HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria Releases7ª Mostra de Dança do Programa de Qualificação em Artes, em Santo Antônio do Pinhal

7ª Mostra de Dança do Programa de Qualificação em Artes, em Santo Antônio do Pinhal

O público entrará em contato com várias narrativas a partir de gêneros como a dança contemporânea, street dance, jazz e sapateado; a Mostra, com mais de 10 grupos,  também se torna um atrativo aos turistas que buscam aproveitar o final de semana de 18 a 20/11, na cidade

A 7ª edição da Mostra de Dança do Programa de Qualificação em Artes (PQA), uma das áreas de Oficinas Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, acontecerá em 18, 19 e 20 de novembro,  na cidade de Santo Antônio do Pinhal (SP), localizada no Vale do Paraíba e a cerca de 170km da capital paulista. Mais de 10 companhias de dança do interior, litoral e Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) apresentam seus processos autorais.

Totalmente gratuita, a programação passará pelo Auditório Municipal CEI Profª Silvana Silva e Souza, onde os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência, e no palco da  Praça do Artesão. Além dos espetáculos, o público em geral, bailarinos e estudantes de dança poderão participar das práticas corporais nos espaços do Projeto Montanharte.

O público conhecerá as apresentações dos grupos de dança das cidades de Bauru, Campinas, Guarujá, Jacareí, Jundiaí, Ourinhos, Salto, Santo André, Taubaté e  Ubatuba. Uma novidade é que durante os três dias da 7ª edição da Mostra, os espectadores também poderão ver as versões mais dinâmicas de parte dos espetáculos no formato Pocket Dança.

Os espetáculos foram desenvolvidos com o apoio do ciclo de orientações do Programa de Qualificação em Artes – Dança de 2022, o qual colabora na autonomia dos coletivos do estado paulista, na diversidade das linguagens desenvolvidas por eles e conta com Alex Soares, curador convidado do PQA – Dança desde 2021. Soares também é videomaker e coreógrafo. No campo da dança, ele já integrou grupos como o Balé da Cidade de São Paulo (BCSP) e Balé Teatro Guaíra (Curitiba), colaborou em coreografias do Balé Teatro Castro Alves (Salvador), Corpo de Baile do Amazonas e Hubbard Street Dance (Chicago/EUA), entre outros.

Neste ano, a Mostra convida a Cia. Jovem de Dança de Jundiaí que apresenta Instagrimm, espetáculo que narra os contos dos irmãos Grimm em um cenário que simboliza o ambiente virtual dos stories.

Em 2022, o Programa de Qualificação em Artes – Dança tem a parceria da Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Pinhal.  Após as edições no formato virtual dos últimos dois anos, devido à pandemia de Covid-19, em 2022 a Mostra de Dança retorna no modo presencial e com uma agenda formada por espetáculos em diversos gêneros e abordagens, entre eles, cotidiano, universo feminino, dança contemporânea, dança urbana, sapateado, jazz e balé clássico. A seguir, a agenda completa.  Para mais detalhes, como a ficha técnica de cada espetáculo, acesse o site do Programa: clique aqui.

Agenda dos espetáculos de dança
Locais:
Santo Antônio do Pinhal (SP)
Auditório Municipal CEI Profª Silvana Silva e Souza – Endereço: Rua Coronel Sebastião Marcondes, 23, Centro
Praça do Artesão  – Endereço:  Avenida Min. Nelson Hungria, 170
Projeto Montanh’arte – Endereço: Avenida Ministro Nelson Hungria, 120
Grátis | Distribuição de ingressos no Auditório Municipal com uma hora de antecedência. Sem a necessidade de inscrição. Recomenda-se chegar com 30 minutos de antecedência nas apresentações abertas ao público.

