HomeAssessoria ReleasesBanda Sinfônica Jovem do Estado abre temporada com repertório contemporâneo

Banda Sinfônica Jovem do Estado abre temporada com repertório contemporâneo

Com regência de Mônica Giardini, grupo se apresenta nos dias 21 e 22 de abril, em Jundiaí e São Paulo respectivamente. Entrada gratuita

A Banda Sinfônica Jovem do Estado, que é ligada à EMESP Tom Jobim – instituição da Secretaria da Cultura do Estado gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura – abre a temporada no próximo final de semana, dias 21 e 22, com concertos em Jundiaí e São Paulo.

Banda Sinfônica Jovem do Estado em concerto no MASP (Foto: Heloisa Bortz)

Sob a batuta de Mônica Giardini, o grupo interpreta um repertório moderno, com peças extremamente descritivas e que exploram os instrumentos de sopro. Todas elas escritas por compositores ainda vivos, como os americanos David Gillingham, Eric Whitacre e James Stephenson e o holandês Johan de Meij, autor de trilha sonora do filme O Senhor dos Anéis.

Os concertos ocorrem neste sábado, 21 de abril, às 20h00, no Teatro Polytheama, em Jundiaí e domingo, 22, pela série Matinais da Sala São Paulo, às 11h00. Ambas com entrada gratuita e livres para o públicos de todas as idades.

“A ideia é explorar uma vertente de obras que começou a ser produzida na metade do século XX e foi ganhando espaço no meio sinfônico. Justamente por serem escritas especificamente para esse tipo de formação de banda de concerto, as peças não se prendem ao repertório tradicional da música clássica”, destaca Giardini.

A escolha do repertório tem como foco fornecer aos bolsistas um panorama geral da música, para que possam estudar e ter contato com um leque maior de escolas, gêneros e estilos. Com 25 anos de atuação, a Banda Sinfônica Jovem executa composições originais para a formação, arranjos de autores consagrados da música erudita, obras do repertório popular e concertos temáticos.

PROGRAMA

DAVID GILLINGHAM  – New Century Dawn [5min]

ERIC WHITACRE – Ghost Train [20min]

JOHAN DE MEIJ – Aquarium [8min]

JAMES STEPHENSON – Symphony nº 1 [24min]

SERVIÇO

Jundiaí

Data: 21 de abril, sábado

Horário: 20h00

Local: Teatro Polytheama

Endereço: R. Barão de Jundiaí, 176 – Centro, Jundiaí

Capacidade: 1.124

Entrada gratuita

Duração: 60 minutos (aproximadamente)

Acessibilidade: Sim

São Paulo

Data: 22 de abril, domingo

Horário: 11h00

Local: Sala São Paulo

Endereço: Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos, São Paulo

Capacidade: 1.484

Telefone: (11) 3367-9500

Entrada gratuita   

Distribuição gratuita de ingressos a partir das 10h da segunda-feira anterior ao concerto, pela internet ou na bilheteria do 1º subsolo da Sala São Paulo.

Limite de quatro Ingressos por pessoa.

Duração: 60 minutos (aproximadamente)

Acessibilidade: Sim

Mônica Giardini, regente

Doutora e mestre pela ECA-USP, com formação em piano, e bacharel em violão e pedagogia plena. Estudou regência orquestral e de banda com os maestros Osvaldo Lupi, Willian Nichols, Roberto Farias, Alceo Bocchino, Fábio Mechetti, Roberto Duarte, Aylton Escobar, Eleazar de Carvalho e Juan Serrano, do qual foi assistente na Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Recebeu o troféu Mulher em Sol Maior, o Prêmio Mulheres no Mercado e o Prêmio Excelência Mulher. É regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e atua como professora e conferencista do Sopro Novo Bandas, da Yamaha do Brasil.

Banda Sinfônica Jovem do Estado

Em mais de 20 anos de atividades, a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo equilibra em seus programas o repertório tradicional de banda sinfônica com arranjos de peças eruditas, composições populares e concertos temáticos. Com uma proposta que proporciona vivência pedagógica e prática artística versátil aos bolsistas, a Banda os prepara para a rotina profissional, por meio de ensaios intensivos e concertos de grande apelo popular.

Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim

Com mais de 20 anos de atuação, a Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim) tem como objetivo a formação dos futuros profissionais da música erudita e popular. Com um corpo docente altamente qualificado, a EMESP vem construindo um projeto pedagógico inovador, com foco no ensino de instrumento, no convívio dos alunos com grandes mestres e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), além de disciplinas teóricas de apoio. Em constante diálogo com as principais instituições de formação musical do Brasil e do mundo, a EMESP oferece a cada ano centenas de shows, concertos, workshops e master classes.

A EMESP Tom Jobim mantém um eixo de difusão artística complementar às atividades de formação com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de seus alunos e criar uma ponte entre o aprendizado e a profissionalização, além de fomentar a formação de público e a difusão da música em todas as modalidades. A EMESP mantém seis grupos artísticos: Banda Sinfônica Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Estado, Orquestra Jovem Tom Jobim, Orquestra Jovem do Theatro São Pedro e Academia de Ópera do Theatro São Pedro, que oferecem bolsas para os alunos da Escola. A EMESP Tom Jobim é uma escola do Governo de São Paulo gerida em parceria com a Santa Marcelina Cultura, Organização Social ligada à Secretaria de Estado da Cultura.

Sobre a Santa Marcelina Cultura

Criada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. É responsável pela gestão do Guri da capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro.

Bank of America Merrill Lynch

O Bank of America é uma das principais instituições financeiras do mundo e tem como propósito promover a melhoria da vida econômica e financeira das pessoas e dos países em que está presente por meio do poder das conexões. Para isso, adota uma estratégia de crescimento responsável, com foco nas necessidades dos clientes, em um criterioso controle de riscos, visando à sustentabilidade em longo prazo.

Bank of America Merrill Lynch é a marca para os negócios de banco comercial, investimentos e corretora, sendo um dos líderes globais também nesses segmentos. Na América Latina, possui escritórios em seis países, entre eles o Brasil, e atua no aconselhamento financeiro de empresas e investidores institucionais.

As ações de responsabilidade corporativa do Bank of America Merrill Lynch têm foco em educação financeira, empreendedorismo de impacto, projetos de desenvolvimento econômico, arte e cultura, uma vez que esses temas apresentam grande potencial de transformação e de geração de benefícios para os cidadãos e para toda a sociedade.

Compartilhe!