HomeCultura + Notícias Assessoria ReleasesAniversário do Museu do Café, em março, será comemorado com instalação da artista Flávia Junqueira

Aniversário do Museu do Café, em março, será comemorado com instalação da artista Flávia Junqueira

Os visitantes encontrarão uma intervenção da artista paulistana no Salão do Pregão, onde poderão ver, de perto, o trabalho característico da fotógrafa e registrarem seus próprios cliques

Inaugurado em 12 de março de 1998, o Museu do Café (MC) – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – trabalha, desde então, para preservar e divulgar a importante história do grão que permeia, de forma tão significativa, a cultura brasileira. Este mês, o equipamento santista completa 24 anos e, com o intuito de celebrar, convidou a artista Flávia Junqueira para realizar uma intervenção no edifício. O público poderá visitar a instalação, composta de elementos comemorativos, nos dias 12 e 13, das 10h às 18h, gratuitamente.

A fotógrafa, que é doutora em Artes Visuais (Unicamp) e mestre em Poéticas Visuais (USP), criará uma instalação baseada nas suas obras icônicas, que têm como protagonista o balão de festa. Nessas composições, a artista promove cenários lúdicos em patrimônios históricos e pontos turísticos nacionais, para registrar cliques especiais. Ela já desempenhou esse trabalho em sua catalogação de teatros históricos do Brasil, além de espaços arquitetônicos relevantes, como na Sala São Paulo e no Parque Lage (Rio de Janeiro).

O projeto ganhará um aspecto diferente no Museu do Café, indo além do seu intuito original: um cenário para interação e sessão de fotos. A encenação, que será realizada no Salão do Pregão, fará parte da experiência de visitação durante o fim de semana. Portanto, o público terá a oportunidade de ver esse espaço emblemático do edifício com os complementos tão característicos das obras de Flávia. O objetivo é oferecer um momento imersivo, como entrar em uma de suas fotografias.

A instalação terá acesso livre e gratuito, assim como as demais áreas expositivas, bastando que as pessoas apresentem o comprovante de vacinação da covid-19 (digital ou físico) na entrada do Museu.

CentFest

A atividade integra, ainda, a agenda do CentFest, uma série de eventos idealizados para a celebração dos 100 anos do edifício da antiga Bolsa Oficial de Café. Com programações preparadas para todo o ano de 2022, o público pode esperar ações como: programa de residência artística, baile comemorativo e lançamento de livro sobre a história do café e as obras de conservação realizadas na fachada do patrimônio.

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

CEP: 11010-151

Telefone: (13) 3213-1750

Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h (bilheteria encerra às 17h)

R$ 10,00 e meia-entrada para pessoas com mais de 60 anos, aposentados, estudantes, crianças e jovens entre 8 e 16 anos, professores da rede particular de ensino e jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos

Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

museudocafe.org.br

Compartilhe!