HomeAssessoria ReleasesBanda Sinfônica Jovem do Estado apresenta concertos gratuitos em Jacareí e na Sala São Paulo

Banda Sinfônica Jovem do Estado apresenta concertos gratuitos em Jacareí e na Sala São Paulo

Nos dias 28 e 29 de setembro, sob a batuta da maestrina Mônica Giardini, o grupo toca repertório contemporâneo e multicultural, com peças do Brasil, China, Alemanha e Colômbia

A Banda Sinfônica Jovem do Estado, ligada à EMESP Tom Jobim – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura –volta aos palcos no mês de setembro com regência da maestrina Mônica Giardini e participação do oboísta Nicolas Nemitz, vencedor do Prêmio Jovens Solistas 2019 – competição que possibilita que jovens talentos tenham a oportunidade de atuar como solistas nos concertos da Banda Sinfônica Jovem do Estado.

Dessa vez, a Banda apresenta um programa contemporâneo e multicultural, com peças de compositores do Brasil, China, Alemanha e Colômbia.O repertório traz a composição Caetê Jurerê, do brasileiro Edmundo Villani-Côrtes.O título em tupi-guarani significa A Súplica da Floresta. Do oriente, o grupo traz a peça Ambush (Returnwith Honor), escrita pelo compositor chinês Chen Qian. Tem também o Concertino em Dó para Oboé, do alemão Carl Maria Weber, que será interpretado pelo solista convidado, e a Suíte nº 3, do colombiano Victoriano Valencia Rincón.

A Banda Jovem do Estado realiza apresentações gratuitas na Sala Ariano Suassuna, em Jacareí/SP, no dia 28 de setembro, sábado, às 20h, e na Sala São Paulo, no domingo, dia 29, às 11h.

A Temporada 2019 da Banda Sinfônica Jovem do Estado traz repertórios que têm por objetivo fornecer aos bolsistas um panorama geral da música, para que possam estudar e ter contato com um leque maior de escolas, gêneros e estilos musicais. “O foco principal é explorar obras que tiveram seu início na segunda metade do século XX e que foram ganhando espaço no cenário da música sinfônica”, afirma Mônica Giardini.

Programa:

EDMUNDO VILLANI-CÔRTES (1930)

CaetêJururê (A Súplica da Floresta)

QIAN CHEN (1962)

Ambush (Returnwith Honor)

CARL MARIA VON WEBER (1786-1826)

Concertino em Dó para Oboé

VICTORIANO VALENCIA RINCÓN (1970)

Suíte n°3

Serviço:

Banda Sinfônica Jovem do Estado

Mônica Giardini, regente

Nicolas Nemitz Moura, oboé 

Serviço:

Jacareí

Data: 28 de setembro

Horário: sábado, 20h

Local: Sala Ariano Suassuna – EducaMais Jacareí

Endereço: Av. Eng. Davi Monteiro Lino, 595 – Jardim Marcondes, Jacareí/SP
Entrada gratuita – Retirada de ingressos com 1h de antecedência
Classificação indicativa:
livre
Acessibilidade: Sim

São Paulo

Data: 29 de setembro

Horário: domingo, 11h

Local: Sala São Paulo

Endereço: Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos

Entrada gratuita

Mais informações: (11) 3367-9500

Classificação indicativa: livre

Capacidade: 1.498 lugares

Acessibilidade: Sim

Mônica Giardini, regente

Doutora e mestre pela ECA-USP, com formação em piano, e bacharel em violão e pedagogia plena. Estudou regência orquestral e de banda com os maestros Osvaldo Lupi, Willian Nichols, Roberto Farias, Alceo Bocchino, Fábio Mechetti, Roberto Duarte, Aylton Escobar, Eleazar de Carvalho e Juan Serrano, do qual foi assistente na Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Recebeu o troféu Mulher em Sol Maior, o Prêmio Mulheres no Mercado e o Prêmio Excelência Mulher. É regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e atua como professora e conferencista do Sopro Novo Bandas, da Yamaha do Brasil.

