HomeAssessoria ReleasesBanda Entalpia vence Imagine Brazil 2018

Banda Entalpia vence Imagine Brazil 2018

A banda paulistana Entalpia é a grande campeã da quarta edição do Imagine Brazil 2018, competição internacional de música voltada para o público jovem, de 13 a 21 anos. Composta por Leonardo Sales (baixista), Rafael Oliveira (tecladista), Ícaro Duarte (baterista) e Mainara Guimarães (vocalista), o grupo superou os outros 11 finalistas que competiram neste domingo (02), no Centro Cultural Olido, em São Paulo/SP, e levaram para casa o prêmio de R$ 3 mil, um workshop sobre carreira e uma vaga na final internacional do evento – que será realizada na Europa – com todas as despesas pagas pelo concurso.

O Imagine é idealizado pela Jeunesses Musicales International (JMI) – maior ONG de música para jovens do mundo – e realizado no Brasil pela Amigos do Guri – uma das gestoras do Projeto Guri – maior programa sociocultural do País, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Os 12 finalistas (grupos, duplas e solistas) foram selecionados durante as quatro semifinais realizadas nas cidades de Presidente Prudente (20/10), Santos (27/10), Limeira (10/11) e Ribeirão Preto (24/11).

Tocando rock alternativo com pitadas de blues, soul, funk e jazz, a banda se destacou com uma performance que empolgou e levantou a plateia ao final da apresentação. “Essa troca de experiências com cada um desses artistas complexos e únicos foi incrível. Não houve um clima de competição, mas de parceria. Não imaginávamos que ganharíamos o prêmio porque não ouvimos os candidatos anteriores e não tínhamos essa ‘base’ já que fomos a última banda a se apresentar. Para nós, foi uma surpresa”, descreveu Leonardo Sales, baixista da Entalpia.

Para Mainara Guimarães, vocalista do grupo, conquistar o primeiro lugar foi resultado de toda essa troca e, também, do conhecimento adquirido por meio dos workshops – disponibilizados pelo concurso com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento artístico dos finalistas. “Viemos focados em transmitir a nossa mensagem e conversar com o público”, comemora. “Agora, vamos estruturar um show com mensagens relevantes, que é a nossa essência, e pretendemos misturar isso com a nossa brasilidade e essa pluralidade de ritmos para nos destacarmos (na final internacional)”, complementa.

O segundo lugar foi conquistado pelo cantor Brolo Gonzalez, de 21 anos, que é nascido na cidade de Xanxerê (SC) e, atualmente, reside em Jundiaí (SP). Essa foi a sua segunda participação do jovem no Festival Imagine Brazil. A primeira foi em 2017 na qual também foi finalista. Agora, o jovem divulga o EP “Esboço Dela”, disco produzido com a contribuição dos fãs por meio de uma campanha de financiamento coletivo. “A arte no Brasil é muito difícil e esse concurso serve como um incentivo para todos nós que somos artistas independentes. Toda essa estrutura que é montada, as capacitações que participamos e o amparo que recebemos da equipe organizadora do evento nos proporciona muito mais segurança para seguirmos com o nosso sonho”, descreve. O cantor levou um prêmio de R$ 2 mil.

Lau e Eu, representante de um estilo eletrônico alternativo, ficou em terceiro lugar e recebeu um cheque de R$ 1.500. Lau, que tem 20 anos, mudou-se para São Paulo há cerca de um ano para realizar o sonho de conquistar novos espaços na música. O cantor também já havia participado do Imagine Brazil em 2017. “Foi muito legal participar do Imagine. Gosto de me comunicar com o público através da música e, por isso, sempre tenho ideias diferentes para trabalhar e despertar algo emocional, como aconteceu hoje”, afirma.

O cantor sertanejo Elian Flores recebeu uma menção honrosa e o convite para participar de outros projetos da Amigos do Guri.

O festival:

Após a análise dos áudios e vídeos recebidos no período de inscrições, a banca avaliadora do festival escolheu 40 semifinalistas – entre solistas e grupos de até oito pessoas – para se apresentar em quatro teatros do interior paulista. Desses, foram selecionados 12 para participar da final na capital paulista.

Os escolhidos para a grande final contaram com vivências inéditas, workshops e master classes com profissionais da cena musical brasileira de diversas especialidades. Foram atividades voltadas ao desenvolvimento artístico, entre elas: gerenciamento de carreira, performance de palco, práticas coletivas de música e produção.

Criado pela JMI, da qual a Amigos do Guri é membro, o Imagine já acontece em cerca de 10 países ao redor do mundo.

Patrocinadores: Expresso Jundiaí, WestRock, Eaton, Glovis, Supermercados Rondon, Supermercados Tauste, Grupo Maringá, Sasazaki, Selene.

Apoio de mídia: SBT Interior

Sobre a Amigos do Guri

Eleita a Melhor ONG de Cultura do País, a Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.

Informações para imprensa:

Máquina Cohn & Wolfe: (11) 3147-7900

Stefane Braga | Patricia Oliveira – projetoguri@maquinacohnwolfe.com

(11) 3147-7449 | (11) 3147-7490

Secretaria da Cultura do Estado: