HomeAssessoria ReleasesAgenda online do Museu da Imigração contará com lives, nova série no blog e oficinas

Agenda online do Museu da Imigração contará com lives, nova série no blog e oficinas

Primeira quinzena de outubro será marcada por atividades sobre migração, artesanato e brinquedos recicláveis

O cronograma exclusivamente digital, iniciado em março pelo Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo –, oferece, a cada mês, diferentes atividades temáticas visando transmitir conhecimento e proporcionar entretenimento para quem está em casa. Na primeira quinzena de outubro, a programação à distância contará com lives, nova série no Blog do CPPR e oficinas.

Iniciando as ações online do período, a live “Migrar é um direito!” acontecerá no dia 07 (quarta-feira), às 17h, em parceria com o Projeto Canicas, que atua junto a escolas públicas da zona norte de São Paulo para prevenir o trabalho infantil, principalmente entre famílias migrantes. No encontro, a educadora do MI, Isabela Maia, e a consultora técnica do Projeto Canicas, Débora de Pina Castiglione, vão partir de palavras-chave e do cenário contemporâneo brasileiro para tratar sobre a migração enquanto direito, compartilhando experiências que abordam o tema no contexto educativo. Com interpretação de Libras, a transmissão ao vivo será realizada no YouTube. Aos interessados, um formulário está disponível para envio de perguntas sobre o apoio aos direitos de alunos migrantes.

A partir do dia 08 (quinta-feira), o Blog do CPPR ganhará uma nova série: “Quem entra no Brasil?”. Semanalmente, os artigos irão discutir sobre o pressuposto, muitas vezes enganoso, de que a entrada de migrantes no nosso país é livre. Os conteúdos desenvolvidos pela equipe de pesquisa envolverão questões históricas em torno dos perfis desejados e indesejados e como isso repercute na atualidade, tanto pela perspectiva do imaginário quanto dos entraves legais para a permanência dos mesmos nessa nação. As análises trabalharão, ainda, com a figura do migrante, seja nacional ou estrangeiro, e seus inúmeros estereótipos e preconceitos.

Na mesma data, em celebração do Dia do Nordestino, será promovida a live “O migrante quer morar: as memórias dos (as) migrantes nordestinos (as) na luta por moradia na cidade de São Paulo”, a partir das 17h, no Instagram. Na ocasião, a historiadora e pesquisadora do Museu, Thaise Satiro, receberá a professora e pesquisadora Lidiane Maciel para uma conversa sobre migração interna, suas repercussões na história da cidade de São Paulo, papel da Hospedaria de Imigrantes do Brás como local de acolhimento e políticas públicas para estes brasileiros e sua luta por ocupação e moradia.

Realizada anteriormente uma vez por mês de maneira presencial, a oficina “Ponto a Ponto” foi adaptada para o ambiente online em virtude do fechamento temporário da instituição, compartilhando informações em lives (disponíveis no IGTV) e materiais publicados no site. Dessa vez, no dia 10 (sábado), os educadores Juliana Barros e Luiz Gregório ensinarão técnicas de estamparia em uma aula no Zoom, às 15h. Para participar da atividade, que tem vagas limitadas, é necessário se inscrever até o dia 09 (sexta-feira), às 17h

Comemorando o Dia das Crianças, uma oficina mostrará como é possível produzir brinquedos com material reciclável, no dia 12, a partir das 15h, no Zoom. Os pequenos e suas famílias aprenderão a criar personagens e criaturinhas utilizando sacolas plásticas e costura, estimulando a criatividade e consciência da preservação do meio ambiente. As vagas são limitadas e as inscrições acontecerão entre 05 e 11 de outubro.

Serviço 

Live “Migrar é um direito!”

Data: 07 de outubro

Horário: 17h

Plataforma: YouTube

Série “Quem entra no Brasil”

Data: 08 de outubro (toda quinta-feira)

Plataforma: Blog do CPPR

Live Dia do Nordestino | “O migrante quer morar: as memórias dos (as) migrantes nordestinos (as) na luta por moradia na cidade de São Paulo”

Data: 08 de outubro

Horário: 17h

Plataforma: Instagram

Oficina “Ponto a Ponto: estamparia”

Data: 10 de outubro

Horário: 15h

Inscrição: até 09 de outubro, às 17h

Plataforma: Zoom

Oficina Dia das Crianças | Brinquedos com material reciclável

Data: 12 de outubro

Horário: 15h

Inscrição: de 05 a 11 de outubro

Plataforma: Zoom

Museu da Imigração (Fechado temporariamente)

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP

Tel.: (11) 2692-1866

Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h; e aos domingos, das 10h às 17h

R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição

www.museudaimigracao.org.br 

Compartilhe!