Nicolas Nemitz, oboé

Iniciou seus estudos musicais na igreja aos nove anos de idade e logo depois começou a estudar na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, onde foi aluno de Raquel Mônica e Rodrigo Nagamori. Em 2011, passou a estudar na EMESP Tom Jobim, com o professor Natan Rodrigues e, e em 2014, iniciou seu Bacharel na UNESP, sob orientação de Arcádio Minczuk. Em 2018, estudou na Escola Municipal de Música de São Paulo com Roberto Araújo e, atualmente, faz aulas com o professor Alexandre Boccalari. Foi selecionado duas vezes para integrar a The Orchestraof The Americas,onde participou da gravação de dois CDs e realizou duas turnês internacionais, na Europa e no México. Selecionado também para vários festivais, entre eles Festival Internacional de Campos do Jordão, Festival Internacional de Música SESC Pelotas e Festival de Música nas Montanhas. Participou de masterclasses com Heinz Holliger, AlexeyOgrintchouk, ChristophHartmann, Pedro Diaz, Isaac Duarte, Rixon Thomas, Cristina Gomes, Washington Barella, Christian Wetzel, Ricardo Barbosa e Joel Gisiger. Foi oboísta da Banda Jovem do Estado de São Paulo, em 2011, e da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, de 2012 a 2018, podendo gravar três CDs e participar de quatro turnês internacionais. Também foi primeiro oboé solista da Filarmônica de Goiás em 2018. Atualmente, é integrante dos Grupos Artísticos da EMESP Tom Jobim.

Banda Sinfônica Jovem do Estado

Em mais de 25 anos de atividades, a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo equilibra em seus programas o repertório tradicional de banda sinfônica com arranjos de peças eruditas, composições populares e concertos temáticos. Com uma proposta que proporciona vivência pedagógica e prática artística versátil aos bolsistas, a Banda os prepara para a rotina profissional, por meio de ensaios intensivos e concertos de grande apelo popular.A Banda Jovem do Estado é formada por bolsistas, alunas e alunos da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e é um dos grupos artísticos de difusão e formação musical da escola do Governo do Estado de São Paulo gerida pela Santa Marcelina Cultura.

Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim

Com 30 anos de atuação, a Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim) tem como objetivo a formação dos futuros profissionais da música erudita e popular. Com um corpo docente altamente qualificado, a EMESP Tom Jobim vem construindo um projeto pedagógico inovador, com foco no ensino de instrumento, no convívio dos alunos com grandes mestres e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), além de disciplinas teóricas de apoio. Em constante diálogo com as principais instituições de formação musical do Brasil e do mundo, a EMESP oferece a cada ano centenas de shows, concertos, workshops e master classes. A EMESP Tom Jobim mantém um eixo de difusão artística complementar às atividades de formação com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de seus alunos e criar uma ponte entre o aprendizado e a profissionalização, além de fomentar a formação de público e a difusão da música em todas as modalidades. A EMESP mantém quatro artísticos: Banda Sinfônica Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Estado e a Orquestra Jovem Tom Jobim, que oferecem bolsas para os alunos da Escola. A EMESP Tom Jobim é uma escola do Governo de São Paulo gerida em parceria com a Santa Marcelina Cultura, Organização Social ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Grupo Verzani & Sandrini

Fundado em 1967, o Grupo Verzani & Sandrini tornou-se referência nacional na prestação de serviços. Composto atualmente pelas empresas VS Serviços, VS Segurança, VS Tech, VS Parking, Veman e JR Higienização, a organização opera em todo o Brasil e conta atualmente com 37 mil colaboradores. O Grupo VS dedica-se a desenvolver soluções completas, baseadas em altos padrões de qualidade e ampla tecnologia. Com uma estrutura sólida baseada em responsabilidade social, capacitação profissional e excelência no atendimento, a companhia mantém uma trajetória de sucesso e garante a satisfação de clientes e colaboradores.

Bank ofAmerica Merrill Lynch

O Bank ofAmerica é uma das principais instituições financeiras do mundo e tem como propósito promover a melhoria da vida econômica e financeira das pessoas e dos países em que está presente por meio do poder das conexões. Para isso, adota uma estratégia de crescimento responsável, com foco nas necessidades dos clientes, em um criterioso controle de riscos, visando à sustentabilidade em longo prazo. Bank ofAmerica Merrill Lynch é a marca para os negócios de banco comercial, investimentos e corretora, sendo um dos líderes globais também nesses segmentos. Na América Latina, possui escritórios em seis países, entre eles o Brasil, e atua no aconselhamento financeiro de empresas e investidores institucionais. As ações de responsabilidade corporativa do Bank ofAmerica Merrill Lynch têm foco em educação financeira, empreendedorismo de impacto, projetos de desenvolvimento econômico, arte e cultura, uma vez que esses temas apresentam grande potencial de transformação e de geração de benefícios para os cidadãos e para toda a sociedade.

Sobre a Santa Marcelina Cultura

Criada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. É responsável pela gestão do Guri da capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro.

Compartilhe!