HomeAssessoria ReleasesA Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo oferece programação gratuita que contempla tecnologia e novas mídias

A Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo oferece programação gratuita que contempla tecnologia e novas mídias

Os museus Casa Guilherme de Almeida, Casa das Rosas e Casa Mário de Andrade organizam palestra, debate e curso que discutem novos suportes para difusão cultural

Sob gestão da Poiesis, a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo faz parte dos equipamentos culturais da Secretaria de Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e é composto por três museus: Casa das Rosas, na Avenida Paulista; Casa Guilherme de Almeida, na Sumaré; e Casa Mário de Andrade, na Barra Funda.

Embora sejam museus ligados à difusão e à formação literária, cada um com sua especificidade de curadoria e programação, a Casa Guilherme de Almeida, Casa das Rosas e Casa Mário de Andrade realizam, em janeiro e fevereiro, atividades que ponderam o impacto das novas tecnologias nas mídias tradicionais, tanto na produção de conteúdo cultural como em música, cinema, literatura e outras linguagens.

Na Casa Guilherme de Almeida, no bairro Sumaré, serão duas atividades: dia 14 de janeiro, a partir das 19h, a palestra “Para Onde Caminham As Mídias?”, com o jornalista e escritor André Cáceres,discutirá se existem, de fato, convergências entre rádio, TV, internet e podcasts. Em 18 de janeiro,das 10h30 às 18h, dialogando com umas das muitas atuações artísticas de Guilherme de Almeida, a crítica cinematográfica e a contemplação da sétima arte, o museu recebe o 1º Ciclo Cinematográfico de Podcasts.

A respeito de diversos temas, esse encontro de produtores de conteúdo crítico sobre cinema no formato de podcast terá a participações de: Nayara Reynaud (Nervos), Robson Bravo e Jéssica Correia (Cinemático), Leandro Chaves (Loggado), Emerson Teixeira (Cronologia do Acaso), Prof. Ederson Rossi (Olho Mágico), Pedro Strazza (Cinemático), Chico Fireman e Michel Simões (Cinema na Varanda), Leandro Luz (Plano-Sequência), Oga Mendonça (Que Que Tá Acontecendo?), Load Morales (Loadeando), JujuDenden (Spcine/AfroVox), Yann Rodrigues (Além do Roteiro / Homem Também Chora), Domenica Mendes (Perdidos na Estante), Anna Lívia (Quarta Parede Podcast),  Laura Batitucci (Fale de Cinema), Donny Correia (ABRACCINE), Rafa Costa (Sala de Edição), Eduardo Silva (Loggado), Daniel Cury (Cinemação), Carlos Merigo (Cinemático),  Eduardo Ribas (Per Raps), Rafael Arinelli (Cinemação) e Isabel Wittmann (Feito por Elas). Para participar, é necessário se inscrever pelo site https://bit.ly/2EWtREi ou diretamente na recepção da Casa Guilherme.

Na Casa das Rosas -Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, nas terças de fevereiro, das 19h às 21h, o curso “A Literatura e Os Novos Canais” discutirá quais são os novos recursos e suportes para criação e difusão literária, e quais os seus impactos no modo como se produz literatura hoje. São quatro encontros coordenados por Rodrigo Bravo, que é professor, tradutor e pesquisador em linguística com ênfase em tradução literária e literatura comparada. Em sintonia com o espírito vanguardista de Haroldo de Campos, patrono do museu, a discussão envolverá a inovação literária e seus desafios em novos formatos e linguagens.

Finalmente, na Casa Mário de Andrade, em homenagem à atuação musical do poeta – seja como professor de música, seja como crítico/entusiasta musical – o museu recebe em 15 de fevereiro a palestra “Música e Tecnologia em Perspectiva”, com o músico e artista visual Felipe Julián, o “Craca”. A partir das 16h, o encontro buscará delinear qual é o futuro da criação e difusão musical diante das novas tecnologias e mídias, dados que o acesso à veiculação e composição musicais é cada vez mais abrangente.

