HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesBibliON é finalista do Prêmio Publishnews 2023

BibliON é finalista do Prêmio Publishnews 2023

Biblioteca digital gratuita de São Paulo concorre na categoria  Inovação do Ano. A votação pode ser realizada de forma online até o dia 28

A BibliON – biblioteca digital gratuita de São Paulo, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, é finalista do Prêmio PublishNews 2023, na categoria Inovação do Ano. A classe recebeu 26 inscrições, e ao fim de três etapas de seleção, o PublishNews e um corpo de jurados chegaram aos finalistas. A partir disso, a votação está aberta ao público e os interessados podem acessar os projetos e votar por meio de um formulário, até o fim do dia 28 deste mês.

Segundo a PublishNews, o objetivo da premiação é reconhecer as iniciativas inovadoras do mercado editorial brasileiro. O projeto pode ser uma ideia, um método de trabalho ou qualquer outra invenção ou solução implementada por profissionais ou empresas do mercado editorial. A intenção é reconhecer iniciativas que tenham criado facilidades, aperfeiçoado processos e aberto novos caminhos, contribuindo assim para o desenvolvimento do mercado do livro no país.

Atualmente a BibliON conta com mais de 17 mil livros e uma vasta grade de atividades culturais para a população. A iniciativa nasceu como forma de aperfeiçoar um projeto piloto, lançado em 2020, no qual buscava oferecer um serviço cultural digital e gratuito à população, como opção ao isolamento social ao qual todos atravessavam na época. Até o momento, a biblioteca já soma mais de 246 mil empréstimos e mais de 135 mil usuários . As visitas ao aplicativo e ao site também subiram sete vezes desde o início do projeto. 

Alguns números da BibliON:

Para Pierre André Ruprecht, Diretor Executivo da SP Leituras, o diferencial oferecido pela BibliON é o fato de ela entregar uma experiência “figital” (física + digital) de leitura e de biblioteca para a sociedade. Para além das obras oferecidas de forma gratuita no aplicativo, o projeto é acompanhado de uma série de ações junto às bibliotecas públicas do Estado de São Paulo. Na verdade, podemos dizer que é um serviço de biblioteca digital que se associa à uma oferta física, oferecendo inúmeras atividades culturais para a comunidade, como clubes de leitura e oficinas de variados temas. 

Além disso, Ruprecht agradece aos mais de 100 mil usuários que se inscreveram na plataforma e afirma que são eles que inspiram a BibliON a continuar trabalhando com dedicação e comprometimento aos leitores.

Para participar da votação, os interessados podem acessar o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc78bytIOzM0YkgLKg3ZkKLraNJPi-TuheMhkj3L_O1NHb-1w/alreadyresponded

Compartilhe!