HomeAssessoria ReleasesAlunos do Projeto Guri vão às ruas no Dia da Música

Alunos do Projeto Guri vão às ruas no Dia da Música

No mundo todo, o dia 24 de junho é tra­dicionalmente celebrado como Dia da Mú­sica. E, mais uma vez, o Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – vai comemorar a data. A ideia é dar voz a crianças, adolescentes e jovens, incentivando o exercício da cidadania e a livre expressão. Cerca de 200 cidades serão beneficiadas com atrações gratuitas e abertas à comunidade, ao longo do mês.

Os eventos, elaborados pelos estudantes, ocorrerão fora da sala de aula (na maior parte das ações), em diversos espaços de suas cidades, como praças, quadras de escolas, coretos, par­ques públicos etc. Os formatos para as atividades são os mais variados: saraus, piqueniques musicais, gincanas, show de talentos, jogos, festas etc.

Dia 24, às 19h, em Ouro Verde, por exemplo, a praça Olavo Ribeiro do Val será o palco de um sarau, em que serão utilizados instrumentos produzidos na oficina de luteria do polo de ensino. No Balneário de Babaquá, em Sandovalina, a celebração será no dia 26, às 9h, com piquenique embalado pela cantoria de obras clássicas e autorais. No mesmo dia, às 9h30, os moradores de Monte Alto poderão participar de brincadeiras e jogos musicais na praça central do município.

No dia 29, sábado, os destaques são: Em Marília, às 9h, os Guris apresentarão peças eruditas e populares, com tradução em Libras, na frente do Teatro Municipal Waldir Silveira de Mello. Às 10h, a segunda edição do Batucada na Praça (praça Moura de Andrade), em Andradina, promete repetir o sucesso do ano passado. Para quem gosta de ouvir temas de filmes, a opção será a praça Dom Pedro II, em Indaiatuba, às 10h30.  De bicicleta ou a pé, Araçoiaba da Serra será envolvida em uma caminhada musical e poética (com intervalos para a dança) até o Lago Municipal. Em Taquarivaí, a festa será no Supermercado Colima, às 11h30. E, às 14h, um show de talentos reunirá diversas habilidades (não só musicais) em Votorantim.

A proposta faz parte do Guri Participativo, plano criado para estimular a autonomia e a participação ativa de alunos e alunas do Projeto Guri.  “Propusemos aos alunos e alunas o desafio de pensar em alguma atividade que acontecesse fora do polo de ensino, em outros espaços da cidade, convidando a população a celebrar este dia de uma forma mais interativa”, comenta Alessandra Costa, Diretora Executiva da Amigos do Guri.

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: CTG Brasil; VISA; Bayer; WestRock;  Microsoft; VALGROUP; Supermercados Tauste; Novelis; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn; Grupo Maringá; AES Tietê; Faber Castell; Distribuidora Ikeda, ASTA; Mercedez-Benz; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Raízen; Arteris; GRUPO GR; Pirelli; Tereos.

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri

Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Amigos do Guri administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.