HomeAssessoria ReleasesBiblioteca de São Paulo celebra Dia da Leitura e participa do SP Gastronomia em outubro

Biblioteca de São Paulo celebra Dia da Leitura e participa do SP Gastronomia em outubro

Outubro é tempo de celebrar o livro, a leitura, as crianças e participar do SP Gastronomia. A Biblioteca de São Paulo (BSP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), tem programação intensa durante todo o mês com várias atividades temáticas e gratuitas nestas diversas frentes. Em 12 de outubro, o dia reúne isso tudo com a Oficina minichef: a cozinha encantada dos contos de fada e o espetáculo João e Maria. A oficina, que vai das 11h30 às 13h30, e tem vagas limitadas (preenchidas por ordem de chegada), será comandada pelo chef Andy Giacometti. A ideia é misturar literatura e gastronomia de forma divertida. Já a apresentação ficará por conta da Cia. Le Plat du Jour e começa às 16h (não é necessário fazer inscrição).

Ainda sobre o SP Gastronomia, há uma série de sessões temáticas em programas permanentes da biblioteca como da Hora do Conto, Leitura ao Pé do Ouvido, Jogos Sensoriais e do Clube de Leitura. Quem encabeça essa lista é o Viagem Gastronômica no dia 26 de outubro. A atividade, das 15h30 às 17h, comandada por Dolores Freixa e Solange Botura, será centrada no livro “O frango ensopado da minha mãe”, de Nina Horta. Para colocar a “mão na massa” e com foco no empreendedorismo, a Oficina de Doces Natalinos, com Danielle Trolezi, tem inscrições a partir das 10h do dia 1º de outubro (no linkhttps://bsp.org.br/inscricao/) e aulas que acontecem nos dias 29 e 30 de outubro.

Mas a música também tem seu lugar na programação do mês com o Vespertino – Série Erudito e Popular (organização do Sesc Santana), que receberá em 13 de outubro, das 15h às 16h, o grupo Percorso Ensemble. Quem está estudando encontrará, na BSP, o Curso de Literatura Pré-Vestibular, com encontros todas as terças e quintas-feiras do mês, sempre das 14h30 às 17h. Vale destacar ainda o Segundas Intenções, que, em outubro, receberá a escritora Betty Milan para um bate-papo no dia 26, das 11h às 13h. Betty é autora de romances, ensaios, crônicas e peças de teatro e, antes de começar a escrever livros, diplomou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e teve formação em Psicanálise na França, orientada por Jacques Lacan.

São variadas também as oportunidades em cursos na biblioteca em outubro como os sobre cordel e poesia (confira disponibilidade de vagas) e outros com inscrições este mês e realizados em novembro. Confira detalhes das atividades (sujeitas a alterações) do mês a seguir:

ESPECIAL

OFICINA MINICHEF: A COZINHA ENCANTADA DOS CONTOS DE FADA – JOÃO & MARIA (SP Gastronomia / Dia da Criança / Dia do Livro). O chef Andy Giacometti traz literatura para dentro da cozinha. Com auxílio de ferramentas lúdicas, realiza uma contação de história que servirá de inspiração para a receita que os participantes executarão sob o comando do chef. Indicado para crianças entre 7 e 12 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Sábado, 12 de outubro, das 11h30 às 13h30.
ESPETÁCULO JOÃO E MARIA (SP Gastronomia / Dia da Criança / Dia do Livro) – Em uma criativa montagem, as aves Bicudinha e Bicudona querem mudar do ramo do “avoar” para o ramo do “cantar”. Narradoras da história encontram-se em apuros por causa do desmatamento e querem ir embora da floresta. Os irmãos J.M. e M.J. são vítimas da pobreza porque o pai – um boneco lenhador com nome onomatopeico – não sabe plantar, só sabe cortar. A comida está acabando e a madrasta irritada ordena ao pai que os leve para a floresta, assim eles não voltariam nunca mais. As aves, por fim, ajudam os irmãos J.M. e M.J., que conseguem se salvar da bruxa Meméia e voltam para casa. Com a Cia. Le Plat du Jour. Não é necessário fazer inscrição. Sábado, 12 de outubro, às 16h.

INFANTIL

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário fazer inscrição.

Sextas-feiras, às 15h.

