HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesAgenda Viva SP: programação cultural do Estado tem música, cursos e festival de curtas

Agenda Viva SP: programação cultural do Estado tem música, cursos e festival de curtas

Destaques da programação incluem feira de empreendedorismo periférico, canções de sucesso de Tom Jobim e muita diversão no Mundo do Circo

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo preparou uma programação bem diversa nos seus equipamentos, entre os dias 24 e 30 de agosto. As principais atividades incluem uma emocionante apresentação da Orquestra Jovem Tom Jobim com as principais trilhas de filmes do compositor, uma inspiradora feira de empreendedorismo periférico no Museu das Favelas e um festival de curtas-metragens brasileiros em Diadema. Essas e muitas outras programações podem ser conferidas na plataforma www.agendavivasp.com.br

Veja os destaques a seguir:

Trilhas de Tom Jobim

A Orquestra Jovem Tom Jobim leva para o palco composições do compositor presentes em filmes. 

Sob regência de Nelson Ayres e Débora Gurgel e com a participação de Tiago Costa no piano, o grupo apresenta o programa Jobim Cinematográfico.

“Dia de Corre”

O evento destaca a força do empreendedorismo periférico e oferece um espaço para a troca de conhecimentos, experiências, networking e oportunidades de negócios para todos os participantes.

A iniciativa visa promover a inclusão e valorização dos empreendedores das favelas, proporcionando uma plataforma para expor produtos, compartilhar histórias e inspirar outros a seguir acreditando e realizando seus sonhos por meio de suas iniciativas de negócios.

Mundo do Circo: do tradicional ao moderno

O Mundo do Circo SP traz espetáculos que vão do tradicional ao moderno, explorando a linguagem circense e o entrosamento com o público.

Entre as apresentações, estão: Bloom – Caminhos e Encontros, da Cia Lamala, nos dias 24 e 31 às 17h; Cabarézim da Nega, do Circo Travessia, dia 25, às 17h; Alegria, Circo e Emoção!, da Cia Circo Viver com Arte, dia 28, às 11h; e Variétés, do Circo Bremer, no dia 29, às 11h e 15h.

Clube do Filme do Livro

O programa mensal do MIS reúne cinema e literatura. A cada mês, um convidado elege um filme baseado em um livro, e o museu exibe a produção, seguida de um bate-papo. 

A edição de agosto exibirá o filme “Trainspotting – Sem limites” (1996), baseado no livro “Trainspotting”, de 1993. A escolha é do escritor e tradutor Santiago Nazarian, que participa do debate após a sessão.

Matinais: Carmina Burana

A Orquestra Sinfônica de Piracicaba apresenta a “Carmina Burana”, de Carl Orff, uma das mais grandiosas obras cênico-sinfônicas escritas no século 20. 

Sob a regência do maestro alemão Knut Andreas, o elenco do programa reúne 205 músicos, dois coros e três cantores solistas.

“Singular Plural: Rubem Valentim”

Esta exposição marca a ampliação do acesso às obras de Valentim e celebra os 13 anos do programa “Singular Plural”, que visa implantar, expandir e aperfeiçoar recursos de acessibilidade, tornando o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo um espaço cada vez mais acolhedor para todos os públicos.

Mostra reúne fotografias e elementos táteis que imprimem a “riscadura brasileira” do artista, em diálogo com a religiosidade e o sentir brasileiros.

Projeto “Mexendo: Yoga”

Embora seja identificada como um exercício físico, a yoga também é uma filosofia de vida e traz inúmeros benefícios ao bem-estar, não apenas do corpo, mas também da mente.

A atividade pode ser praticada por pessoas que estejam buscando se exercitar, meditar, relaxar o corpo, trabalhar a concentração ou até diminuir a ansiedade.

A aula será com a professora Inaiê.

FESTCIMM 2024 – Mostra Brasil

Mostra Brasil traz os filmes curados pelo FESTCIMM e oferece um panorama abrangente da produção de curtas-metragens brasileiros do último ano. 

Esta mostra celebra a diversidade e a criatividade do cinema nacional, apresentando uma seleção cuidadosamente curada que representa a riqueza de temas, estilos e abordagens dos cineastas contemporâneos.

 A programação é composta por sessões de curtas seguidas de debate com os realizadores

Aula de ilustração

Nessa oficina, os participantes vão explorar técnicas de desenho para criar personagens e cenários. Serão feitos exercícios para desenvolver personagens a partir da combinação de objetos inanimados e inseri-los em cenários ilustrados para histórias.

A aula será com Talita Hoffmann, que trabalha com pintura, design e ilustração. 

“Antes do princípio, o risco”

A atividade tem como objetivo oferecer ferramentas de análise e aprendizados para produção de histórias em quadrinhos. 

Através de um repertório teórico e exercícios práticos, Paulo Crumbim propõe a busca por uma estética e estrutura que melhor traduzam suas ideias dentro do meio no qual está inserido. 

Serão, ainda, explorados temas como: roteiro, traço, layout e o tempo dentro de uma narrativa, além do conceito de “transbordamento” trabalhado pelo autor, que permite aos participantes vislumbrar outras possibilidades para as HQs por meio do diálogo desta linguagem com saberes de outras áreas. 

Compartilhe!