HomeAssessoria ReleasesBate-papo sobre a cultura da fotografia lambe-lambe é destaque na programação do #MISemCasa

Bate-papo sobre a cultura da fotografia lambe-lambe é destaque na programação do #MISemCasa

Em parceria inédita com a Casa Fiat de Cultura, o Museu promove uma conversa que aborda os antigos fotógrafos de rua, conhecidos como “lambe-lambe”, em São Paulo e Belo Horizonte. O #MISemCasa também traz outras atividades – gratuitas – de cinema e música nesta semana

Em setembro, o MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – inaugura uma parceria inédita com a Casa Fiat de Cultura, de Belo Horizonte. As duas instituições realizam um intercâmbio de conhecimento com ações em conjuntas que visam promover o acesso e a difusão da cultura paulista e mineira. Para estrear a parceria, acontece, no dia 15, o bate-papo “Lambe-lambe: fotógrafos de rua em Belo Horizonte e São Paulo”, que abordará a obras que foram destaque de uma das primeiras coleções do acervo do Museu (a exposição online da coleção pode ser conferida na plataforma Google Arts & Culture).

A supervisora de acervo do MIS, Patricia Lira, e a diretora de patrimônio cultural e arquivo público de Belo Horizonte, Françoise Jean, vão falar sobre o ofício de fotógrafo lambe-lambe como patrimônio imaterial e as diferenças e similaridades nas capitais mineira e paulista. A atividade acontece às 17h, ao vivo, no canal do Museu no Youtube, dentro da programação do #MISemCasa – campanha virtual com conteúdo diário e inédito do Museu da Imagem e do Som.

Outro destaque desta semana é a masterclass Curadoria em festivais de cinema e eventos audiovisuais: uma trajetória de quatro décadas, com o curador Francisco Cesar Filho, também na terça, dia 15. Realizada pela Mostra Ecofalante de Cinema, em parceria com a Spcine e com o apoio do MIS, a masterclass tem inscrição  gratuita, mas é necessário realizar o cadastro por este link (vagas limitadas).

Ainda para os cinéfilos, acontece mais uma edição ao vivo do #CineCiência, tradicional programa do Museu que traz um debate com especialistas sobre filmes de variados gêneros. Neste domingo, acontece bate-papo sobre o longa O jogo da imitação (The Imitation Game, dir. Morten Tyldum, 12 anos, 2014, Reino Unido/EUA, 114min), cinebiografia do criptoanalista inglês Alan Turing. Com mediação de José Luiz Goldfarb, curador do projeto, os convidados desta edição serão Walter Carnielli e Mariana Marcilio.

+ Programação

Completam a programação do #MISemCasa nesta semana: o depoimento do cineasta Vladimir Carvalho, que integra a Coleção Memória do Cinema do Acervo MIS; o Notas Contemporâneas com Jane Duboc; o Pontos MIS – Bate-papo de cinema com o filme Histórias que só existem quando lembradas; e mais um episódio da Mostra Cinema de Acervo.

Cursos

O MIS está com inscrições abertas para mais de 30 cursos online. São opções nas mais diversas áreas do conhecimento: cinema, HQ, fotografia, videoclipes, séries, história da arte e música. A lista completa e todos os detalhes podem ser conferidos no site do Museu: www.mis-sp.org.br/cursos

O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19, que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento temporariamente suspenso.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

Programação #MISemCasa | 14 a 20.09


14.09 | Segunda-feira | 20h | Coleção Memória do Cinema – Vladimir Carvalho

O programa “Memória do cinema” colheu depoimentos de importantes nomes do universo cinematográfico brasileiro que são imprescindíveis para a compreensão da evolução da forma de fazer cinema no Brasil e suas nuances, técnicas e gêneros. Neste episódio, uma edição especial do depoimento de VLADIMIR CARVALHO, realizado no MIS, em 1994. O cineasta nasceu em 1935, em Itabaiana/PB. Um dos principais documentaristas do país e influenciado pelo Cinema Novo, seu trabalho tem como temática principal o homem nordestino. Entre seus filmes, estão: Cabra Marcado para Morrer (1984), no qual foi convidado por Eduardo Coutinho para fazer assistência de direção, O país de São Saruê (1969), os médias-metragens Incelência para um trem de ferro (1972), A pedra da riqueza (1975) e Brasília segundo Feldman (1979). Seguiram-se outros filmes: O homem de areia (1981) e O evangelho segundo Teotônio (1984). Recentemente, lançou Rock Brasília: Era de ouro, pelo qual ganhou prêmio de melhor documentário no Festival de Paulínia 2011; Cícero Dias, o compadre de Picasso (2016) e, em 2019, Giocondo Dias: Ilustre Clandestino.

