HomeA Secretaria Assessoria Assessoria Releases100 anos de Dora Ferreira da Silva: Casa das Rosas homenageia escritora com programação especial

O evento gratuito contará com palestras, apresentações musicais, roda de conversa, lançamento de livros e performances poéticas

No centenário de nascimento da poeta e tradutora Dora Ferreira da Silva, a Casa das Rosas presta sua homenagem à grande escritora paulista no dia 8 de julho, domingo, das 10h00 às 17h00. O evento Dora – 100 anos terá uma extensa programação artístico-cultural, incluindo palestras, roda de conversa, apresentações musicais, lançamento de livros e performances poéticas. Todas as atividades são livres, gratuitas e abertas ao público do museu, que integra da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

Dora se dedicou a vida toda à poesia e ao ensaio, além de traduzir a obra de autores como Carl Gustav Jung, fundador da psicologia analítica. Seu primeiro livro de poesias foi Andanças, publicado em 1970, e sua primeira obra prestigiada foi Poemas da estrangeira, que ganhou o Prêmio Jabuti em 1995. Em permanente contato com jovens interessados em mitologia, psicologia e poesia, Dora fundou o Centro de Estudos Cavalo Azul, em 2003, do qual participaram os poetas Cláudio Willer e Rodrigo Petrônio.

Confira a programação completa do evento Dora – 100 anos:

10h00: Palestra – Dora Ferreira da Silva e a consciência da época na poesia brasileira
Com Enivalda Nunes Freitas e Souza, professora titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

11h00: Palestra – Na convergência extasiada: a correspondência entre Carlos Drummond de Andrade e Dora Ferreira da Silva
Com Lyza Brasil, pesquisadora do Instituto Moreira Sales (IMS)

13h00: Lançamento de livros – 2ª edição de Uma via de ver as coisas, de Dora Ferreira da Silva, e O olho do girassol, de Inês Ferreira da Silva Bianchi

14h00: Roda de conversa – Riqueza de perspectivas e o legado de Dora para a cultura brasileira
Com Rodrigo Petrônio, professor titular da Faculdade de Comunicação da FAAP

15h30: Recital de violão com Felipe Bianchi

16h00: Performances e leituras poéticas

17h00: Recital de música renascentista e barroca
Com Bernardo de Toledo Piza (flauta), Gabriel Bianchi (cravo) e Maria Inês Pinheiro de Toledo Piza (ukelele)

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Dora – 100 anos

Domingo, 8/7 – das 10h00 às 17h00

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)