HomeDESTAQUES ESPECIAIS Cultura + Notícias Assessoria ReleasesBibliON comemora um ano com mais de 300 mil empréstimos na plataforma

BibliON comemora um ano com mais de 300 mil empréstimos na plataforma

A Biblioteca digital gratuita – uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – vem colaborando com a disseminação do acesso à leitura no Brasil

A BibliON, biblioteca digital gratuita de São Paulo, celebra o primeiro ano de existência e em constante expansão dos serviços oferecidos à população. Originada de um projeto piloto iniciado em janeiro de 2020, que inicialmente disponibilizou pouco mais de mil obras, a plataforma agora oferece aos seus inscritos um acervo com mais de 17 mil livros. E para além do serviço de empréstimo, a BibliON também promove diversas atividades gratuitas, como clubes de leitura, podcasts, bate-papos com escritores, capacitações e oficinas. Essas iniciativas buscam estimular o uso da plataforma, como também incentivar a interação do público, tanto com a biblioteca digital quanto com as bibliotecas físicas.

BibliON em números

A BibliON já ultrapassou a marca de 171 mil cadastros e mais de 333 mil empréstimos. E aqui vai um dado impressionante: nove usuários cadastrados alcançaram a marca de mais de 1000 horas de leitura cada um! E a pessoa que lidera o ranking de leitura na BibliON, tem 2 mil horas de imersão nos livros!

Os 5 livros mais emprestados:

1. Eu e esse meu coração, de C. C. Hunter, com mais de 3200 empréstimos
    2. O peso do pássaro morto, de Aline Bei, com mais de 2800 empréstimos
    3. O amor não é óbvio, de Elayne Baeta, com mais de 2300 empréstimos
    4. 1984, de George Orwell, com mais de 1600 empréstimos
    5. Olhos d’água, de Conceição Evaristo, com mais de 1600 empréstimos

Os 5 escritores que mais marcaram presença neste 1o ano foram:

1. Aline Bei com mais de 3200 empréstimos
    2. C. C. Hunter com mais de 3300 empréstimos
    3. Stephen King  com mais de 3000 itens empréstimos
    4. George Orwell com mais de 2900 empréstimos
    5. Machado de Assis com mais de 2800 empréstimos

A Secretária da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Marília Marton, destaca a importância da BibliON como ferramenta de acesso para  um número cada vez maior de pessoas ao mundo da literatura e da educação. “A plataforma é  papel fundamental para o conhecimento e é motivo de orgulho para todos nós. Diante dos novos desafios que se apresentam, a BibliON representa um novo caminho que acompanha os tempos atuais”, explica Marília.

Já para o Diretor Executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, a BibliON representa uma poderosa ferramenta que permite o acesso ao conhecimento e à leitura para todas as pessoas, sendo uma das alternativas mais valiosas atualmente. Com o contínuo progresso da tecnologia, é possível oferecer um vasto acervo de livros e atividades culturais de maneira gratuita e acessível a todos. “A BibliON é essencialmente um serviço de biblioteca digital que se complementa com uma oferta física, proporcionando uma ampla gama de atividades culturais para a comunidade, como clubes de leitura e oficinas sobre diversos temas”, explica Pierre. O executivo enfatiza que essa comemoração de 1 ano é do público, que faz parte dessa história e contribui para o sucesso da BibliON. “Quero expressar minha gratidão aos mais de 171 mil inscritos na plataforma, pois são eles que nos inspiram a continuar trabalhando com dedicação e comprometimento”, finaliza.

E se os leitores e usuários se beneficiam deste serviço, vale ressaltar que a disponibilização dos títulos na BibliON propicia que a distribuição do material, ainda que on-line e gratuita, aconteça de forma a garantir a proteção dos direitos autorais e da propriedade intelectual de todos os envolvidos na criação e na produção de cada obra. Até o momento, já foram investidos mais de R$ 10 milhões na BibliON, sendo que 17% do valor direcionado para direitos autorais (mais de 1,7 milhão).

Como funciona?

O usuário pode fazer empréstimo de até duas obras simultâneas, por 15 dias. A BibliON permite ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Por meio de princípios de gamificação, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios. E o sistema de busca permite que o usuário utilize diversos filtros, como tema, autor, categoria ou título. É possível ler em dispositivos móveis, sem a necessidade de usar dados do celular, por meio do download prévio do título ou, ainda, ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela; escolher diferentes modos de leitura para dia ou para noite e acionar a leitura em voz sintetizada, para saída em áudio do texto.

Para utilizar o serviço gratuito, basta que os interessados acessem www.biblion.org.br ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro.

A BibliON

A iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, nasceu como forma de aperfeiçoar um projeto piloto, lançado em 2020, no qual buscava oferecer um serviço cultural digital e gratuito à população, como opção ao isolamento social ao qual todos atravessavam na época. Até o momento, a biblioteca já soma mais de 300 mil empréstimos e mais de 170 mil usuários. “O avanço tecnológico da biblioteca pública digital, a exemplo da BibliON, funciona enquanto uma solução para popularizar o formato ao quebrar barreiras de acesso para o público e, ao mesmo tempo, para garantir a remuneração de toda a cadeia produtiva do livro no País”, finaliza Pierre.