HomeAssessoria ReleasesAs férias ficam muito mais divertidas na Biblioteca Parque Villa-Lobos

As férias ficam muito mais divertidas na Biblioteca Parque Villa-Lobos

Quem disse que biblioteca não é lugar para aproveitar as férias? A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (selecionada entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), tem várias opções de programas culturais gratuitos para toda a família em julho, período de recesso escolar. Para quem gosta de jogar, a ideia é participar do Campeonato de Videogame – Futebol Digital 2019, marcado para o sábado, dia 6, das 10h às 17h. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no balcão de atendimento da biblioteca, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. As sessões do programa Pontos MIS também são destaques da programação, com sessões na quarta-feira, dia 10, às 15h, e no sábado, dia 20, às 14h, da animação Bruxarias (classificação indicativa livre).

Cursos e oficinas também marcam o mês. O Curso Prático de Cinema, com o jornalista, escritor e crítico de cinema Franthiesco Ballerini tem aulas começando no dia 23 de julho (carga horária de 36 horas). Ao final (a última aula acontece em 27 de julho), os alunos irão gravar um curta-metragem. Quem prefere aprender ou quer aprofundar os conhecimentos sobre o ofício de escrever tem como dica a Oficina de Escrita Literária: Construção de Personagens, com encontros a partir do dia 23 de julho (carga horária de 10 horas) com o premiado escritor Rafael Gallo. As inscrições para as duas iniciativas serão abertas em 4 de julho pelo link www.bvl.org.br/inscricao

Em 20 de julho, sábado, das 11h às 13h, o programa Segundas Intenções recebe o escritor Ronaldo Bressane, que também é jornalista e professor de escrita criativa. Bressane publicou livros em vários gêneros, entre eles,Escalpo (Reformatório, 2017) e Mnemomáquina (Demônio Negro, 2014),V.I.S.H.N.U. (Cia das Letras) e Sandiliche (Cosac Naify). Escreve sobre literatura no jornal O Estado de S.Paulo e na revista Bravo!, e há dez anos dá aulas de escrita criativa de ficção e não-ficção. Atualmente faz mestrado em estudos literários na Unifesp, pesquisando psicopatologias na literatura brasileira. A mediação do bate-papo fica com o jornalista Manuel da Costa Pinto. A oficina Viagem Gastronômica também vem aí, no mesmo dia, das 15h30 às 17h, e reúne literatura e gastronomia, tendo como centro o romance Írisz: as orquídeas, da escritora Noemi Jaffe.

Dicas do mês

Os programas Brincando e Aprendendo e Pintando o 7 são dicas do mês na BVL e ótimas oportunidades para aproveitar as férias em família. O Pintando o 7 é um conjunto de atividades que envolvem a criação artística, direcionada ao desenvolvimento intelectual das crianças. O Pintando acontece sempre quartas-feiras, das 10h30 às 11h30 e é indicado para crianças a partir de 7 anos. Já o Brincando e Aprendendo reúne intervenções, jogos teatrais, ritmos e brincadeiras educativas sempre às sextas-feiras, das 15h30 às 16h30 e também recebe os pequenos da mesma faixa etária.

Confira a programação do mês:

INFANTIL

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário fazer inscrição. Com equipe BVL.

Sextas-feiras, às 15h.

5 – Macambúzio, de Vanessa Meriqui.

12 – Agora nós somos os caras, de Susann Opel-Götz.

19 – O alvo, de Ilan Brenman.

26 – Uma vida de contos de fadas – A história de Hans Christian Andersen, de Marcos Bagno.

Sábados, domingos e feriados, às 16h.

6 – Parceria DPaschoal – duas sessões: 11h30 – Chispa, Gambá, de Januária Cristina Alves. Com Juliana Furlanetti. Seguido de bate-papo com autora Januária Cristina Alves / 16h – Lobinho e a Porta, de Silvana Rando. Com Juliana Furlanetti.

7 – A curiosa história do rock, inspirado nas obras de Keith Richards e Ilan Brenman. Com interpretação em Libras. Com o Grupo #BoraLê.

9 – (feriado) A Rainha da Neve, de Hans Christian Andersen. Com a Cia. do Mar.

13 – O aniversário mágico de Nana buh, de Simone Viana. Com o Grupo Mágicas Pirilampos.

14 – O filho do ferreiro e a moça Invisível, de Ricardo Azevedo. Com Andi Rubinstein.

20 – Jacaré Timóteo, de Kathia Vieira. Com a Trupe Borboletras.

21 – O gigante de meias vermelhas, de Pierre Gripari. Com Giba Pedrosa.

27 – O pássaro do poente, de Lúcia Hiratsuka. Com interpretação em Libras. Com Mirela Estelles e Amarilis Reto.

