HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesBibliON é finalista do Prêmio Seleção Mobile Time 2023

BibliON é finalista do Prêmio Seleção Mobile Time 2023

Biblioteca digital gratuita do Governo do Estado de São Paulo concorre na categoria  Inovação com impacto social/ambiental. A votação pode ser realizada de forma online até o dia 05 de maio

A BibliON, biblioteca digital gratuita da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo sob gestão da SP Leituras, foi selecionada como finalista do Prêmio Seleção Mobile Time 2023 na categoria Inovação com Impacto Social/Ambiental. A votação para o público já está aberta e é possível escolher um dos projetos por meio de um formulário  até o dia 5 de maio. Já a premiação ocorre na noite de 16 de maio após o seminário MobiXD, e serão entregues dois troféus em cada categoria: um para o projeto mais bem avaliado pelo júri e outro para aquele com mais votos do público.  

Para Pierre André Ruprecht, Diretor Executivo da SP Leituras, o diferencial oferecido pela BibliON é o fato de ela entregar uma experiência “figital” (física + digital) de leitura e de biblioteca para a sociedade. Além dos conteúdos gratuitos disponíveis no aplicativo, a BibliON promove diversas atividades em parceria com as bibliotecas públicas de São Paulo. Na prática, trata-se de um serviço de biblioteca digital que se integra à oferta física, proporcionando uma variedade de atividades culturais à comunidade, tais como clubes de leitura e oficinas temáticas. 

“A BibliON tem sido uma iniciativa fundamental para garantir o acesso gratuito à leitura, motivo este que tem contribuído significativamente para o seu reconhecimento como finalista do Prêmio Mobile Time 2023. Gostaria de expressar minha gratidão aos mais de 152 mil usuários que se inscreveram na plataforma, pois são eles que nos incentivam a seguir trabalhando com dedicação e comprometimento na promoção da cultura e da educação por meio da leitura.”

Atualmente a BibliON conta com mais de 17 mil livros e uma vasta grade de atividades culturais para a população. A iniciativa nasceu como forma de aperfeiçoar um projeto piloto, lançado em 2020, no qual buscava oferecer um serviço cultural digital e gratuito à população, como opção ao isolamento social ao qual todos atravessavam na época. Até o momento, a biblioteca já soma mais de 300 mil empréstimos e mais de 152 mil usuários . As visitas à BibliON passam dos 1,4 milhão desde o início do projeto. 

Alguns números da BibliON:

A disponibilização dos títulos em plataformas digitais de empréstimo permite que, por um lado, qualquer pessoa com conexão à Internet (seja no computador ou de forma móvel, em celular ou tablet) possa se conectar ao acervo e, depois, desfrutar da leitura sem necessidade de estar conectado – inclusive beneficiando-se de recursos de acessibilidade. Por outro, propicia que a distribuição do material, ainda que online e gratuita, aconteça de forma a garantir a proteção dos direitos autorais e da propriedade intelectual de todos os envolvidos na criação e na produção de cada obra. Até o momento, mais de R$ 1,7 milhão foram direcionados para o mercado do livro com direitos autorais.

SP Leituras

A SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura – é uma Organização Social sem fins lucrativos, que nasceu com a missão de idealizar e desenvolver projetos que contribuam para o incentivo ao direito e à promoção da cultura, leitura e literatura. Gere a Biblioteca de São Paulo (BSP), a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), a BibliON (biblioteca digital do Estado de São Paulo) e o Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano para a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. 

BibliON

Lançada oficialmente em junho de 2022 pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, a BibliON tem o objetivo de ampliar o acesso e estimular o hábito de leitura da população. O serviço conta com um acervo de mais de 17 mil títulos e uma grade de atividades culturais composta por clubes de leitura e oficinas de capacitação. Entusiastas da leitura podem aproveitar para colocar a leitura em dia a qualquer hora e em qualquer lugar, de forma totalmente gratuita.

Compartilhe!