HomeAssessoria Releases7ª edição Festival Literário de Votuporanga

7ª edição Festival Literário de Votuporanga

Evento será de 21 a 29 de outubro e já é reconhecido no Estado de São Paulo pela qualidade da programação com grandes nomes da literatura

Com 93 mil habitantes, Votuporanga é palco de um dos maiores eventos literários do Brasil. De 21 e 29 de outubro, a cidade sedia a sétima edição do FLIV – Festival Literário de Votuporanga com programação inteiramente gratuita de shows, bate-papos com escritores, contação de histórias, espetáculos teatrais, palestras, exposição e venda de livros, entre outras atividades. A realização do evento é da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio da organização social de cultura APAA, em parceria com a Prefeitura de Votuporanga.

O evento tem alcance regional e grande foco no incentivo à leitura junto ao público infanto-juvenil, entre 6 e 14 anos. Na edição de 2016, cerca de 80 mil pessoas passaram pelos ambientes do FLIV. Ao longo de nove dias de realização, foram oferecidas cerca de 160 atrações em 125 horas gratuitas de promoção à cultura.

Em seis edições, o festival registrou cerca de 300 mil visitantes de 40 municípios do interior paulista. Já passaram pelo FLIV renomados escritores, como Alice Ruiz, Ricardo Aleixo, Ignácio de Loyola Brandão (Patrono em 2012), Maurício Kubrusly, Marcia Tiburi, Ferréz, Mário Prata, Paulo Lins (Patrono em 2014) e Lourenço Mutarelli.

Neste ano, a autora homenageada é a romancista e contista Lygia Fagundes Telles. Considerada uma das maiores expoentes vivas da literatura brasileira, Lygia é membro da Academia Brasileira de Letras e, em 2016, foi indicada ao Prêmio Nobel de Literatura.

Dentre os escritores com presença confirmada estão Santiago Nazarian, Evandro Affonso Ferreira, Carol Rodrigues, Andréa Del Fuego e Carina Castro. A curadoria do evento é de Reynaldo Damazio, editor, crítico literário, escritor e gestor cultural. No dia 29 de outubro, o encerramento do festival será protagonizado pelos artistas Luciana Mello e Jair Oliveira, no show “Tributo a Jair Rodrigues”, que integra o Circuito Secoop/SP de Cultura.

Em 2017, a estrutura do FLIV contará com toda a arquitetura do Centro de Cultura e Turismo Marão Abdo Alfagali. Biblioteca, museu, auditórios, salas de cinema e oficinas receberão diversas atividades envolvendo livros, arte, cultura e informação.

Além dos espaços do Centro de Cultura e Turismo, o já tradicional Galpão FLIV abrigará obras literárias dos mais variados estilos. O evento contará ainda com área de food park, feirinha de livros e artesanato, práticas esportivas e de meio ambiente, além do palco principal, onde serão realizados espetáculos musicais.

A promoção do evento é da TV TEM – Globo.

Conheça mais sobre o festival em www.flivotuporanga.com.br ou no facebook.com.br/flivotuporanga.

RelatedPost