HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesAgenda: confira a programação cultural para os próximos dias

Agenda: confira a programação cultural para os próximos dias

Dentre as alternativas, estão a exposição 40 anos de Ghostbusters, Festival Schubert com Paul Lewis e África no samba, do grupo Samba de Dandara

Existem tantos lugares culturais com experiências transformadoras pelo Estado de São Paulo, as quais proporcionam  às crianças e aos pais uma apreciação do mundo que os rodeia e os incentiva a descobrir mais por si próprios, de uma maneira divertida e em família. Para ajudar na escolha dos passeios pelos museus, bibliotecas, teatros, Fábricas de Cultura, Sala São Paulo e no Mundo do Circo, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas selecionou algumas sugestões.

Para quem estiver pela zona norte da capital, pode ir até o Mundo do Circo, que contará com o espetáculo gratuito Tarde de Palhaçadas, em 30/3, às 14h. E, ainda, dentro deste universo circense, há brincadeiras com claves e bambolê, no Museu Casa de Portinari, em Brodowski, nos dias 29, 30 e 31/3, das 9h às 18h.

Outra opção é aprender a jogar xadrez, na Biblioteca de São Paulo. A atividade, que acontecerá no dia 31/3, às 14h, tem por objetivo ensinar a prática, desenvolvendo habilidades de pensamento, como resolução de problemas, tomada de decisões, pensamento crítico, planejamento e até mesmo pensamento criativo

Além disso, se a procura for por um roteiro com o tema de Páscoa, em 31/3, às 11h, tem a peça “Páscoa em Apuros”, no Teatro Estadual de Araras e “A Páscoa da Vida“, da Cia Arte & Manhas, no Teatro Sérgio Cardoso, em 31/3, às 11h, ambos com entrada gratuita.

Confira abaixo os serviços e mais opções:

Circo gratuito para a família

Quando? 30 de março, sábado, às 14h.

Onde? Mundo do Circo, na Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru.

Saiba mais: Tarde de Palhaçadas com a Gira Cia Teatral, evento que promete encantar com números clássicos e interativos, inspirados nos grandes mestres do circo. Uma experiência para toda a família, com reconhecimento crítico. 

Brincadeiras circenses na Casa de Candinho

Quando? 29, 30 e 31 de março, das 9h às 18h.

Onde? Museu Casa de Portinari – Brodowski (SP), na Praça Candido Portinari, 298 – Centro, Brodowski.

Saiba mais: O Núcleo Educativo do Museu Casa de Portinari disponibiliza brinquedos relacionados às atividades circenses, tais como: clave, bambolê, corda, bolinhas de malabarismo, balões, entre outros. Candido Portinari, quando criança, esperava ansiosamente a chegada do circo, que era vivenciado com muita alegria e encantamento por ele e seus amigos. A felicidade destes momentos foi, posteriormente, imortalizada em obras do artista.

Aprenda xadrez de graça

Quando? 31 março, domingo, às 14h.
Onde? Biblioteca de São Paulo (BSP), na Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo.
Saiba mais: Durante o encontro, os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas, além de disputar partidas. A atividade conta com instrutor que orienta os iniciantes e esclarece as dúvidas dos mais experientes.

“Páscoa em Apuros”, no Teatro Estadual de Araras

Quando? 31 de março, domingo, às 11h.

Onde? Teatro Estadual de Araras, Av. Dona Renata, 4901 – Centro, Araras – SP.

Saiba mais: O Coelhinho da Páscoa está realmente triste este ano, mesmo sabendo que a data mais importante do ano para ele estava chegando. O motivo: ele descobriu que o significado da Páscoa está cada vez mais esquecido pelas crianças e chegou a conclusão que elas só pensam em chocolates e não sabem a verdadeira essência da data. O Coelhinho decide então que agora as coisas vão mudar e informa que a entrega dos ovos está suspensa.  Agora, só com a ajuda de todas as crianças, semeando a verdadeira mensagem da Páscoa para quem sabe, voltar a entrega normal dos ovos como todos os anos. 

“A Páscoa da Vida”, da Cia Arte & Manhas

Quando? 31 de março, domingo, às 11h.

