DE VIDEOGAMES

A BSP oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão: uma sala equipada com videogame e vários jogos eletrônicos.

Vagas preenchidas por ordem de chegada.

DOMINGO NO PARQUE

11h30 às 12h15 – Sessões do programa Lê no ninho, com equipe BSP.

12h15 às 16h00 – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias com Lilian Marchetti, Murilo Luz e Flora Marchetti.

Não é necessário fazer inscrição.

Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da biblioteca.

Atenção: nos dias 1º, 15, 22 e 29, o programa Lê no Ninho será realizado dentro da BSP.

JOGOS PARA TODOS!

Oficina de xadrez.

Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados.

Vagas preenchidas por ordem de chegada.

JOGOS SENSORIAIS

Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência.

Com equipe BSP. A partir de 11 anos.

Vagas preenchidas por ordem de chegada.

PONTOS MIS

Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som – MIS, o programa promove o contato com obras do cinema através de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo, democratizando assim o contato com produções audiovisuais e viabilizando a formação de plateias.

Não é necessário fazer inscrição. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Que horas ela volta?
Dir. Anna Mulyaert. Brasil, 2015, 1h52. Elenco: Regina Casé, Helena Albergaria, Michel Joelsas. Idioma: português. Gênero: drama. Classificação: 12 anos.
A pernambucana Val (Regina Casé) se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino (Michel Joelsas) vai prestar vestibular, Jéssica (Camila Márdila) lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente, como não deveria, a situação se complica.

A cidade das crianças

Dir. Nicolas Bary, França/Luxemburgo, 2008, 95 min. Gênero: aventura, fantasia. Classificação: livre. Elenco: Raphael Katz, Adèle Exarchopoulos, Léo Legrand.
Na vila de Timpelbach, as crianças afrontam os adultos e todas as formas de autoridade. Impotentes, os adultos decidem abandonar a vila, deixando-os a imaginar que todos partiram numa viagem. Quando as crianças se dão conta de que não existe um só adulto na vila, eles tomam conta de tudo, fazendo suas próprias leis. Mas existe algo com o que eles não contavam…

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO

Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos.

6 – Quinze dias, de Vitor Martins.

13 – A maçã envenenada, de Michel Laub.

20 – Textos de Ricardo Lísias.

27 – “Aquecimento” Segundas Intenções: O cheiro do ralo, de Lourenço Mutarelli.

Com equipe BSP.

Não é fazer necessário inscrição.

JOVEM

LUAU BSP

O programa apresenta temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos.

Com equipe BSP.

Não é necessário fazer inscrição.

ADULTO

CLUBE DE LEITURA

Todos os meses a BSP seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura.

Como água para chocolate, de Laura Esquivel.

Com equipe BSP.

Não é necessário fazer inscrição.

SEGUNDAS INTENÇÕES

Bate-papo com Lourenço Mutarelli.

Mediação: Manuel da Costa Pinto.

Não é necessário fazer inscrição.

Declaração de atividades complementares para estudantes universitários.

SARAU NA BSP

Literatura, canto e poesia.

Com o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo.

Coordenação de Terezinha Rocha.

Não é necessário fazer inscrição.

SERVIÇO

Local: Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana.

Telefone: (11) 2089-0800

Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul

Aberta de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30.

 

Site: https://bsp.org.br
Facebook:
https://www.facebook.com/BSPbiblioteca
Twitter:
https://twitter.com/BSPbiblioteca
You Tube:
https://www.youtube.com/user/SPbiblioteca

RelatedPost

Compartilhe!