18 DE NOVEMBRO, SEXTA-FEIRA
MOSTRA DE DANÇA
Local: Auditório Municipal CEI Profª Silvana Silva e Souza – Endereço: Rua Coronel Sebastião Marcondes, 23, Centro
16h

 


INSTAGRIMM
Cia. Jovem de Dança de Jundiaí
Os contos dos irmãos Grimm em stories
Classificação: Livre | Duração:40 minutos
Com o advento da internet nos últimos anos, as redes sociais ganharam uma proporção muito grande na vida das pessoas, inclusive das crianças. O espetáculo “Instagrimm” brinca com os contos dos irmãos Grimm e faz alusão à rede Instagram, durante uma coreografia lúdica e com humor voltada ao público infantil. Com o diálogo entre os contos clássicos e a tecnologia, revisita conhecidas histórias da infância, ao mesmo tempo em que propõe a reflexão de como seria nosso relacionamento com os personagens se pudéssemos segui-los nas redes sociais, apresentando diversos estilos de dança para os pequenos, como o hip-hop, sapateado, funk e balé clássico, com a proposta de estimular a dança dentro de cada um desde cedo.  

19h30
Abertura


20h
Zás Cia de Dança – Jacareí


Espetáculo: Mulher
Classificação: 14 anos | Duração: 30 minutos
Temas: Feminilidade, pré-conceitos, emoções, julgamentos, realidade, cotidianos.
Sempre atual, a Zás Cia de Dança leva ao palco o universo feminino e busca jogar luz na complexidade dessa realidade. O elenco jovem e dinâmico ressalta a forma como a sociedade olha, cobra e pré-julga, seja apontando caminhos ou querendo dizer o que é certo ou errado, pensar, falar ou vestir. São oito mulheres diferentes, oito corpas, diferentes histórias em cena, com músicas prioritariamente compostas por mulheres brasileiras e com uma linguagem cênica que traz brasilidade.

20h35

Balé da Cidade de Taubaté

Espetáculo: d. o. n. A.

Classificação: 14 anos |

Duração: 40 minutos

Gênero: dança contemporânea | Tema: Performance. Identidade e conflito de identidades| Cenas de nudez

Dona pode dizer muito e significar tanto: organizar e (re)estruturar-se como um universo de  sujeitos compostos de referências que de fato não são suas, corpos que performam identidades de um lugar natural para um lugar social. Dona se revela em que lugar se coloca um corpo, no seu espaço ou no espaço de outro dono. De quem ou o que permite ser dono. Construir e nomear aquilo que de essência não é nominável, se deleitar e despir-se de tantas, pois és agora a única habitante desse corpo, a própria dona.

 

21h25

Sigma Cia de Dança – Bauru

Espetáculo: Senda

Classificação: Livre | Duração: 45 minutos

Dentro de cada brasileiro desponta a sensação sui generis de pertencimento à nação, e por seu caráter inseparável aos indivíduos. Mas o que define a identidade, a essência brasileira? “Senda” revisita questões ancestrais ao mesmo tempo que traz à tona diversos questionamentos contemporâneos, afunilando ao microcosmo das histórias pessoais. A partir de cada escolha de nossa trajetória, muitas vezes imposta, buscamos a liberdade de compor e tecer nossas possibilidades. Entre realidades e utopias, existimos e resistimos às interseções desses fios, alargando esse caminho estreito.

 

ATIVIDADES FORMATIVAS:

14h às 17h

Local: Projeto Montanh’arte – Avenida Ministro Nelson Hungria, 120

Público: estudantes de dança, bailarinos e demais interessados

Práticas corporais do Oriente: respiração, conexão e criação

Com Eduardo Fukushima

Esta oficina pretende destacar as práticas orientais e suas experiências artísticas exploradas pelo reconhecido bailarino Eduardo Fukushima. Os objetivos são explorar a respiração, o relaxamento, a soltura das articulações e a vibração para conduzir um estado de concentração do corpo próprio e consequentes experimentações guiadas de improvisação.

Duração: 2 horas

Vivência do peso: exploração do tema como elemento fundamental da dança

Com Uxa Xavier

Aqui, pretende-se trabalhar sobre diferentes formas de experimentar e explorar o elemento peso na dança. Entre as reflexões levantadas estarão: Como vivemos e sentimos as transições do peso quando dançamos? Como organizamos nosso peso enquanto entrega, impulso e alavanca para o movimento dançado? Reconhecer no corpo em movimento esse elemento é base fundamental para o trabalho corporal do bailarino, auxiliando no trabalho em diversas modalidades técnicas de dança.

