HomeSem categoria1º Encontro de formação da rede de Museus da Imagem e do Som acontece em dezembro

1º Encontro de formação da rede de Museus da Imagem e do Som acontece em dezembro

O MIS, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, realiza, no dia 16 de dezembro, o 1º Encontro de Formação da Rede de Museus da Imagem e do Som e acervos correlatos de São Paulo. A atividade, virtual e gratuita, acontece em parceria com o SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus de São Paulo). Os interessados devem se inscrever mediante formulário no site da Sympla.

A criação da Rede de Museus da Imagem e do Som e acervos correlatos de São Paulo tem como objetivo inicial a promoção do diálogo entre as instituições, buscando uma gestão integrada e o desenvolvimento institucional dos acervos e processos museológicos, a partir da troca de experiências e o estabelecimento de planos de cooperação, tendo em vista que os museus desta tipologia são aliados fundamentais na preservação da memória registrada em fotografias, gravações de vídeo, discos, películas, entre outros suportes como também na difusão deste material para a sociedade em forma de exposições, mostras, oficinas e ações educativas. 

O uso da palavra formação no título do encontro atenta-se para o fato de que a rede está em processo de estruturação e que se deve iniciar de forma cooperativa. Importante salientar que, como articulador do primeiro encontro, o MIS-SP incentivará o diálogo entre as instituições, o caráter voluntário e independente da rede e a relação horizontal entre todos os museus participantes. A própria importância da rede, os objetivos, as temáticas para os próximos encontros e a forma que eles deverão acontecer serão mais bem delineados em discussão neste primeiro encontro para que em conjunto, possamos estabelecer caminhos possíveis para a rede temática. Nesta etapa preliminar serão propostas reflexões sobre a temática que une a rede e também a particularidade de cada museu. O encontro formativo visará melhorar a comunicação entre os museus que compartilham da mesma temática. Este também é um dos objetivos da articulação e criação da rede: tornar a comunicação entre instituições com acervos de mesma tipologia um ativo útil para a realização de suas atividades, pesquisa e desenvolvimento de projetos nos âmbitos da conservação, restauro, programação cultural e difusão de seus acervos. 

Outros objetivos incluem: reforçar identidades, potencializar recursos, estimular demandas e diminuir as irregularidades e diferenças entre as diversas instituições. Entende-se que o trabalho em rede é a principal estratégia para que estas instituições cumpram sua missão de preservação, conservação e acesso ao público. A Rede de Museus da Imagem e do Som e acervos correlatos do Estado de São Paulo será importante para, além de preservar o patrimônio audiovisual paulistano, permitir que este dialogue com a sociedade, possibilitando que estes museus cumpram o seu papel social.

A programação é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som. A empresa Lenovo assina como mantenedor ouro do MIS, que conta com apoio institucional das empresas Kapitalo, Vivo, Comolatti e Vedacit na categoria ouro e TozziniFreire Advogados, Shimano, PWC e Bain&Company na categoria prata.

Serviço

1º Encontro de Formação da Rede de Museus da Imagem e do Som e acervos correlatos de São Paulo 

Inscrições – Sympla

Data: 16/12, às 14h 

Ingresso: Gratuito 

Compartilhe!