28 – Segunda-feira, terça-feira, de Kevin Crossley-Holand. Com o Grupo Teatro de Sobras.

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim da sessão, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Sábados e domingos, das 10h30 às 11h15.

PINTANDO O 7 – Atividades para pintar, desenhar, colar e criar, inspiradas em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30.

3 – Desenhos com bolinhas de papel crepom.

10 – Colagem com barbante.

17 – Pintura em tela.

24 – Personagens para colorir com lápis de cor, canetinhas e giz de cera.

31 – Desenhos a partir do contorno da mão.

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Sextas-feiras, das 15h30 às 16h30.

5 – Bolipong.

12 – Jogando We Will Rock You.

19 – Mini Futevôlei.

26 – Corrida Maluca.

PONTOS MIS – FÉRIAS! – Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som – MIS, o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo. Não é necessário fazer inscrição. Exibições da animação Bruxarias, dirigida por Virginia Curiá. Classificação indicativa: Livre. Duração: 79min. Malva é uma menina de 10 anos que leva uma vida tranquila com sua avó e seu bichinho de estimação Lalila, em uma caravana de vendas de produtos medicinais. As fórmulas destes produtos são um segredo ancestral guardado por sua família. O sucesso desperta o interesse de Rufa, o malvado dono de uma fábrica de cosméticos, que decide raptar a vovó da garota para descobrir os ingredientes secretos que ela utiliza em sua produção. Malva decide se juntar a uma confraria de bruxas para salvar sua avó e na aventura descobre mais sobre a história mágica de seus antepassados. Quarta-feira, 10 de julho, às 15h. Sábado, 20 de julho, às 14h.

FÉRIAS NA BVL – CAMPEONATO DE VIDEOGAME – FUTEBOL DIGITAL 2019 –Cada jogador irá representar um clube. Participe e traga a sua torcida! Para pessoas com até 17 anos. Vagas limitadas. Inscrições prévias no balcão de atendimento, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábado, 6 de julho, das 10h às 17h.

TODOS OS PÚBLICOS

DOMINGO NO PARQUE – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos. Com a Cia. Duo Encantado. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da Biblioteca. Domingo, 28 de julho, das 11h às 16h.

JOGOS DE VIDEOGAME – A BVL oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. De terça a domingo, das 9h30 às 18h30.

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Com equipe BVL. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Terças-feiras, das 16h30 às 17h30 (não haverá atividade no dia 9).

JOGOS PARA TODOS!  Oficina de Xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Com a FOX – Formação e Orientação de Xadrez. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Sábados, das 15h às 17h.

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição. Quartas-feiras, das 16h30 às 17h.

3 – Azul é a cor mais quente, de Julie Maroh.

10 – Apartheid na África do Sul, de Habid Ademola Balogun.

17 – “Aquecimento” para o programa Segundas Intenções: Sandiliche, de Ronaldo Bressane.

24 – Cartas da prisão, de Frei Betto.

31 – Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo.

JOVEM

LUAU BVL – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição. Quintas-feiras, das 16h às 17h.

CURSO PRÁTICO DE CINEMA – Uma imersão num set de filmagem, com aulas de roteiro, direção, fotografia e edição. Tudo sendo trabalhado de forma coletiva, como de fato acontece no mundo do cinema. Ao final do curso, os alunos irão gravar um curta-metragem. Indicado para pessoas a partir de 18 anos. Dias 23, 24, 25, 26 e 27 de julho, das 10h às 18h. Carga horária: 36h. Com Franthiesco Ballerini. Ballerini foi finalista do 60º Prêmio Jabuti com o livro Poder Suave – Soft Power, é jornalista e doutorando em Comunicação Midiática, Processos e Práticas Socioculturais, com especialização em Audiovisual e Jornalismo Cultural. Durante sua passagem pelo jornal O Estado de S.Paulo, foi repórter, redator, crítico de cinema e correspondente em países como EUA, Índia, Canadá, México e Argentina. Antes de fundar a Agência Ethos Comunicação & Arte, acumulou também quase uma década de experiência acadêmica (foi coordenador da Academia Internacional de Cinema e professor da FAAP, UMC, Universidade Cruzeiro do Sul e Faculdades Integradas Rio Branco). Publicou também os livrosDiário de Bollywood Cinema brasileiro no século 21 e, atualmente, é colunista de jornalismo cultural no Observatório de Imprensa. Inscrições a partir do dia 4 de julho, pelo link www.bvl.org.br/inscricao

