HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesAntirracismo em Museus é tema do Sonhar o Mundo 2023

Antirracismo em Museus é tema do Sonhar o Mundo 2023

Encontros fornecerão recursos para a prática antirracista em todas as esferas do processo museológico, como na gestão de equipe, conservação de acervos, pesquisa e comunicação com o público

Neste ano, o ciclo de formação do Sonhar o Mundo tem como proposta apresentar e discutir tópicos sobre o antirracismo em museus e será conduzida pela educadora, historiadora e museóloga Suzy Santos, com ampla atuação e pesquisa em políticas públicas para o patrimônio e museus de base comunitária. A assistente do projeto e também mediadora das atividades, Carolina Rocha, é historiadora e museóloga do Museu das Favelas.

A partir dos debates feitos no 12º Encontro Paulista de Museus e das terminologias da nova definição de museus do ICOM, as oficinas do Sonhar o Mundo pretendem ampliar o combate ao racismo institucional e contribuir com perspectivas para o fortalecimento da diversidade nas instituições. 

“Exige-se cada dia mais que os museus estejam de fato a serviço da sociedade e reflitam sua pluralidade, buscando atingir objetivos como serem acessíveis, inclusivos, de promoção das diversidades e debates propositivos sobre sustentabilidade, como preconiza a nova definição de museus. Deve-se assumir uma postura antirracista e realizar de forma permanente ações que reflitam um posicionamento institucional consciente e comprometido”, afirmam Suzy Santos e Carolina Rocha.

Programação

A grande novidade do ciclo 2023 é a programação híbrida, composta por seminários virtuais e encontros presenciais nos Polos macrorregionais do SISEM-SP, e dividida em três etapas: a primeira com três noites de seminários virtuais, realizados em julho e abertos ao público mediante inscrição prévia. 

A segunda com atividades presenciais em cada uma das instituições-sede dos 7 Polos Macrorregionais do SISEM-SP, que ocorrerão ao longo do segundo semestre de 2023, de forma presencial e com aproximadamente 20 participantes, dedicados aos profissionais de museus e instituições culturais, especialmente das áreas de gestão, curadoria, comunicação, acervo, pesquisa e educação. 

A terceira e última etapa do ciclo 2023 refere-se à compilação de instruções e informações obtidas durante as atividades presencial e virtual para a publicação de um documento de orientação sobre práticas antirracistas em museus.

 

Sonhar o Mundo

O Sonhar o Mundo é uma iniciativa da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, por meio da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico e do Sistema Estadual de Museus, que busca articular e mobilizar discussões sobre a atuação dos museus em respeito e defesa dos Direitos Humanos. 

Por meio de oficinas formativas dedicadas aos profissionais de museus, o projeto pretende qualificar equipes para atender à diversidade de visitantes e aprofundamento em pautas da contemporaneidade. As ações visam reconhecer a contribuição dos museus para a formação de uma mentalidade coletiva, com solidariedade e respeito à diversidade cultural. Ao longo dos anos já foram contempladas as temáticas de deficiência e acessibilidade em museus, direitos das mulheres, solidariedade e cultura como direito. 

Confira a programação do Sonhar o Mundo:

Etapa 1 – Seminário virtual “PERFORMANCES MUSEOLÓGICAS PARA ALÉM DA ELOQUÊNCIA ANTIRRACISTA”

Datas: 17, 18 e 19 de julho de 2023

Horário: das 19h às 21h

Palestrantes: Casé Angatu Xukuru, Vanessa Marinho e Bruno Naomassa Hayashi, Solange Feliciano e Joseania Miranda Freitas

Local: plataforma Zoom – haverá interpretação de libras e legendas ao vivo*

Etapa 2 – Oficinas presenciais nos Polos SISEM-SP 

Duração da atividade formativa: das 13:30 às 17h

Datas e Locais:

25/07 –Polo 6 – Pinacoteca de São Bernardo do Campo – São Bernardo do Campo

04/08 – Polo 7 –  Museu do Folclore – São José dos Campos

10/08 – Polo 1 – Pinacoteca de São José do Rio Preto – São José do Rio Preto

23/08 – Polo 2 – Museu Histórico Regional Saburo Yamanaka – Bastos

24/08 – Polo 2 – Museu Histórico e Pedagógico de Garça – Garça

06/09 – Polo 3 – Museu da Imagem e do Som José da Silva Bueno – Ribeirão Preto

27/09 – Polo 4 – Museu Major José Levy Sobrinho – Limeira

10/10 – Polo 5 – Museu Histórico Paulo Setúbal – Tatuí

Compartilhe!