HomeAssessoria ReleasesBiblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos celebram o aniversário da cidade

São várias as atividades temáticas referentes ao aniversário da cidade na Biblioteca de São Paulo (BSP) e na Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, geridas pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo segundo ano consecutivo). Os dois espaços funcionarão normalmente no feriado, 25 de janeiro, das 9h30 às 18h30, e são opções para quem vai passar esse tempo livre na capital paulista.

Na BSP, haverá uma partida simultânea com o Grande Mestre Mequinho, campeão de xadrez, às 11h (inscrições a partir das 10h do dia 10 de janeiro no link www.bsp.org.br/inscricao). E a Hora do Conto, às 16h, terá como tema “Os fantasmas da São Paulo antiga”, de Miguel Millano, com a Cia. Mapinguary. Já na BVL, a tarde será animada com a Oficina Maker, que começa às 14h e ensinará as crianças a criarem uma luminária com a silhueta da cidade (com a Escola de Inventor – vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada). Também a contação de histórias, às 16h, fará referência ao aniversário com “A história da cidade de São Paulo”, de Walter Vetillo, com o Grupo #BoraLê e interpretação em Libras. Mas há muito mais neste dia especial nas duas bibliotecas (confira abaixo).

Outras atividades distribuídas pelo mês também seguem o tema. Na BVL, a Hora do Conto do dia 24, às 15, trará “Crônicas de São Paulo: um olhar indígena”, de Daniel Munduruku, com a equipe da biblioteca; já no dia 22, às 16h30, o Leitura ao Pé do Ouvido, será centrado em trechos do livro “Quadras paulistanas”, de Fabrícilio Corsaletti. Na BSP, a Hora do Conto do dia 19, às 16h, será com a Cia. Luarnoar interpretando “São Paulo de tantas histórias”, inspirado nas obras de Daniel Munduruku, Janaína Azevedo, Leonardo Boff e Gustavo Prudente; e o Pintando o 7 do dia 23, às 15h, proporá uma São Paulo colorida. Confira, a seguir, a programação (sujeita à alterações) do dia 25 de janeiro:

Biblioteca de São Paulo

10h às 11h30 – Compartilhando Saberes: Yoga – Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga serão direcionadas com posturas e técnicas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o trabalho dinâmico do corpo (alongamento – fortalecimento muscular – equilíbrio), a concentração na respiração e o relaxamento. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Com Amanda Velloso. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

11h às 11h45 – Lê no Ninho – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

11h às 14h – Simultânea de Xadrez com Grande Mestre – Você já pensou em jogar uma partida simultânea com um Grande Mestre de xadrez brasileiro? É exatamente isso que acontecerá na BSP. O enxadrista Henrique Mecking, o Mequinho, participará da atividade, indicada para jogadores de xadrez a partir de 12 anos com conhecimento médio. Inscrições a partir das 10h do dia 10 de janeiro no link www.bsp.org.br/inscricao . 20 vagas (confira disponibilidade).

16h às 17h – Hora do Conto – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. “Os fantasmas da São Paulo antiga”, de Miguel Millano. Com a Cia. Mapinguary. Não é necessário fazer inscrição.

Biblioteca Parque Villa-Lobos

10h30 às 11h15 – Lê no Ninho – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

14h às 16h – Oficina Maker – Aproveite as férias escolares para aprender e trocar experiências sobre à cultura maker, onde a proposta é estimular o faça-você- mesmo. Atividade com foco na inovação, colaboração e criatividade. De forma lúdica e divertida, as crianças irão produzir um projeto com circuitos elétricos. Luminária Skyline São Paulo, com a silhueta da cidade. Com a Escola de Inventor. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

15h às 17h – Jogos para Todos! – Oficina de xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados.  Com a FOX (Formação e Orientação de Xadrez). Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

16h às 17h – Hora do Conto – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. “A história da cidade de São Paulo”, de Walter Vetillo. Com interpretação em Libras. Com o Grupo #BoraLê. Não é necessário fazer inscrição.

Serviço:

Biblioteca de São Paulo

Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo (SP) (ao lado da Estação Carandiru do Metrô).

Tel.: (11) 2089-0800.

Funcionamento: terça a domingo (fechada às segundas), das 9h30 às 18h30. Dia 1º de janeiro, a biblioteca estará fechada.

Atividades gratuitas.

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Av. Queiroz Filho, 1.205 – Alto de Pinheiros, São Paulo / SP.

Telefone: (11) 3024-2500.

Funcionamento: terça a domingo (fechado às segundas), das 9h30 às 18h30. Dia 1º de janeiro, a biblioteca estará fechada.

Atividades gratuitas.

www.bvl.org.br