Duração: 2 horas

19 DE NOVEMBRO, SÁBADO

Local: Auditório Municipal CEI Profª Silvana Silva e Souza – Endereço: Rua Coronel Sebastião Marcondes, 23, Centro

12h

Grupo Experimental Sapateia –  Santo André

Espetáculo: RELANCE

Classificação:  Livre | Duração: 20 minutos

Gênero: Dança, Sapateado americano, Dança contemporânea | Tema: Memórias

Inspirado pela saudade e pelas transformações da pandemia, o espetáculo percorre particulares sentimentos gerados pelos encontros e reencontros da vida. Na vibração do som que ecoa dos pés e das formas que o corpo desenha em ato, memórias são revividas e emoções passageiras se fazem presentes. Um convite ao recordar daquilo que passou pelos olhares, de vislumbre, de RELANCE.

14h45

Blow Up Cia de dança – Salto

Espetáculo: A trilha

Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 minutos

Com o objetivo de transportar o público para lembranças das próprias vidas, o elenco escolheu algumas cenas inspiradas nas fases mais marcantes das trilhas pessoais, utilizando música ao vivo e performance em alguns momentos. Inspirado na letra de “Tempo sem tempo” de José Miguel Wisnik, este espetáculo fala um pouco sobre o que trilhamos em nossas vidas, as escolhas que nossos pais fazem por nós, nossas próprias escolhas e as que fazemos por nossos filhos.

15h40

Saloly Cia. De Dança – Ubatuba

Espetáculo: Transcenda

Classificação: Livre | Duração: 40 minutos

Transcenda retrata um momento muito particular da vida de sua diretora, Saloly Furtado, a morte de sua mãe. “O chão se abriu com sua partida. Me inundou de um imenso vazio, mas através das nossas doces lembranças, transformo esta dor em movimento e sigo dançando, te sentindo viva em mim.”

16h20

Grupo: EMBO –  Escola Municipal de Bailado de Ourinhos

Espetáculo:  TIM TIM

Classificação: Livre | Duração: 40 minutos

Gênero: danças urbanas, contemporâneo | Tema: perda emocional, superação e alegria

Este espetáculo traz um paralelo com a trajetória  de um artista plural, criativo, polêmico, irônico e sobretudo talentoso, o Sebastião Rodrigues Maia/ Tim Maia, que uniu o soul ao baião, o funk, a bossa nova, o jazz ao rock, o disco, a MPB. A temática aborda pelo corpo, sua personalidade – ora agressiva, ora bem-humorada –  mas sem fazer juízo de valor, com foco sobretudo em suas fases e faces do caminho como artista, e no que suas experiências para além da fama se assemelham as vidas de muitos de nós, sua origem, trajetória, e as dificuldades constantes. Da simplicidade ao ápice de seu sucesso, ele nos deixou, mas sua obra fica, viva Tim Maia, um brinde ao intenso, TIM TIM.

19h30

Companhia de dança Vanessa França – Campinas

Espetáculo: Rasgo

Classificação: Livre | Duração: 40 minutos

Uma materialidade quase impossível de tocar, manipulando tudo aquilo que pesa sobre nossas cabeças, ombros, vidas. Cargas são divididas sem a certeza de aguentarmos e imediatamente aguentando. Quanto da nossa força é mascarada em nome da sutileza? Dançamos sob a vulnerabilidade. Uma luta motivada pelas vivências de todos os dias. Impulso vital que transforma, rasga e transborda, transcende, cria espaços, conecta e se perpetua. As múltiplas perspectivas de uma mesma mulher. Somos muitas, trazemos muitas, vivemos muitas. Presente, passado e futuro em convergência. Quantas cada uma de nós carrega entre nossas mãos?

Sabemos muito, mas dizemos apenas o essencial porque ainda não nos compreendem. Porém, há uma força que nos habita e nos faz resistir. Seguimos porque o que nos move é muito maior do que o que nos cala. E esse algo em nós também existe em você.

