HomeAssessoria ReleasesAtividades na Fábrica de Cultura Diadema celebram o movimento hip hop

Atividades na Fábrica de Cultura Diadema celebram o movimento hip hop

No dia 23 de fevereiro, a unidade abre suas portas para o show gratuito do rapper Rincon Sapiência. Não perca!

Você gosta de hip hop? A Fábrica de Cultura Diadema está com uma programação incrível que aborda o gênero musical originário da década de 1970. O destaque do mês de fevereiro é o show do rapper Rincon Sapiência, no dia 23, às 18h. No restante do mês, a unidade também realizará exibição de documentário e roda de conversa com Nelson Triunfo, oficina de grafite com Nene Surreal e discotecagem com o DJ Tano. Toda a programação da Fábrica de Cultura Diadema, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, é gratuita.

Rincon Sapiência, também conhecido pelo vulgo Manicongo, é um artista de grande destaque na atual cena musical brasileira. Suas composições são marcadas por influências das músicas africana, eletrônica, jamaicana e vertentes do rock, além de sua poesia abordar questões raciais e sociais. A entrada do show é livre; basta chegar e aproveitar!

Se você gosta mesmo de hip hop já conhece Nelson Triunfo, considerado o pai do gênero no Brasil. No dia 14, das 14h30 às 15h30, a Fábrica abre suas portas para exibir o documentário Triunfo, o Filme, e realizar uma roda de conversa com o próprio artista. O longa conta a história de Triunfo, que nasceu no sertão Pernambucano e se tornou dançarino, compositor e ativista social radicado em São Paulo. Ao bater de frente com a ditadura militar no país (1964-1985), buscando afirmar a cultura de rua, ele se tornou referência de toda uma geração. O filme traz depoimentos de nomes consagrados do hip hop nacional e presta uma homenagem ao precursor da black music no Brasil. Leve a pipoca e divirta-se!

Já no dia 23, das 18h às 22h, a Fábrica receberá o DJ Tano, que irá discotecar o drum’n bass, techno, break beat, ragga, morf e black music em geral. O artista começou seu processo de formação em oficinas na Casa do Hip Hop de Diadema em 1999, e hoje se destaca na cena musical. Tano participa de diversos grupos e bandas, e tem três vitórias consecutivas no Hip Hop DJ, um dos maiores eventos do gênero do país.

Sabia que o grafite está diretamente ligado ao movimento hip hop? Pois é! Além disso, a arte, que nesse mês na Fábrica, será feita em roupas, pode ser vista como economia criativa, resgate, reciclagem e reaproveitamento de material. A prática é oriunda das mulheres negras nos primórdios do hip hop. No dia 19, a grafiteira Nenê Surreal ministrará a oficina Camisetas na técnica de Graffiti, atividade para personalizar e dar novas texturas à sua camiseta, a partir de dobras e amarrações – também chamadas de “falso shibori”. Nenê é negra, lésbica e periférica, e trabalha com artesanato, escultura e pintura, além de ter uma marca de roupas plus size confeccionada com grafite. As oficinas serão das 9h30 às 11h30, e das 14h30 às 16h30. São oferecidas 20 vagas para cada horário; para participar basta se inscrever. A atividade é recomendada para maiores de 8 anos.

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Em cada unidade você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Exibição do documentário Triunfo o Filme + Roda de conversa com Nelson Triunfo