HomeDESTAQUES GERAIS (MAIORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesBiblioteca de São Paulo comemora 13º aniversário com atividades circenses

Biblioteca de São Paulo comemora 13º aniversário com atividades circenses

A Biblioteca de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, se transformará em um picadeiro em comemoração do 13º aniversário, em 8 de fevereiro, das 14h às 17h. A festa, intitulada a Magia do Circo, terá várias atrações para divertir a criançada, como oficinas, palhaços, mágica e muitas brincadeiras. Todas as atividades são gratuitas e não é necessário fazer inscrição.

A temática da comemoração está em consonância com o projeto O Mundo do Circo SP, espaço dedicado à arte circense, do Governo do Estado de São Paulo, instalado no Parque da Juventude, ao lado da biblioteca.

Desde a inauguração em 2013, a Biblioteca de São Paulo soma números grandes de espetáculos. Por lá já passaram cerca 3,5 milhões de pessoas, ou seja, uma média de 750 visitantes por dia, que circularam mais de 1,1 milhão de itens do acervo. Atualmente, a biblioteca tem uma média de 20 mil sócios ativos, os quais,  além do empréstimo de livros, participam de intensa programação cultural e utilizam vários serviços, como acesso a computadores, cursos, oficinas, clubes de leitura, contação de histórias, entre outros.

A programação de aniversário começa com o espetáculo Duelo de Talentos, realizado pelo grupo Quintal Art, das 14h às 15h. O palhaço Mendonça comanda uma emocionante disputa entre outros dois palhaços, que vão colocar o coração na ponta da “chuteira” e mostrar os talentos para ganhar os aplausos do público, além da histórica camisa 10. O vencedor da batalha será escolhido pelo público. 

Os convidados da festa da BSP também podem testar as habilidades artísticas na Oficina de Malabares, com o grupo Arena Circus, das 15h às 16h. A atividade apresenta a história do malabarismo e propõe uma série de jogos e exercícios de manipulação de objetos com técnicas variadas, como aros, claves, bolas, diabolôs e giradores de fitas, que ajudam a desenvolver a concentração, a coordenação motora e a interação entre os participantes.

No mesmo horário, das 15h às 16h, a programação traz a atividade permanente da biblioteca Pintando o Sete. A oficina de pintura e colagem usa como inspiração as cores vibrantes e a magia do circo para estimular as capacidades artísticas e criativas das crianças.

No circo não pode faltar uma boa apresentação de ilusionismo. Para entreter o público, o grupo CircoShow percorre, das 15h30 às 16h30, os espaços da biblioteca com intervenções de mágica, apresentando diferentes números produzidos com efeitos, cartas e recursos digitais, sempre de forma lúdica e divertida.

A Arena Circus volta à cena, das 16h às 17h, com a Oficina arame de equilíbrio. Os participantes aprendem técnicas básicas para se movimentar pelo aparelho, com diferentes propostas de caminhadas, giros, dinâmicas e posições de equilíbrio. Também das 16h às 17h, acontece a atividade permanente Brincando e Aprendendo, com a realização de jogos, brincadeiras e gincanas com a temática do aniversário da BSP.

Compartilhe!