HomeAssessoria ReleasesBanda Sinfônica do Conservatório de Tatuí lança projeto “Música e literatura”

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí lança projeto “Música e literatura”

Público presente no concerto desta quarta-feira, 11/04, será convidado a criar um personagem e escrever uma história sobre uma das peças do programa

A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura do Estado – apresenta-se nesta quarta-feira, dia 11 de abril, às 20h00, no Teatro Procópio Ferreira. Na oportunidade, será lançado o projeto “Música e literatura”, que contará com a participação da plateia. Durante todo o ano, o público presente nos concertos será convidado a criar um personagem e uma história para uma das músicas do programa. Os autores das melhores redações receberão brindes.

O maestro Dario Sotelo explica que, a cada ano, ele seleciona um tema diferente para as atividades pedagógicas do grupo musical. “Em 2018, vamos trabalhar com Música e Literatura. Ao longo o ano, em vários concertos, a Banda Sinfônica tocará uma marcha conhecida mundialmente. São várias marchas famosas que deram origem a uma grande sinfonia, a ‘Symphony on Themes of John Philip Sousa’, composta por Ira Hearshen”, comenta.

“A cada concerto, nós vamos fazer um recorte desta obra. Vamos apresentar a marcha original e o movimento correspondente da sinfonia. A novidade é que convidaremos o público a se envolver com essas músicas, a criar um personagem para cada marcha e a escrever uma história para a sinfonia. Vamos acompanhar essas criações ao longo do ano e ver o que teremos como resultado no final. Os autores das melhores histórias receberão brindes especiais, então, queremos que as pessoas venham ver o concerto e criem seus próprios personagens”, incentiva.

A marcha escolhida para esta apresentação é “The Thunderer”, de John Philip Sousa, seguida pelo segundo movimento da Sinfonia de Ira Hearshen – “After The Thunderer”. O repertório trará ainda “Concerto para sax barítono e sopros”, de Frigyes Hidas, com solo do saxofonista Giancarlo Medeiros; “Fourth Symphony”, de Alfred Reed; “Hill Dance”, de David Avshalomov; e “Gagarin”, de Nigel Clarke.

A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi criada em 1992, composta por alunos e professores da instituição, além de músicos convidados. Até 1996, era o único grupo que oferecia aos estudantes a oportunidade de interagir com instrumentistas profissionais. De lá para cá, o grupo já gravou vários CDs, além de se apresentar em diversos eventos importantes, frequentemente acompanhado por músicos renomados.

O grupo é regido e coordenado pelo maestro Dario Sotelo, formado em piano, violino e viola, mestre em regência orquestral pela City University (Londres). Ano passado, tornou-se o primeiro latino-americano a presidir a Associação Mundial de Bandas Sinfônicas e Conjuntos de Sopros – Wasbe (World Association for Symphonic Bands and Ensembles). Também atua como professor de regência instrumental no Conservatório de Tatuí.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural de CCR SPVias e Coop.

SERVIÇO
Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Projeto “Música e Literatura”
Giancarlo Medeiros, saxofonista solo
Dario Sotelo, regência
Data: 11 de abril, quarta-feira
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí/SP
Ingressos: R$ 12 (meia-entrada: R$ 6)

RelatedPost

Compartilhe!