Outros depoimentos de importantes personalidades do cinema brasileiro, como Rogério Sganzerla, Nelson Pereira dos Santos, Tizuka Yamazaki, Cacá Diegues, Jean-Claude Bernardet e Eduardo Coutinho, podem ser acessados pelo Acervo Online.


15.09 | Terça-feira | 17h | Lambe-lambe: fotógrafos de rua em Belo Horizonte e São Paulo – MIS X Casa Fiat de Cultura

Inaugurando uma parceria inédita entre a Casa Fiat de Cultura e o MIS, o bate-papo ao vivo “Lambe-lambe: fotógrafos de rua em Belo Horizonte e São Paulo” aborda a obras que foram destaque de uma das primeiras coleções do acervo do museu. A supervisora de acervo do MIS, Patricia Lira, e a diretora de patrimônio cultural e arquivo público de Belo Horizonte, Françoise Jean, vão falar sobre o ofício de fotógrafo lambe-lambe como patrimônio imaterial e as diferenças e similaridades nas capitais mineira e paulista.

A exposição online Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970, desenvolvida pelo Acervo MIS, pode ser conferida na plataforma Google Arts & Culture.

15.09 | Terça-feira | 18h30 | Mostra Ecofalante – Masterclass Curadoria em Festivais de Cinema e Eventos Audiovisuais: Uma Trajetória de Quatro Décadas

Realizada pela Mostra Ecofalante de Cinema, em parceria com a Spcine e com o apoio do MIS, o curador Francisco Cesar Filho participa da masterclass Curadoria em Festivais de Cinema e Eventos Audiovisuais: Uma Trajetória de Quatro Décadas. Um relato de uma trajetória da atividade de curadoria desenvolvida por Filho, profissional que desde 1983 atua neste segmento da indústria audiovisual, permite compreender as características desse trabalho e as mutações ocorridas no período. Para participar, é preciso realizar inscrição prévia – e gratuita – no site da Sympla.

Sobre Francisco Cesar Filho – Cineasta e curador com passagens pelos cursos de Filosofia e Cinema da USP, Francisco Cesar Filho recebeu bolsa intercultural das fundações norte-americanas Rockefeller e MacArthur e dirigiu os longas-metragens “Augustas “ e “Futuro do Pretérito – Tropicalismo Now!” e documentários premiados internacionalmente, como “Rota ABC” e “Queremos as Ondas do Ar!”. É diretor e curador do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo e curador da Mostra Ecofalante de Cinema e da programação Cinema e Reflexão, além de diversas mostras audiovisuais. Foi diretor-adjunto do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, diretor associado do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum e curador da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, do projeto Cine Direitos Humanos (da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo). Em diversas funções, atuou na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Mostra de Cinema de Tiradentes, Videobrasil, Festival do Minuto e art.mov – Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis, entre outros. Esteve ainda nas equipes de programação do Itaú Cultural e do Centro Cultural São Paulo, entre outras instituições. Também realizou curadorias para eventos na Alemanha, México e Venezuela.

16.09 | Quarta-feira | 20h | Notas Contemporâneas – Jane Duboc

O programa Notas Contemporâneas registra depoimentos de significativos nomes do cenário musical brasileiro, erudito e popular, cuidando da manutenção da prática de história oral do MIS, um dos pilares de criação do museu. Durante a programação #MISemCASA, uma série de edições inéditas a partir desse material vem sendo apresentada, com organização e curadoria da historiadora Rosana Caramaschi, responsável pela entrevista, pesquisa e roteiros desde a primeira edição do programa em 2011.

Jane Duboc Vaquer (Belém/PA, 16 de novembro de 1950), é compositora, cantora e instrumentista. Participou do programa Notas Contemporâneas em abril de 2014 e contou detalhes de sua trajetória em duas entrevistas – a primeira, em estúdio, e a segunda, no Auditório MIS, e com a presença do público. A cantora é uma das principais vozes da música brasileira e alcançou sucesso nos anos 80 com temas românticos como Chama da paixão, Sonhos e Besame, sendo esta uma parceria com Flávio Venturini e incluída na trilha da novela Vale Tudo, de 1988.