4 – “O grande pecado de Lampião e sua terrível peleja para entrar no céu”, de Joel Rufino dos Santos. Com equipe BSP.

11 – “Chapeuzinho amarelo”, de Chico Buarque. Com equipe BSP.

18 – “A sopa de pedra”, de Bia Bedran (SP Gastronomia). Com equipe BSP.

25 – “Chapeuzinho vermelho”, de Sonia Junqueira (SP Gastronomia). Com equipe BSP.

Sábados e domingos, às 16h.

5 – “Se eu fosse uma árvore”, de Talita Nozomi. Com Willian Gama.

6 – “A árvore dos sapatos”, de Mia Couto. Com Paulo Federal.

12 – Especial Dia da Leitura / Dia da Criança – veja Espetáculo João e Maria (SP Gastronomia).

13 – “Papagaio de limo verde”, de Silvio Romero. Com Kiara Terra (SP Gastronomia).

19 – “Quero ser eu mesmo”, de Sérgio Capparelli. Com interpretação em Libras. Com Mirela Estelles e Amarilis Reto.

20 – “A menina do anel”, de Bia Bedran. Com O Jardim de histórias.

26 – “As traquinagens do Saci”, de Valter Cassalho. Com a Cia. Duo Encantado.

27 – “O compadre da morte”, de Luís da Câmara Cascudo. Com o Grupo Mãos de Fada.

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Sábados e domingos, das 11h às 11h45 (nos dias 6 e 20, a atividade acontece no Parque da Juventude, dentro do programa Domingo no Parque). Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Com equipe BSP. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Quartas-feiras, das 15h às 16h.

2 – Caixa-surpresa natureza – explore as diferentes texturas presentes na natureza.

9 – Cabra-cega.

16 – Jogo da memória.

23 – Corrida literária (em referência ao Dia Nacional do Livro).

30 – Corrida com foguetes de bexigas – especial Halloween.

PINTANDO O 7 – Atividade para pintar, desenhar, colar e criar, inspirada em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Com equipe BSP. A partir de 6 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Quintas-feiras, das 15h às 16h.

3 – Confecção de flores com papel crepom.

10 – Confecção de objetos com gesso.

17 – Produção de chocalhos (em referência ao Dia da Música Popular Brasileira).

24 – Venha à biblioteca, faça o empréstimo de um livro e aproveite para confeccionar o seu próprio marcador de página.

31 – Produção de objetos decorativos para o Halloween.

PONTOS MIS – Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som – MIS, o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo. “Tito e os pássaros” (direção: Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto; duração: 73 min; Brasil; 2019; classificação indicativa: livre). Tito é um menino tímido de 10 anos que vive com sua mãe. De repente, uma estranha epidemia começa a se espalhar, fazendo com que pessoas fiquem doentes quando se assustam. Tito rapidamente descobre que a cura está relacionada à pesquisa feita por seu pai ausente sobre o canto dos pássaros. Ele embarca numa jornada com seus amigos para salvar o mundo da epidemia. A busca de Tito pelo antídoto se torna uma jornada para encontrar seu pai ausente e sua própria identidade. Sexta-feira, 11 de outubro, das 15h30 às 16h45. Não é necessário fazer inscrição.

TODOS OS PÚBLICOS

EXPRESSO ACESSO – Projeto tem o objetivo de facilitar o contato das pessoas atendidas pelas instituições do Canindé, bem como pessoas em situação de vulnerabilidade com alguns dos mais importantes equipamentos culturais de São Paulo. Estes usuários têm embarque prioritário e também entrada livre nos locais previstos no itinerário. A linha também poderá ser utilizada gratuitamente por turistas, funcionários dos aparelhos culturais e pela população da cidade em geral.  O itinerário inclui a Praça da Kantuta; Biblioteca de São Paulo (Parque da Juventude); Pinacoteca (Parque da Luz); Centro Cultural São Paulo (Liberdade); e MAC USP (Parque do Ibirapuera). Horários que o transporte irá passar na BSP: Sentido Canindé – Instituto Tomie Ohtake 11h30 / 13h25 / 15h05 / 17h; Sentido Instituto Tomie Ohtake – Canindé 12h30 / 14h10 / 16h05 / 17h45. Organização: Instituto Tomie Ohtake, em parceria com a SP Leituras.