ADULTO

OFICINA DE ESCRITA LITERÁRIA: CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS –Personagens são parte muito importante das histórias. Aliás, elas são as histórias. Para quem escreve, é muito importante lidar com seu desenvolvimento, a fim de criar figuras que sejam ricas, complexas e que personifiquem os conceitos e características da história que se quer contar. Essa oficina busca, através de leituras e exercícios práticos, ampliar a paleta de recursos criativos para quem deseja escrever prosa literária, em especial, no que toca à criação de personagens. Indicado para pessoas acima de 16 anos. Dias: 23, 25 e 30 de julho e 1º de agosto, das 15h30 às 18h. Carga horária: 10h. Com Rafael Gallo. Gallo é autor de Rebentar (Record, 2015), romance vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2016, e de Réveillon e outros dias (Record, 2012), livro de contos vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2011/2012. Tem ainda diversos textos publicados em antologias e coletâneas, no Brasil, na França, no Equador e em Moçambique. Inscrições para a oficina a partir do dia 4 de julho, pelo link www.bvl.org.br/inscricao

OFICINA VIAGEM GASTRONÔMICA – Nesta edição, a oficina apresenta o romance Írisz: as orquídeas, da escritora Noemi Jaffe. Paulistana, a autora narra a história de uma imigrante húngara que se integra na vida de São Paulo através do trabalho como bióloga no Jardim Botânico pesquisando as orquídeas.  O leitor fica envolvido com a escrita rica em detalhes sobre o misterioso personagem que carrega memórias pessoais que se entrelaçam nas vivências que acontecem na cozinha onde são preparadas saborosas comidas do país de origem. Ao final da atividade os participantes podem degustar as receitas apresentadas. Indicado para pessoas a partir de 16 anos. Mediação da historiadora e professora de História da Gastronomia Dolores Freixa e da professora de técnica de cozinha Solange Botura. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Sábado, 20 de julho, das 15h30 às 17h.

SEGUNDAS INTENÇÕES – Bate-papo com o escritor Ronaldo Bressane. Bressane é também jornalista e professor de escrita criativa nascido em São Paulo. Publicou livros em vários gêneros, entre eles os romances Escalpo (Reformatório, 2017) e Mnemomáquina (Demônio Negro, 2014), além dos romances gráficos V.I.S.H.N.U. (Cia das Letras) e Sandiliche (Cosac Naify). Escreve sobre literatura no jornal O Estado de S.Paulo e na revista Bravo!, e há dez anos dá aulas de escrita criativa de ficção e não-ficção. Atualmente faz mestrado em estudos literários na Unifesp, pesquisando psicopatologias na literatura brasileira. Mediação de Manuel da Costa Pinto. Declaração de atividades complementares para estudantes universitários. Não é necessário fazer inscrição. Sábado, 20 de julho, das 11h às 13h.

COMPARTILHANDO SABERES: Yoga – Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga serão direcionadas com posturas e técnicas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o trabalho dinâmico do corpo (alongamento – fortalecimento muscular – equilíbrio), a concentração na respiração e o relaxamento. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Com Fernanda Haskel. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Terças-feiras, das 17h15 às 18h15 (não haverá atividade no dia 9).

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses, a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura.Frankenstein, de Mary Shelley. Com equipe BVL.  Não é necessário fazer inscrição. Sexta-feira, 26 de julho, das 15h às 17h.

PONTOS MIS – Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som – MIS, o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo. Exibições do filme Que Horas Ela Volta, dirigido por Anna Muylaert. Duração: 112min. Elenco: Regina Casé, Helena Albergaria, Michel Joelsas. Gênero: Drama. Classificação indicativa: 12 anos. Mulher pernambucana se muda para São Paulo para trabalhar e buscar melhores condições de vida para sua filha. A menina que permanece no Nordeste, após treze anos pede ajuda para ir a São Paulo e prestar vestibular. Os patrões a recebem bem até o momento que ela começa a revelar sua verdadeira personalidade. Domingo, 7 de julho, às 14h. Sábado, 27 de julho, às 14h. Não é necessário fazer inscrição.

DE OLHO NAS INSCRIÇÕES!

TECNOLOGIA DIA A DIA – CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICO +60 – Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Carga horária: 34 horas. Indicado para pessoas acima de 60 anos.  Inscrições no balcão de atendimento da biblioteca, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h ou pelo telefone (11) 3024-2500.

TECNOLOGIA DIA A DIA – OFICINA DE SMARTPHONES +60 – Os primeiros passos dentro do universo dos smartphones. Indicado para pessoas acima de 60 anos. Carga horária: 24 horas. Inscrições no balcão de atendimento da biblioteca, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h ou pelo telefone (11) 3024-2500.

Serviço:

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Av. Queiroz Filho, 1.205 – Alto de Pinheiros, São Paulo / SP.

Telefone: (11) 3024-2500.

Funcionamento: terça a domingo (fechado às segundas), das 9h30 às 18h30.

Todas as atividades são gratuitas.

www.bvl.org.br

Compartilhe!