HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria Releases54º Festival de Inverno Campos do Jordão abre edital para jovens músicos

54º Festival de Inverno Campos do Jordão abre edital para jovens músicos

Serão oferecidas até 137 bolsas de estudo integrais a músicos do Brasil e do exterior, entre instrumentistas e regentes; inscrições poderão ser feitas de 29 de abril a 6 de maio

Reconhecido como o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina, o Festival de Inverno de Campos do Jordão chega à sua 54ª edição em 2024. Parte fundamental do Festival é seu Módulo Pedagógico, que neste ano oferecerá até 137 bolsas de estudo integrais a jovens músicos brasileiros e estrangeiros. As inscrições poderão ser realizadas das 10h00 do dia 29 de abril até as 23h59 do dia 06 de maio, exclusivamente online, no site do Festival. O evento, que acontecerá de 29 de junho a 28 de julho, é realizado pela Fundação Osesp e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Neste edital, são 119 bolsas para instrumentistas, 6 para regentes, 6 para piano e 6 bolsas para violão. O Módulo Pedagógico terá atividades de Prática de Orquestra, Música de Câmara, Música Antiga (“Orquestra Bach”) e Camerata. As bolsas são voltadas a estudantes brasileiros e estrangeiros de 16 a 30 anos (na categoria Instrumento) e de 16 a 35 anos (na categoria Regência). A lista de aprovados será publicada no dia 14 de maio, também no site do Festival.

As bolsas de estudo oferecidas aos aprovados serão divididas de duas formas e cada um deles receberá auxílio financeiro para custear suas despesas de hospedagem, alimentação e transporte em São Paulo (onde acontecerão as aulas). O valor de R$ 4.500 será destinado para residentes no estado de São Paulo, enquanto R$ 6.000 irão para quem mora em outros estados ou países. O edital completo pode ser acessado neste link.

Sobre o Festival de Inverno de Campos do Jordão

 

Criado em 1970 pelos maestros Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri e Souza Lima, o Festival de Campos do Jordão combina, com excelência, uma programação de música de concerto a um trabalho pedagógico amplo e qualificado. Ao longo de suas 53 edições, o evento se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina, oferecendo aos bolsistas a vivência com importantes nomes da música nacional e internacional e, paralelamente, uma programação cultural de qualidade, que beneficia não somente a cidade de Campos do Jordão (SP) como todo o seu entorno, ampliando as oportunidades de acesso à música erudita.

Compartilhe!