PONTOS MIS – Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som – MIS, o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo. Sessões: sábado, 5, às 14h, e sexta-feira, 18, às 14h. Não é necessário fazer inscrição. “Benzinho” (direção: Gustavo Pizzi, 2018, duração: 97 min, Brasil, elenco: Karine Teles, Otávio Müller, Adriana Esteves, Konstantinos Sarris, César Troncoso, Luan Teles, Vicente Demori, Arthur Teles Pizzi, Francisco Teles Pizzi e Mateus Solano; gênero: drama; classificação indicativa: 12 anos). Irene (Karine Teles) mora com o marido Klaus (Otávio Müller) e seus quatro filhos. Ela está terminando os estudos enquanto se desdobra para complementar a renda da casa e ajudar a irmã Sônia (Adriana Esteves). Mas quando seu primogênito Fernando (Konstantinos Sarris) é convidado para jogar handebol na Alemanha, ela terá poucos dias para superar a ansiedade e ganhar forças antes de mandar seu filho para o mundo.

VESPERTINO – Série Erudito e Popular – Numa série de quatro concertos, o projeto Vespertino explora, no segundo semestre de 2019 as diferentes intersecções entre a música erudita e popular: Repertório erudito executado em instrumentos típicos da música popular, compositores eruditos que exploram elementos de música popular em suas obras, canções populares em arranjos adaptados para música de câmara, e composições que habitam o limiar entre esses dois ambientes musicais. Este mês, recebemos o grupo Percorso Ensemble. O Choro e a Música Contemporânea. Com uma formação de clarinete, trompete, violoncelo, contrabaixo e dois percussionistas, o Percorso Ensemble apresenta arranjos inéditos e especiais para obras consagradas de compositores como Pixinguinha, Hermeto Pascoal e Ernesto Nazareth, ao lado da estreia de composições contemporâneas criadas a partir de elementos do Choro por compositores como Carlos dos Santos, Alexandre Ribeiro e Alexandre Lunsqui. A ideia é realizar uma apresentação de sonoridade inédita, ao mesmo tempo “familiar” e “estranha”, ampliando horizontes musicais de forma interessante e cativante numa combinação dos melhores aspectos do gênero Choro e da música contemporânea de concerto. Domingo, 13 de outubro, das 15h às 16h. Organização: Sesc Santana. Não é necessário fazer inscrição.

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência.  Terças-feiras, das 15h às 16h. Nos dias 8 e 15 de outubro, o tema será alimentos (SP Gastronomia). Com equipe BSP. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

DOMINGO NO PARQUE – Domingos, dias 6 e 20, no Parque da Juventude.

11h às 11h45 – Sessões do programa Lê no ninho, com equipe BSP.

12h às 16h – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias.

6 – Com a Trupe Pitirilo.

20 – Com a Cia. Malas Portam.

Não é necessário fazer inscrição.

Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da Biblioteca.

Atenção: nos dias 13 e 27, o programa Lê no Ninho será realizado dentro da BSP.

JOGOS PARA TODOS! – Oficina de xadrez. Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Sábados, das 11h às 13h. Com a FOX – Formação e Orientação de Xadrez. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Este mês, o tema é gastronomia (SP Gastronomia).  Não é necessário fazer inscrição. Com equipe BSP.

Sextas-feiras, das 16h30 às 17h.

4 – “Cem anos de solidão”, de Gabriel García Márquez.

11 – “Írisz: as orquídeas”, de Noemi Jaffe.

18 – “Como água para chocolate”, de Laura Esquivel.

25 – “Dona Flor e seus dois maridos”, de Jorge Amado.

SALA DE VIDEOGAMES – A BSP oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento.  De terça a sexta, das 9h30 às 18h. Aos sábados e domingos, das 10h às 18h. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

BSP ATÉ VOCÊ – PROJETO APROXIMAÇÃO – Toda semana, grupo de funcionários realiza atividades recreativas e culturais, na quadra esportiva da Comunidade Zaki Narchi, com as crianças que ali moram. Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30. Local: Comunidade Zaki Narchi. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade é cancelada.

