HomeAssessoria ReleasesAtalhos Sonoros 2018: Fábrica de Cultura Jaçanã recebe atividades musicais gratuitas

Atalhos Sonoros 2018: Fábrica de Cultura Jaçanã recebe atividades musicais gratuitas

Shows de bandas independentes e atividades com profissionais do mercado musical fazem parte da programação do mês de setembro. Participe!

Incentivar a produção musical e oferecer novas possibilidades para os jovens talentos de São Paulo: esses são os objetivos do Atalhos Sonoros, criado pelas Fábricas de Cultura – programa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo gerenciado pela Poiesis – em parceria com a Tratore, distribuidora de música independente. O projeto tem como foco estimular trocas de experiências, ampliando o conhecimento de novos artistas por meio da mentoria realizada por profissionais com trajetória consolidada no mercado independente.

Nesta edição, realizada no dia 18 de setembro a partir das 16h30, o público poderá curtir shows gratuitos na Fábrica Jaçanã com Tão São Quanto Francisco, Calango Soul e Ricardo Vignini. As duas bandas trocaram experiências com o violeiro, compositor e produtor musical e criaram duas faixas que serão apresentadas nos pocket shows, além de serem lançadas na coletânea do projeto, com distribuição pela Tratore em mais de 100 plataformas digitais, como Spotify, Deezer, Apple Music e Google Play.

No dia 21 às 15h, o Atalhos Sonoros oferece ainda ações da SIM Transforma, realizadas em parceria com a Semana Internacional de Música de São Paulo (SIM São Paulo), considerada uma das feiras de música mais importantes da América Latina. As atividades incluem o painel “As possibilidades de carreiras no mercado da música”, com participação de João Bagdadi (Selo Risco), Mariana Madjarof Martinez (Access Midia), Papisa (cantora, compositora e produtora), Roberto Verta (Sony Music), Fabiana Lian (OnStage Lab) e Katia Abreu (BIG Dia da Música). Após o painel, acontece a rodada de negócios e mentoria, onde artistas pré-selecionados terão a oportunidade de tirar dúvidas e apresentar projetos em conversas individuais com cada um dos participantes do painel. Para participar da seleção, os artistas podem se inscrever em https://bit.ly/SIMTransformaJacana

SOBRE A PARCERIA

Os estúdios das Fábricas de Cultura estão abertos a novas experimentações musicais desde 2015 e a parceria com a Tratore tem o objetivo de fortalecer os caminhos para profissionalização de músicos das periferias, bem como a circulação e formação de novas plateias. Considerada uma das principais distribuidoras de música do Brasil, a Tratore faz a ponte entre o artista e os canais de distribuição, como lojas, sites e plataformas digitais de música. “O cenário musical só pode se beneficiar de instituições como as Fábricas de Cultura que ajudam a aumentar a explosão criativa da música brasileira além de informar e educar musicalmente o jovem artista”, diz Maurício Bussab, diretor da Tratore.

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Em cada unidade você encontrará: cursos e atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.

Em 2018, as unidades das zonas Norte e Sul (Brasilândia, Capão Redondo, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha) contam com o patrocínio da Via Varejo – Casas Bahia por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui com atividades de formação, saídas pedagógicas, programação cultural e projetos de tradução em Libras.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Pocket shows de Tão São Quanto Francisco, Calango Soul e Ricardo Vignini
Terça-feira, 18/9 – a partir das 16h30

SIM Transforma: Painel e rodada de negócios e mentoria

Sexta-feira, 21/9 – às 15h

Fábrica de Cultura Jaçanã

Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138

Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360

Telefone: (11) 2249-8010

Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h

www.fabricasdecultura.org.br

Poiesis – Assessoria de Imprensa

Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br

Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado:

Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 – stgomes@sp.gov.br
Elisabete Alina Skwara– (11) 3339-8164 – betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Compartilhe!