HomeAssessoria Cultura + Cultura + Notícias Assessoria Releases45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo no Museu da Imigração

45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo no Museu da Imigração

Nos dias 22 e 23 de outubro, amantes da sétima arte poderão conferir produções sobre deslocamento forçado e violação de direitos humanos

O Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – e a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), reforçando a parceria já existente, recebem quatro filmes, como parte da 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, nos dias 22 e 23 de outubro, às 19h.

A programação a céu aberto, diretamente do jardim do complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás – no qual o MI está localizado –, terá como foco produções envolvendo a realidade das pessoas que vivenciam o deslocamento forçado e os impactos das violações de direitos humanos em suas vidas. Os materiais serão transmitidos em uma tela de 15 metros com projeção 4k.

O evento contará com duas sessões diárias e os ingressos serão vendidos, dois dias antes de cada, somente no Ticket360, conforme indicado no site do Museu. Os protocolos de segurança contra a COVID-19 serão seguidos, de maneira que será obrigatório o uso de máscara e haverá a exigência do comprovante de vacinação (duas doses) ou RT PCR (72h de antecedência) ou Antígeno (48h).

Para quem ainda não se vacinou com as duas doses, em parceria com a Red8, será oferecido gratuitamente o teste Antígeno, sempre às 18h de cada dia. Como a quantidade é limitada, os interessados devem agendar previamente, até quarta-feira (20), pelo WhatsApp da empresa.

No intervalo das exibições, os visitantes poderão aproveitar as delícias preparadas por refugiados empreendedores, que vivem em São Paulo, em uma praça de alimentação também montada ao ar livre.

Programação Completa

Dia 22 (sexta-feira), às 19h | 7 Prisioneiros

Brasil – 2021 | 90 min | Ficção

O jovem Mateus, de 18 anos de idade, sai do interior em busca de uma oportunidade de trabalho em um ferro-velho de São Paulo comandado por Luca. Chegando lá, acaba se tornando vítima de um sistema de trabalho análogo à escravidão. Mateus é obrigado a decidir se continua trabalhando para o homem que o escraviza ou se coloca a si mesmo e a família em risco.

Dia 22 (sexta-feira), às 21h | Capitães de Zaatari

Egito – 2021 | 73 min | Documentário

Mahmoud e Fawzi vivem no campo de refugiados Zaatari, na Jordânia. Embora não tenham ideia do que o futuro lhes reserva, eles se concentram em sua principal paixão: o futebol. Apesar da situação adversa em que vivem, os dois treinam diariamente, acreditando que o esporte profissional pode ser o passaporte para a liberdade. Quando uma renomada academia esportiva chega ao local para selecionar jogadores para um torneio internacional em Doha, o talento de Mahmoud e Fawzi é imediatamente reconhecido. No entanto, os rapazes seguirão caminhos diferentes.

Dia 23 (sábado), às 19h | Pegando a Estrada

Irã – 2021 | 93 min | Ficção

Uma família caótica e afetuosa viaja por uma paisagem acidentada, mas para onde? No banco de trás, o pai parece estar com uma perna quebrada, mas ela está realmente quebrada? A mãe tenta rir ao mesmo tempo em que não consegue conter as lágrimas. O filho mais novo fica agitado no karaokê coreografado que fazem no carro. Todos eles estão preocupados com o cachorro doente e irritando uns aos outros. Apenas o misterioso irmão mais velho permanece quieto.

Dia 23 (sábado), às 21h | Medo

Bulgária – 2020 | 100 min | Ficção

Svetla é uma viúva que, recentemente, perdeu o emprego como professora. A vila onde mora fica próxima à fronteira da Bulgária com a Turquia e, frequentemente, refugiados aparecem por ali. Um dia, enquanto caçava em uma floresta, Svetla se depara com um migrante africano, fato que suscita uma transformação dramática em sua vida. A mulher, então, é forçada a se rebelar contra as pessoas da comunidade, enquanto elas incitam o refugiado negro a deixar a aldeia imediatamente.

Serviço

45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Datas: 22 e 23 de outubro
Horário: 19h
Local: Museu da Imigração

Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
Tel.: (11) 2692-1866
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h).
R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição

www.museudaimigracao.org.br

Informações Imprensa
Museu da Imigração
Assessoria de Comunicação
Joanna Flora j.flora@museudaimigracao.org.br | (13) 98112-8691
Thâmara Malfatti | thamara@museudaimigracao.org.br
Caroline Nóbrega | comunicacao@museudaimigracao.org.br

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)

imprensaculturasp@sp.gov.br

Compartilhe!