Onde? Teatro Sérgio Cardoso, na Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista.

Saiba mais: O espetáculo infantil “A Páscoa da Vida”, da Cia Arte & Manhas, que revela os segredos guardados dentro dos ovos de chocolate. Com texto de Tamires Faustino e direção de Leonardo Cassano, acompanhe o Coelhinho da Páscoa em uma jornada cheia de surpresas. No elenco, Tamires Faustino, Lucas Lopes e Cláudia Strazza. A trilha sonora encantadora de Rafael Pio promete envolver a todos em uma atmosfera mágica. Não perca essa oportunidade única!

Páscoa especial nas Fábricas de Cultura 

Quando? 31 de março, das 13h às 17h (Fábrica de Cultura Sapopemba) e 31 de março, das 14h às 17h (Fábrica de Cultura Parque Belém).
Onde: Fábrica de Cultura Sapopemba, na R. Augustin Luberti, 300 – Fazenda da Juta. E na Fábrica de Cultura Parque Belém, na Av. Celso Garcia, 2231 – Belenzinho.
Saiba mais: Apresentação musical: Encontro de bandas e artistas com a temática da Páscoa, na Fábrica de Cultura Sapopemba. E pinturas com guache em desenhos relacionados ao Domingo de Páscoa, atividades com massinha de modelar, filme temático e muito mais, na Fábrica de Cultura Parque Belém.

Festival Schubert com Paul Lewis
Quando? 31 de março, domingo, às 18h.
Onde: Sala São Paulo, na Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos.
Saiba mais: Sonatas nos. 7, 14 e 17. Na Temporada 2024, o público poderá ouvir 12 sonatas de Schubert com Paul Lewis, um dos pianistas mais aclamados da atualidade. O inglês, que já colaborou com a Osesp em diversas ocasiões, é admirado por suas interpretações das sonatas de Beethoven e Schubert, que fazem parte de sua ampla discografia. 

MIS celebra 40 anos de Ghostbusters com exposição inédita e gratuita

Quando? De 4 de abril a 5 de maio, terças a sextas, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h.

Onde? Museu da Imagem e do Som – Foyer térreo do MIS, na av. Europa, 158, São Paulo.
Saiba mais: Os fantasmas invadiram São Paulo! Para comemorar os 40 anos da amada franquia Ghostbusters, a Sony Pictures e o MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, apresentam uma exposição imersiva com espaços interativos, vídeos nunca vistos antes, itens originais usados nos filmes e personagens que cativaram gerações. 

Memento Mori – Museu de Arte Sacra de São Paulo

Quando? 30 de março, sábado, 10h e 14h.
Onde? Rua Doutor Jorge Miranda, 43 (esquina com a estação Tiradentes – Linha 1 Azul do Metrô).
Saiba mais: Memento Mori, do Educativo em 30/03, com duas sessões às 10h e às 14h. “Memento Mori” é uma expressão em latim que nos lembra da mortalidade e nos incentiva a viver melhor a vida. E, aproveite, também, para visitar a obra “Cristo Morto” que fica abaixo do retábulo da Luz e estará em exibição somente nos dias 29, 30 e 31/3.

Show Tem África no samba, do grupo Samba de Dandara

Quando? 30 de março, das 11h às 12h.

Onde? Museu da Língua Portuguesa, no Saguão Central da Estação da Luz, Praça da Luz, s/n.

Saiba mais: O show Tem África no samba, do grupo Samba de Dandara, é a primeira atração da Plataforma Conexões do Museu da Língua Portuguesa. A banda Samba de Dandara propõe debates sobre ancestralidade e protagonismo feminino por meio da música. O grupo é composto por sete mulheres: Maíra da Rosa (voz), Laís Oliveira (cavaco e coro), Amanda Lima (violão 6 cordas e coro), Mariana Rhormens (flauta transversal e percussão), Ana Lia Alves (percussão), Tati Salomão (percussão) e Kamilla Alcântara (percussão). A concepção do grupo é inspirada em Dandara, figura histórica na luta contra a escravização, uma das líderes do Quilombo dos Palmares. 

Compartilhe!