HomeCultura + NotíciasArtistas se mobilizam por aprovação de PL que destina recursos ao setor cultural durante pandemia

Artistas se mobilizam por aprovação de PL que destina recursos ao setor cultural durante pandemia

Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo declarou apoio à aprovação do Projeto de Lei 1075/20; artistas e representantes culturais divulgam vídeos pedindo que parlamentares votem a favor

Artistas, profissionais e representantes do setor cultural e do poder público estão divulgando em suas redes sociais vídeos de apelo a parlamentares pela aprovação do Projeto de Lei 1075/20, proposta de ajuda emergencial ao setor criativo por meio da destinação de recursos atualmente parados no Fundo Nacional de Cultura a estados e municípios, que poderão empregá-los em iniciativas do setor cultural e criativo.

Conforme informações da Agência Câmara de Notícias, a proposta da deputada Benedita da Silva prorroga por um ano a aplicação de recursos do Executivo para atividades culturais já aprovadas e garante um salário mínimo mensal para trabalhadores informais do setor cultural que possuem rendimentos médios comprovados de janeiro de 2019 a fevereiro de 2020 de até dois salários mínimos e diminuição da renda média para menos de um salário mínimo, sem outra fonte de renda ou benefício. Para viabilizar as despesas, o projeto prevê uso de recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC) e de 3% da arrecadação das loterias federais.

“A economia criativa gera 2,64% do PIB do país e cerca de 4,9 milhões de postos de trabalho. A aprovação do PL 1075 é fundamental para o setor cultural e criativo, uma das áreas mais afetadas pela crise gerada pela pandemia do coronavírus e também uma das que mais pode contribuir para a recuperação econômica do país”, afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão.

“A cultura é um dos segmentos que mais contribui para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, seja na geração de emprego e renda ou na inclusão social de muitos brasileiros. Portanto, o mais relevante no projeto é isso, é dar atenção a cinco milhões de pessoas que trabalham no setor cultural e àqueles que também trabalham no setor, mas são invisíveis, não aparecem todo dia, mas produzem cultura cotidianamente, esses estão abandonados”, declara a deputada Benedita da Silva.

Fafá de Belém, Fernanda Montenegro, Paulo Betti, Tonico Pereira, Elisa Lucinda, Rodrigo Lombardi, Cristina Pereira e dezenas de profissionais da cultura divulgaram vídeos em suas redes sociais declarando apoio à aprovação do Projeto.

“Somos mais de 5 milhões de trabalhadores. Fomos o primeiro setor atingido pela pandemia e demoraremos muito tempo para voltar. Conto com os parlamentares com espírito brasileiro, que gostam da música, do teatro, do circo e da nossa cultura. Votem a favor”, pede a cantora Fafá de Belém.

“A Câmara dos Deputados não pode deixar de olhar para profissionais da cultura que infelizmente estão impedidos de exercerem seus ofícios durante a pandemia. Milhares estão sem sustento e sem previsão de retorno às suas atividades. Deputados, por favor, ajudem a aprovar a Lei de Emergência Cultural”, diz a atriz Fernanda Montenegro.

“Essa Lei não é direcionada a grandes artistas, e sim a pequenos produtores, músicos, técnicos, pessoas que não têm como viver sem trabalhar. Nós, grandes artistas, estamos dando apoio porque são milhões de pessoas precisando dessa ajuda e ela tem que vir do Governo”, afirma a cantora Daniela Mercury.

Compartilhe!