A seguir, programação completa.

SERVIÇO:

Casa Guilherme de Almeida | Museu: R. Macapá, 187 – Sumaré;Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 – Sumaré, São Paulo/SP
55 11 3673-1883 | 3803-8525 | https://www.casaguilhermedealmeida.org.br/


Palestra – “Para Onde Caminham as Mídias?”
, com André Cáceres
Terça-feira, 14 de janeiro, das 19h às 21h

80 vagas | grátis

Inscrição até dia 14/01 ou até o preenchimento das vagas: https://bit.ly/2Zy8Olg

Debates –1º Ciclo Cinematográfico de Podcasts
Sábado, 18 de janeiro, das 10h30 às 18h

50 vagas | grátis
Inscrição aberta até dia 18/01 ou até o preenchimento das vagas: https://bit.ly/37fWUPv

Veja o programa do ciclo:
10h50 – Abertura

11h – Modelos de podcasts
Mediador: Eduardo Silva (Loggado)
Participantes: Nayara Reynaud (Nervos), Robson Bravo e Jéssica Correia (Cinemático)

13h – Cinema nas escolas
Mediador: Daniel Cury (Cinemação)
Participantes: Leandro Chaves (Loggado), Emerson Teixeira (Cronologia do Acaso), e Prof. Ederson Rossi (Olho Mágico)

13h50 – Por que fazer crítica de cinema? E por que em podcast?
Mediador: Carlos Merigo (Cinemático)
Participantes: Pedro Strazza (Cinemático), Chico Fireman e Michel Simões (Cinema na Varanda), Leandro Luz (Plano-Sequência)

14h50 – Cultura hip-hop no cinema
Mediador: Eduardo Ribas (Per Raps)
Participantes: Oga Mendonça (Que Que Tá Acontecendo?), Load Morales (Loadeando) e JujuDenden (Spcine/AfroVox)

16h – Personagens fictícios: como fugir do estereótipo?
Mediador: Rafael Arinelli (Cinemação)
Participantes: Yann Rodrigues (Além do Roteiro / Homem Também Chora), Domenica Mendes (Perdidos na Estante), Anna Lívia (Quarta Parede Podcast)

16h50 – Arte e política: qual o papel do cinema na nossa formação social?
Mediador: Isabel Wittmann (Feito por Elas)
Participantes: Laura Batitucci (Fale de Cinema), Donny Correia (ABRACCINE), Rafa Costa (Sala de Edição)

—————————————————————————-
Casa das Rosas |
Av. Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo/SP

+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 | https://www.casadasrosas.org.br/

 

Curso – “A Literatura e os Novos Canais”, com Rodrigo Bravo
Terças-feiras, 4, 11, 18 e 25 de fevereiro, das 19h às 21h
Inscrição aberta até dia 4/02 ou até o preenchimento das vagas:

Grátis
https://www.casadasrosas.org.br/agenda/a-literatura-e-os-novos-canais

Programa de aulas:
Aula 1: As funções do discurso poético através da História – da prática civilizatória à reflexão sobre a linguagem;

Aula 2: “Será o fim da poesia?” – O discurso poético diante das mídias contemporâneas;

Aula 3: Estudo de caso I – A poesia no gênero fantástico e na ficção científica;

Aula 4: Estudo de caso II – A presença do haikai na animação japonesa.

—————————————————————————-
Casa Mário de Andrade |
Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda

(11) 3666-5803 | 3826-4085 | https://www.casamariodeandrade.org.br/

Palestra – “Música e Tecnologia em Perspectiva”, com Felipe Julian (Craca)
Sábado, 15 de fevereiro, das 16h às 18h

40 vagas | Grátis

Inscrição aberta até 15/02 ou até o preenchimento das vagas: https://bit.ly/2tbpl24

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!