HomeAssessoria ReleasesAno Internacional das Línguas Indígenas traz apresentações de corais para o Memorial da América Latina

Coro de Câmara do Instituto de Artes da Unesp e grupo Vocal Miscelánea, da Argentina, fazem recital no dia 23 de agosto

Por ocasião do Ano Internacional das Línguas Indígenas, o Memorial da América Latina, por meio do Centro de Estudos da América Latina (Cbeal), terá uma noite de recital com o Coro de Câmara do Instituto de Artes da Unesp e o grupo Vocal Miscelánea, da Argentina. Eles fazem uma apresentação única no dia 23 de agosto, no Espaço Gabo, a partir das 20h.

O Vocal Miscelánea é um grupo autônomo que conta, atualmente, com 27 cantores provenientes de várias cidades da Argentina. Apresentam um concerto com regência de Lucas Ezequiel Echaniz e que traz no repertório desde famosos compositores da história do coral e composições argentinas, até uma diversidade de músicas populares latino-americanas. O Grupo ficou em primeiro lugar no Festival Coral Internacional Gustavo Gómez Ardila, realizado na Colômbia.

O Coro de Câmara do Instituto de Artes da Unesp possui recente experiência de intercâmbio com coros internacionais, como o Harvard-Hadcliff Collegium Musicum (EUA), e o coro da Universidade Franz Liszt, de Weimar (Alemanha). Atualmente, seu diretor artístico e regente é o professor e maestro Paulo C. Moura.

Ano Internacional das Línguas Indígenas

O Ano Internacional das Línguas Indígenas foi instituído pela UNESCO para estimular e promover o debate sobre a preservação de línguas em risco de extinção. Conforme informações da UNESCO, das 7 mil línguas faladas em todo o mundo, 40% correm risco de desaparecer, sendo muitas delas as línguas indígenas.

A morte das línguas indígenas traz não somente a sua inutilização, mas também o fim de anos de história e de conhecimentos que caminhavam paralelamente a elas. Somem músicas, lendas, histórias e tradições. O continente latino-americano abrigou e abriga diferentes etnias indígenas. Em nossas terras há anos histórias e de vidas indígenas associados a línguas já mortas, em perigo de extinção e ainda faladas, que precisam ser lembradas e preservadas.

Serviço:
Grupo Vocal Miscelánea e Coro de Câmara do Instituto de Artes da Unesp