JOVEM

CURSO DE LITERATURA PRÉ-VESTIBULAR – O curso tem o objetivo de preparar o público para resolver as questões que envolvam conhecimento das obras do maior vestibular do país. Ampliar, para esses jovens, o leque de conhecimento das obras clássicas de maneira lúdica, crítica, construindo e desconstruindo conceitos acerca das respectivas narrativas para compreendê-las e assimilá-las com propriedade. Terças e quintas de outubro, 1º, 3, 8, 10, 15, 17, 22, 24, 29, das 14h30 às 17h (encontros independentes). Confira os livros que serão apresentados em cada dia no nosso site. Com Naiara Costa dos Santos. Não é necessário fazer inscrição.

LUAU BSP – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Quintas-feiras, das 12h30 às 13h30. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

COMPARTILHANDO SABERES: Plantão de dúvidas de matemática – Para estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Terças-feiras, das 16h às 17h. Com o professor George Humberto Bezerra. Venha resolver suas dúvidas na matéria. Para participar é necessário fazer a inscrição no balcão de atendimento da BSP.

ADULTO

VIAGEM GASTRONÔMICA – O frango ensopado da minha mãe”, de Nina Horta (SP Gastronomia). A edição de outubro destaca a grande cronista brasileira Nina Horta, reconhecida pela excelência de seu conhecimento em culinária. Ela nos brinda com este maravilhoso livro textos inéditos que não só falam de comida, mas também das lembranças e dos momentos da vida contados de uma forma simples e carregada de afeto. Além de conhecer algumas crônicas do livro, os participantes terão a oportunidade de degustar receitas presentes na obra, como lombo gordo, bolinho de arroz e torta de banana. Sábado, 26 de outubro, das 15h30 às 17h. Com mediação da historiadora e professora de História da Gastronomia Dolores Freixa e da professora de técnica de cozinha Solange Botura. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

SEGUNDAS INTENÇÕES – Bate-papo com a escritora Betty Milan. Mediação: Manuel da Costa Pinto. Sábado, 26 de outubro, das 11h às 13h. Não é necessário fazer inscrição. Declaração de atividades complementares para estudantes universitários. Betty Milan é paulista. Autora de romances, ensaios, crônicas e peças de teatro. Além de publicadas no Brasil, suas obras também circulam com selos de França, Espanha, Portugal, Argentina e China. Colaborou com os principais jornais brasileiros e foi colunista da Folha de S. Paulo, Veja e Veja.com. Trabalhou para o Parlamento Internacional dos Escritores, sediado em Estrasburgo. Em 1998 e 2015, participou como convidada de honra do Salão do Livro de Paris. Em 2014, representou a literatura brasileira contemporânea na Feira Internacional do Livro de Miami (EUA). Em 2018, fez uma série de conferências nos Estados Unidos sobre a diáspora e a literatura (Georgetown University, John Hopkins, New York School of Arts). Em 2019, participou da Lebanese Diáspora Energy em Beirute, onde foi homenageada por sua contribuição para o país natal dos ancestrais. Antes de se tornar escritora, diplomou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e teve formação em Psicanálise na França, orientada por Jacques Lacan, de quem foi assistente no Departamento de Psicanálise da Universidade de Paris VIII.

COMPARTILHANDO SABERES: Yoga – Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga serão direcionadas com posturas e técnicas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o trabalho dinâmico do corpo (alongamento – fortalecimento muscular – equilíbrio), a concentração na respiração e o relaxamento. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Sábado, 26 de outubro, das 10h às 11h30. Com Amanda Velloso. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

SARAU NA BSP – Literatura, canto e poesia. Com o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo. Domingo, 27 de outubro, das 14h30 às 16h30. Coordenação de Terezinha Rocha. Não é necessário fazer inscrição.

EMPREENDEDORISMO: OFICINA DE DOCES NATALINOS (módulo demonstrativo)(SP Gastronomia) – Venha participar de mais uma aula de confeitaria na biblioteca e ganhe uma renda extra no final do ano. Desta vez, os doces e sobremesas natalinas serão as “estrelas” das aulas, com diversas receitas e dicas de finalização. Um diferencial dessa oficina é que essas sobremesas podem ser vendidas o ano todo. Dias 29 e 30 de outubro, das 13h às 17h (carga horária: 8 horas). Com Danielle Trolezi. Inscrições: a partir das 10h do dia 1º de outubro, pelo linkwww.bsp.org.br/inscricao

CLUBE DE LEITURA (SP Gastronomia) – Todos os meses a BSP seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Quinta-feira, 31 de outubro, das 15h às 17h. “A festa de Babette”, Karen Blixen. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

