HomeAssessoria ReleasesAtividades literárias integram programação virtual da Casa das Rosas

Atividades literárias integram programação virtual da Casa das Rosas

Encontros on-line para entusiastas da literatura oferecem bate-papos com profissionais da área

Com uma ampla programação nas plataformas digitais, os Museu-Casas Literários estão com inscrições abertas para suas atividades. A Casa das Rosas, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, é gerenciada pela Poiesis, que agora possui o hotsite +Cultura. Pela plataforma, é possível acompanhar a programação de todos os centros culturais gerenciados pela Poiesis, bem como realizar as inscrições das atividades, que são gratuitas.

A Casa das Rosas está com inscrições abertas para o bate-papo Vazios nas Estantes: Reflexões sobre as ausências nos acervos de bibliotecas e espaços de leitura. A proposta é destacar a importância que os profissionais da área da cultura e educação, especialmente bibliotecários e auxiliares, têm no processo de desconstrução/descolonização de acervos nos quais a produção literária feminina, sobretudo de mulheres negras e indígenas, é muito escassa. 

A conversa será conduzida por Dayane Teixeira, que trabalha na Casa das Rosas desenvolvendo trabalhos junto ao acervo da biblioteca Espaço da Palavra e de Haroldo de Campos. Dayane atua como pesquisadora independente, com foco em África/Africanidades, Literatura indígena e temas correlatos. A atividade irá acontecer dia 5 de maio, terça-feira, às 19h e as inscrições podem ser feitas por este link, até o dia 5 de maio.

Na continuidade da série encontro.com, projeto de conversas on-line contemplando diversas temáticas do universo literário, Eda Nagayama será a próxima convidada. O tema abordado será Ficção vida: do cotidiano à história. Atriz e escritora, Eda é autora de Desgarrados (Cosac Naify, 2015), finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2016, seu livro mais recente, Yaser (Ateliê Editorial, 2018), é baseado na experiência como integrante de um programa de observação de direitos humanos na Palestina.  

Realizado pelo Centro de Apoio ao Escritor (CAE) da Casa das Rosas, o encontro será no dia 26 de maio, terça-feira, às 19h. A inscrição pode ser feita por este link até o preenchimento das vagas. Com transmissão online, o acesso à plataforma será enviado para o e-mail cadastrado na ficha de inscrição.

SERVIÇO

Casa das Rosas

Bate-papo

Vazios nas Estantes: Reflexões sobre as ausências nos acervos de bibliotecas e espaços de leitura

Terça-feira, 5 de maio, às 19h

60 vagas

Inscrições até 5 de maio, clique aqui

Bate-papo

Encontro.com Eda Nayagama – Ficção Vida: do cotidiano à história

Terça-feira, 26 de maio, às 19h

60 vagas

Inscrições até 25 de maio, clique aqui

SOBRE A CASA DAS ROSAS 

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo. 

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!