HomeCultura + Cultura + NotíciasArthur Endo é o vencedor do Imagine Brazil 2017

Arthur Endo é o vencedor do Imagine Brazil 2017

Realizado no Teatro Arthur Azevedo em São Paulo, concurso premiou ainda a banda Free Birds e o grupo Embatucadores

Emoção do início ao fim, assim foi a final do Imagine Brazil 2017, realizado pela Organização Social de Cultura Amigos do Guri – gestora do Projeto Guri no interior e litoral mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, que aconteceu no último dia 2 de dezembro.

No palco, artistas de diferentes estilos emocionaram a plateia animada que compareceu ao Teatro Municipal Arthur Azevedo. Mas foi Arthur Endo, de 21 anos, o grande destaque da noite. Dentre os 12 grupos e solistas que se apresentaram, o violonista foi escolhido pelos jurados como vencedor do Imagine.

Arthur Endo. Foto: Kelly Sato

Natural de São Paulo, Endo encantou a plateia e os jurados com a sua presença de palco e sua habilidade ao tocar no violão as músicas “Samba de Uma Nota Só”, de Tom Jobim; “Odeon”, de Ernesto Nazareth; e “Baião de Lacan”, de Guinga. “Explorei três grandes gêneros da música popular: um samba, um choro e um baião. Cada compositor de uma geração diferente e todos com sua importância colossal para a música brasileira”, explica o vencedor do Imagine 2017.

Além do prêmio de R$2 mil, Arthur terá 12 horas em um estúdio profissional para a gravação de um EP (extended play) e participará da final internacional do Imagine na Europa, em 2018, concorrendo com vencedores de vários países. “Para a final, vou explorar o Brasil rítmico e harmônico, imponente e delicado, eufórico e reflexivo. Procurarei mostrar as faces de uma música brasileira viva”, diz Arthur.

A decisão tão esperada foi anunciada pelo mestre de cerimônia do festival, o rapper Max B.O. Para a surpresa de todos, também foi anunciado que a banda Free Birds (2º lugar) receberia o prêmio de R$2 mil e o grupo Embatucadores (3º lugar) R$ 1,5 mil.

De Franca, a banda de reggae/rock, Free Birds é formada pelos integrantes Jhefersom Soares (vocal), Gabriel Hueto (guitarra base e backing vocal), Kaic Moralles (guitarra), Lucas Maia (contrabaixo), Gustavo Queiroz (teclado) e Igor Wallace (bateria). Os jovens apresentaram músicas autorais e ficaram felizes com a surpresa de também serem contemplados com o prêmio. “Foi uma surpresa, pois não sabíamos que teria segundo e terceiro colocados. Ficamos mais felizes ainda porque o nível musical dos grupos era muito alto e ter o segundo lugar em meio a tantos grupos bons foi uma satisfação. Nem parecia uma competição, criamos uma amizade entre nós e estávamos todos torcendo uns pelos outros. O Imagine Brazil tem aberto muitas portas para nós e estamos muito felizes”, destaca Lucas Maia.

Criado em 2003, por Rafael Rip, com o objetivo de ensinar música para jovens da periferia da zona norte de São Paulo, os Embatucadores ficaram com o terceiro lugar. Formado por Alexandre Alves Nogueira (15), Matheus Souza (17), Kaique Silva (18), Danilo Dantas (18), Edivaldo Guedes (19) e Paulo Iago (18) o grupo deixou a plateia sem fôlego com uma apresentação movimentada que contemplou sapateado, percussão corporal e coreografias. “Estamos muito agradecidos por tudo que o Imagine fez por nós e por todo tratamento Vip que tivemos. Foi muito emocionante”, diz Rafael Rip.

Patrocinadores: Expresso Jundiaí, Glovis, Grupo Maringá, Plastek do Brasil, Marilan, Supermercados Rondon e Elantas.

Apoio de mídia: SBT Interior

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias, SABESP, SKY, CTG, EMS, Microsoft, Usina Colorado, Caterpillar, Supermercados Tauste, Capuani do Brasil, Grupo BB e Mapfre, Pinheiro Neto, WestRock, VALGROUP, Banco Votorantim, Mercedes Benz, Catho, Hasbro, Cipatex, PPE Fios, Grupo Maringá, Raízen, Castelo Alimentos, Arteris e Cremer.

RelatedPost