CURSO: O CORDEL BRASILEIRO: TRADIÇÃO, DIÁLOGOS E ATUAÇÃO – O curso irá apresentar o processo histórico do cordel brasileiro bem como seus elementos constitutivos, principais autores e gerações, e a geografia política de aparecimento do cordel no território nacional. Tem o objetivo de favorecer aos participantes a compreensão da singularidade da Literatura de Cordel e observar criticamente o diálogo cordelístico com a literatura brasileira, com as artes visuais, com o cinema e o teatro, com a música e com outras artes, além de incentivar a leitura e produção literária, a partir dos conceitos trabalhados nos encontros. Indicado para pessoas acima de 18 anos, professores, bibliotecário e público em geral interessado no tema. Sábado, 19 de outubro, 9, 30 de novembro e 7 de dezembro, das 13h às 18h + duas horas não presenciais. Carga horária: 22h. Com Aderaldo Luciano dos Santos. Inscrições a partir do dia 19 de setembro, às 10h, pelo linkwww.bvl.org.br/inscricao (confira disponibilidade de vagas). Realizado pelo Projeto AEL (Academia Estudantil de Letras) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

OFICINA – POESIA: DA CRIAÇÃO À PUBLICAÇÃO INDEPENDENTE – A oficina tem como objetivo estimular a produção escrita dos participantes e apresentar recursos para a publicação independente. Através de exercícios, leituras compartilhadas e provocações literárias, cada participante traça um caminho que vai desde a criação de poemas até as possibilidades de diagramação e confecção de zines, plaquetes e cartoneiras. O intuito é que, ao final da oficina, os participantes tenham duas publicações – uma coletiva e outra individual – desenvolvidas artesanalmente, fazendo uso de diferentes técnicas de costura, dobra e impressão. Dias 23 e 25 de outubro, das 14h às 18h. Carga horária: 8h. Com Daniel Minchoni e Luiza Romão. Indicado para pessoas a partir de 14 anos. Inscrições: a partir das 10h do dia 3 de outubro, pelo link www.bsp.org.br/inscricao . Caribe).

DE OLHO NAS INSCRIÇÕES – Novembro!

OFICINA – MEMÓRIA COLETIVA A PARTIR DE HISTÓRIAS DE VIDA: LABORATÓRIO DE ESCRITA AUTOBIOGRÁFICA – Narrar memórias individuais e familiares nos permite documentar memórias coletivas e ressignificar experiências vividas ou herdadas de nossa ancestralidade. O laboratório é composto por exercícios de escrita, reflexões teóricas acessíveis e dicas práticas que ajudam a desenvolver um estilo narrativo próprio. Pela escrita da memória serão aprimorados gêneros narrativos, como a crônica, o conto e o relato. Para pessoas acima de 18 anos. Terças e quintas-feiras: 5, 7, 12 e 14 de novembro, das 15h às 17h30. Carga horária: 10h. Com Bianca Santana. Inscrições a partir das 10h do dia 10 de outubro no link  www.bsp.org.br/inscricao (confira disponibilidade de vagas).

OFICINA DE DOCUMENTÁRIO – TEORIA E PRÁTICA – A oficina traz uma imersão na linguagem, estética e técnica de documentário, trazendo um panorama histórico das principais vertentes de documentário no Brasil e no mundo. Serão apresentadas as inovações de nomes consagrados como John Grierson, Alberto Cavalcanti, Dziga Vertov, Eduardo Coutinho, João Moreira Salles. No segundo encontro, os participantes farão um exercício prático com captação dentro das propostas apresentadas.
Indicado para pessoas a partir de 18 anos. Sextas-feiras, dias 22 e 29 de novembro, das 12h às 18h. Carga horária: 12h. Com Franthiesco Ballerini. Inscrições: a partir das 10h do dia 24 de outubro pelo link  www.bsp.org.br/inscricao (confira disponibilidade de vagas).  
Serviço:

Biblioteca de São Paulo

Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo (SP) (ao lado da Estação Carandiru do Metrô).

Tel.: (11) 2089-0800.

Funcionamento: terça a domingo (fechada às segundas), das 9h30 às 18h30.

Atividades gratuitas.

https://bsp.org.br/

Compartilhe!