HomeCultura + DESTAQUES ESPECIAIS Cultura + NotíciasBiblioteca de São Paulo é finalista de prêmio internacional!

Biblioteca de São Paulo é finalista de prêmio internacional!

Biblioteca de São Paulo – Foto: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Que boa notícia! A Biblioteca de São Paulo é finalista do The London Book Fair International Excellence Awards 2018, na categoria Melhor Biblioteca do Ano. Na mesma categoria, concorrem bibliotecas de Oslo (Noruega), Aarhus (Dinamarca) e Riga (Letônia). O resultado será anunciado no dia 10/4, em Londres, durante a London Book Fair, uma das mais importantes feiras de livros do mundo, ao lado da de Frankfurt e Guadalajara.

O prêmio celebra as melhores iniciativas internacionais na área do livro em 17 categorias: audiolivro, livraria, inovação editorial, iniciativa educacional, festival literário, publicação acadêmica, publicação infantil, tradução literária, inovação digital, entre outras. Para cada uma delas, há um júri composto por especialistas na área.

“Além do trabalho de excelência que realiza, a Biblioteca de São Paulo acolhe o cidadão, seja ele um leitor assíduo, seja alguém que nunca pisou nesse tipo de ambiente e pode ter despertada a prática da leitura. A biblioteca é importantíssima para ambos. Essa indicação é um grande estímulo para todos nós e mostra que estamos trilhando o caminho certo.”
MESSAGE-ICON
José Luiz Penna
Secretário da Cultura do Estado de São Paulo
“Nossa missão, como biblioteca contemporânea, é de servir como uma praça cultural destinada ao encontro das pessoas e comunidades, à discussão e à criação de conteúdos. Essa indicação é o reconhecimento internacional do trabalho feito ao longo desses anos para oferecer à população uma biblioteca cidadã.”
MESSAGE-ICON
Pierre André Ruprecht
Diretor Executivo da Organização Social SP Leituras

O material de candidatura da BSP destacou os diferenciais do projeto e das atividades diárias, que transformaram a área onde anteriormente existia a Casa de Detenção do Carandiru em uma praça cultural, local de acolhimento e descobertas. Criada a partir do conceito de biblioteca viva, a BSP visa a valorização das pessoas e de seus saberes, além da troca de experiências.

“A diferença do modelo de biblioteca viva é que ela vai além do empréstimo de livros. Ela se torna um espaço de cidadania, serviços, programação para todos os públicos. As pessoas podem se sentir como se estivessem em casa.”
MESSAGE-ICON
Silvia Antibas
Coordenadora da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo
“O que eu mais gosto daqui é que ela não é só um espaço de leitura. Até curso de culinária já fiz aqui!”
MESSAGE-ICON
Gisele Turteltaub
Visitante

Visite a BSP!

A Biblioteca de São Paulo fica no Parque da Juventude (Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana), ao lado da Estação Carandiru do Metrô. O horário de funcionamento é de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30.

RelatedPost

Compartilhe!