HomeAssessoria ReleasesAbertas as inscrições para o Programa Haroldo de Campos de Incentivo à Pesquisa e à Tradução da obra do autor

Abertas as inscrições para o Programa Haroldo de Campos de Incentivo à Pesquisa e à Tradução da obra do autor

Serão aceitos projetos já iniciados e que tenham vínculo a cronograma acadêmico ou a prazo de publicação editorial. Inscrições até 15 de dezembro

Está aberto o processo de seleção para o Programa Incentivo à Pesquisa e à Tradução da Obra de Haroldo de Campos, da Casa das Rosas – Centro de Referência Haroldo de Campos. Será selecionado um projeto de tradução ou de pesquisa sobre a obra poética, tradutória ou crítico-teórica de Haroldo de Campos, para execução no ano de 2020. É necessário que os projetos inscritos já tenham sido iniciados e estejam vinculados a um cronograma acadêmico ou de publicação editorial. Esta última exigência visa a garantir que o projeto proposto seja, de fato, concluído e/ou publicado.
Os candidatos deverão se inscrever até 15 de dezembro de 2019. O edital e o Requerimento de Inscrição, que deve ser preenchido, estão disponíveis para download no site da Poiesis, sob “Chamamento Público nº 07/2019”. Eventuais dúvidas poderão ser elucidadas através do email crhc@casadasrosas.org.br.
Será concedida uma bolsa no valor de R$4.000,00 pelo período de participação no Programa, que será de 30 dias. Caso o candidato selecionado não seja residente na Região Metropolitana de São Paulo, além da bolsa, poderão ser concedidas passagens aéreas ou rodoviárias para vinda a São Paulo no início, e retorno à cidade de origem ao término do Programa, além de hospedagem pelo período dos 30 dias.
O processo de seleção será conduzido por uma Comissão Especial constituída por um representante da Casa das Rosas – Centro de Referência Haroldo de Campos e por dois convidados, estudiosos da obra de Haroldo de Campos, não vinculados à Poiesis. Para a escolha do projeto, serão adotados os seguintes critérios: relevância do projeto para a  compreensão e difusão da obra de Haroldo de Campos no Brasil e no exterior; destaque a aspectos pouco investigados da obra do autor ou a obras ainda não traduzidas na língua em questão; currículo do pesquisador e/ou tradutor; grau de importância da pesquisa in loco para o projeto; e o estágio de execução da pesquisa ou tradução. A decisão do processo de seleção será publicada no site da Poiesis, no campo “Editais”.
A Casa das Rosas integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerenciada pela Poiesis.

SERVIÇO
Chamamento: Programa de Incentivo à Pesquisa e à Tradução da Obra de Haroldo de Campos
Inscrições até 15 de dezembro de 2019
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447
Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h
às 18h
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)
www.casadasrosas.org.br

SOBRE A CASA DAS ROSAS
A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias,
palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!