20h15

Grupo: Instituto Arte em Movimento Ana Zucchi – Guarujá

Espetáculo: Chiquinhassss

Classificação: livre | Duração:  40 minutos

Gênero: Dança híbrida que dialoga com ballet clássico, flamenco, jazz, dança moderna e teatro

Há 175 anos nascia essa mulher gerada de um casamento inter-racial, uma mulher negra que criou passos abrindo alas na música, no comportamento e também na política, criando a SBAT que garante os direitos autorais de compositores. Abrir alas é dar passagem para todes, um espírito coletivo feminino de viver acreditando com coragem em seus sonhos e na arte. Esse espetáculo passeia por fases da vida desta grande mulher, Chiquinha Gonzaga. A criança que investigava sons como primeira experiência musical, a mulher/artista que compunha suas dores e amores, que rompeu barreiras frequentando rodas de samba e criando parcerias com músicos populares e se apresentando em lugares “não recomendáveis” para as famílias. Dançar Chiquinha nos leva a alegria, a melancolia  e ao amor de criar.

21h

Jeff Street Dance – Taubaté

Espetáculo: REFÉM

Classificação: Livre | Duração: 40 minutos

REFÉM é um espetáculo de danças urbanas criado a partir das emoções individuais de seus intérpretes cuja cumplicidade move a necessidade de ser-sentir-existir no hoje. Acolher as sombras, os ruídos internos, a solidão, as fragilidades e as emoções incontroláveis. Reconhecer-se refém da rotina, das lógicas socialmente impostas, das estruturas de poder e do outro. Como libertar-se dos aprisionamentos criados na própria mente? Juntes/as/os no palco os bailarinos expurgam seus conflitos mais internos pela dança.

9h às 12h

Mesas – Atividade exclusiva para os grupos de dança do PQA

Mesas: A Experiência da Orientação no Programa de Qualificação em Artes – Dança

Mediação: Cássia Navas

Mesa 1: líderes de grupos orientados

Mesa 2: artistas orientador/as

 

20 DE NOVEMBRO, DOMINGO

Local: Auditório Municipal CEI Profª Silvana Silva e Souza – Endereço: Rua Coronel Sebastião Marcondes, 23, Centro

MOSTRA INTERNA – somente para os grupos do Programa de Qualificação em Artes – Dança

11h45

Grupo: Hip Hop Rescue –  Miracatu

Espetáculo: O Encontro

Classificação:  12 anos| Duração:  20 min.

Gênero: Street Dance

Desde de 2019 o coletivo Hip Hop Rescue desenvolve e fomenta a cultura Hip Hop no município de Miracatu, resgatando a identidade, as raízes, a história e a cultura da cidade junto ao recorte da Street Dance. Assim, surge o espetáculo “O encontro” que faz essa viagem pelos tempos, sons, corpos e espaços na busca pela consciência e a reafirmação do território.

 

PALCO ABERTO – POCKET DANÇA

Local: Praça do Artesão – Endereço: Avenida Min. Nelson Hungria, 170

18 DE NOVEMBRO, SEXTA-FEIRA

17h

Grupo: Instituto Arte em Movimento Ana Zucchi – Guarujá

Espetáculo: Chiquinhassss

Classificação: Livre | Duração:  20 minutos

19 DE NOVEMBRO, SÁBADO

13h30

Sigma Cia de Dança – Bauru

Espetáculo: Senda

Classificação: Livre | Duração: 20 minutos

20 DE NOVEMBRO, DOMINGO

9h45

Jeff Street Dance – Taubaté

Espetáculo: Refém

Classificação: Livre | Duração: 20 minutos

10h10

Saloly Cia de Dança – Ubatuba

Espetáculo: Transcenda

Classificação: Livre | Duração: 20 minutos

10h30

Blow Up Cia de Dança – Salto

Espetáculo: A Trilha

Classificação: Livre | 20 minutos

10h55

Companhia de dança Vanessa França – Campinas

Espetáculo: Rasgo

Classificação: Livre | Duração: 20 minutos

Compartilhe!