17.09 | Quinta-feira | 20h | Mostra Cinema de Acervo – A vida como ela é

A campanha #MISemCASA apresenta a Mostra Cinema de Acervo, uma seleção de filmes brasileiros digitalizados a partir de material físico tais como 16mm, 35mm ou Super 8, disponíveis no Acervo MIS. As produções selecionadas, tanto ficções quanto documentários, apresentam um panorama da produção nacional realizadas desde o final da década de 1970 até o final da década de 1990. São filmes que refletem sobre as questões políticas e sociais do Brasil em distintas épocas, mostrando o papel do cinema como linguagem artística capaz de catalisar diversas discussões sobre temáticas necessárias para entender nossos processos de transformações enquanto país, seja na política, seja nas mudanças de comportamento ao longo dos anos. Essas produções são resultado dos primeiros trabalhos cinematográficos de grandes nomes de nossa produção nacional, tais como Cao Hamburguer, Eliana Fonseca, Joel Pizzini, Anna Muylaert, Jorge Furtado entre outros nomes. 

Nesta semana, o recorte A vida como ela é exibe dois curtas-metragens que foram produzidos com o intuito de questionar e refletir sobre as mazelas vividas por determinados personagens da sociedade e como cada um, a seu modo, sobrevive. No filme Primeira chance (dir. Roberto Santos, Brasil, 1963, 11 min, livre), o renomado diretor Roberto Santos questiona o sistema de ensino e suas falhas. Já Danielle carnaval e cinzas (dir. José Augusto Iwersen, Brasil, 1979, 23 min, 18 anos) convida o público a entrar na casa e na vida de Danielle, neste curta considerado um dos pioneiros a abordar o universo LGBTQIA+ sem recorrer a estereótipos, tendo sido ganhador do prêmio de melhor filme no Super Festival Nacional do Filme Super 8, de 1979.

19.09 | Sábado | 18h | Bate-papo de Cinema Pontos MIS | Histórias que só existem quando lembradas

O programa, que traz uma sessão de cinema online seguida por bate-papo ao vivo, apresenta neste sábado o filme Histórias que só existem quando lembradas (dir. Julia Murat, Brasil, 2011, 96 min, 10 anos), em parceria com a Spcine Play. Para assistir gratuitamente ao filme, que ficará disponível ao público entre os dias 17 e 19 de setembro, basta preencher um cadastro neste link. Já o bate-papo ao vivo, que acontece às 18h no canal do MIS no Youtube, conta com a participação de Julia Murat, Mariana Setubal, Natalia Tonda e com mediação de Vanise Carneiro.

Sobre o filme: Jotuamba é uma cidade fictícia, ambientada no Vale do Paraíba, onde, nos anos 1930, grandes fazendas de café faliram – e cidades antes ricas se tornaram quase fantasmas. Lá vive Madalena, a velha padeira, presa à memória de seu marido morto e enterrado no único cemitério da cidade, hoje trancado. Rita, uma jovem fotógrafa, chega à procura de trens abandonados, e pouco a pouco modifica o cotidiano de Madalena e da vila.

20.09 | Domingo | 17h | #Cineciência ao vivo – O jogo da imitação

O #CineCiência, tradicional programa do MIS – que apresenta a cada edição um debate com especialistas sobre filmes de variados gêneros – aborda, neste domingo, o longa O jogo da imitação (The Imitation Game, dir. Morten Tyldum, 12 anos, 2014, Reino Unido/EUA, 114min), cinebiografia do criptoanalista inglês Alan Turing. Com mediação de José Luiz Goldfarb, curador do projeto, os convidados desta edição, Walter Carnielli e Mariana Marcilio, irão debater a história da computação e o surgimento do mundo virtual, bem como presença das mulheres e homofobia nesse contexto.

Exposições virtuais e Acervo Online MIS

Além da programação digital #MISemCASA, o Museu MIS apresenta cinco exposições virtuais realizadas em parceria com o Google Arts & Culture: Moventes (que traz imagens de situações de deslocamento em diferentes tipos de trabalho itinerante); A Coleção Guilherme Gaensly no acervo MIS: uma paisagem humana (que presenta imagens históricas sobre o cultivo do café no interior paulista); Cinema paulista nos anos 1970; Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970 e A mulher na Revolução de 32. Além das exposições virtuais, o público também pode conferir parte do Acervo MIS que está digitalizado e pode ser acessado neste link. No Acervo online, os visitantes encontram informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, terá amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo. Tendo como base um banco de dados desenvolvido especialmente para o acervo do Museu, o Acervo online apresenta-se ao público como um instrumento para a exploração dos milhares de itens que fazem parte do acervo MIS.

S e r v i ç o

 

#MISEMCASA

SITE www.mis-sp.org.br

Redes

museudaimagemedosom
@mis_sp
@mis_sp
/missaopaulo

 

 

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Compartilhe!