HomeAssessoria ReleasesAniversário de 70 anos da TV brasileira é tema do MIS Ex-Libris de novembro

Aniversário de 70 anos da TV brasileira é tema do MIS Ex-Libris de novembro

Programa do #MISemCasa, que traz bate-papos ao vivo sobre literatura e que visa debater novos suportes tecnológicos, acontece no canal do YouTube do MIS, no dia 29 de novembro, domingo, às 17h

Um domingo ao mês, o Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, realiza um bate-papo ao vivo sobre literatura, que visa debater novos suportes tecnológicos, tais como o ebook. O programa MIS Ex-libris convida, em novembro, os escritores Elmo Francfort e Maurício Viel, autores de diversos livros que narram a trajetória da TV no Brasil (que em 2020 completa 70 anos), para debaterem o tema, com mediação de José Luiz Goldfarb, curador do projeto.

Durante a live, que acontece às 17h do dia 29, no canal do MIS no YouTube, todos os participantes que enviarem um e-mail para mis.exlibris2020@gmail.com receberão gratuitamente um exemplar de TV Tupi, do tamanho do Brasil, de Elmo Francfort e Maurício Viel. A obra relata desde a criação da televisão no mundo, passando pela criação da pioneira TV Tupi até sua falência e legado da emissora.

O #MISemCASA acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19, que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento temporariamente suspenso.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

Sobre os participantes

Elmo Francfort é professor, radialista e jornalista, sendo Mestre em Teledramaturgia e pesquisador de TV. Sua carreira é voltada principal à preservação da memória da comunicação, com ênfase em rádio e TV. Trabalhou por 17 anos na Pró-TV / Museu da TV, ao lado de pioneiros da área, como Vida Alves, Laura Cardoso e Lima Duarte. Foi membro da curadoria de exposições como “60 Anos da Telenovela Brasileira” (Rede Globo), “TV Cultura: Entra que Lá Vem História”, “Silvio Santos Vem Aí” (MIS), “60 Anos de TV no Brasil”, “Seja Digital”, “50 Anos de Mídia” (Grupo de Mídia), com José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni). Já colaborou em mais de 20 documentários e 60 livros sobre memória da radiodifusão. É autor de obras como “Almanaque da TV Cultura”, “Almanaque do SBT”, “Rede Manchete: Aconteceu, Virou História”, “Av. Paulista, 900: História da TV Gazeta”, “Gabus Mendes: Grandes Mestres do Rádio e TV”, entre outros. Foi roteirista do “Todo Seu” (TV Gazeta, de Ronnie Von), “TV História” (NGT) e do show “TV Ano 60” (Memorial da América Latina), foi consultor de filmes e séries como “Hebe: a Estrela do Brasil”, “Chacrinha: o Velho Guerreiro”, “Nada Será Como Antes” – na direção de arte. Além de professor, foi coordenador do curso de Rádio, TV e Internet da Universidade Anhembi Morumbi até 2020, para assumir o Memória ABERT. Francfort coordena este núcleo da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (memoria.abert.org.br), sendo responsável pelo projeto TV ANO 70, que comemora os 70 anos da TV no Brasil. É curador do seu “Memorial da Televisão Brasileira”, a ser inaugurado em 27 de novembro, acessado virtualmente também pelo Memória ABERT, que contou também com o apoio do MIS-SP, além dos canais que fazem parte da associação, como a Globo, SBT e Band.

Maurício Viel é jornalista e pesquisador de TV. Por 15 anos editou o RetrôTV, o maior portal brasileiro sobre seriados e desenhos clássicos da televisão, que fez parte do conteúdo do UOL Televisão. Durante este trabalho, colaborou com grandes conglomerados de mídia como Fox, Warner e Paramount para recuperação de dublagens feitas no Brasil durante as décadas de 1950 em diante, para serem lançadas em DVDs no mercado de home-video brasileiro. Também apaixonado pela área técnica das emissoras de rádio e televisão, há quatro anos iniciou pesquisas específicas sobre a história da TV Tupi de São Paulo, que junto com Elmo Francfort se transformou na trilogia de livros “TV Tupi: Do Tamanho do Brasil”.

Mediação José Luiz Goldfarb Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGill University, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vice coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC SP. Coordenador do projeto #Cineciencia no MIS, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

S e r v i ç o

MIS Ex-libris:  70 anos da TV no Brasil