HomeCultura + Notícias#ViradaSP: Com Baby do Brasil e Mundo Bita, Ilha Solteira recebe 24 horas de programação cultural gratuita em março

Evento leva música e apresentações para crianças e adultos ao município; confira a programação

Nos dias 7 e 8 de março, Ilha Solteira recebe a Virada SP, evento que leva 24 horas de shows, espetáculos e atrações culturais gratuitas voltadas a diversas idades e públicos a espaços da cidade. A cidade está entre as quatro selecionadas para receber o evento pelas chamadas públicas do Juntos pela Cultura, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado.

Entre as principais atrações desta edição estão as cantoras Baby do Brasil e Céu, o Bloco do Sargento Pimenta e o grupo de animação infantil Mundo Bita, que se apresentam na Praça de Eventos, no centro da cidade. A programação completa será divulgada em breve.

“A Virada SP é um dos principais programas de estímulo à cultura local no Estado de São Paulo. Em 2019, as cidades participantes foram, pela primeira vez, selecionadas por meio de chamadas públicas, valorizando a visão local e potencializando novas oportunidades”, afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão.

Atrações

Da década de 70, como a musa dos Novos Baianos, aos dias de hoje com sua imersão no mundo gospel, Baby do Brasil, primeira cantora de trio elétrico do País, mostra seu talento em vários ritmos passando pelo rock, pop, jazz, gospel e carnaval. Em nova turnê, mistura clássicos de seu repertório às novas composições e versões inusitadas de “Bolero” de Ravel, “Noturno” de Chopin e “Quatro Estações” de Vivaldi, além de sucessos de Jimi Hendrix, Tina Turner, Janis Joplin, Michael Jackson e John Lennon.

Há dez anos levando o rock’n’roll dos Beatles à folia carnavalesca, o Bloco do Sargento Pimenta arrasta multidões por onde passa. No ano em que os Beatles completam 60 anos, o grupo promete grandes supresas para o público, dos amantes do samba aos fãs do rock.

A cantora e compositora Céu apresenta seu novo disco APKÁ!, com composições próprias e canções inéditas de Caetano Veloso e Dinho Almeida, além da música com participação especial de Seu Jorge. Com quinze anos de carreira, é considerada uma das artistas mais importantes de sua geração, premiada com dois Grammys Latinos e quatro prêmios Multishow. Céu transita por diferentes universos e referências que vão do samba ao reggae e do jazz ao soul.

O Mundo Bita, fenômeno infantil no Youtube e na Netflix, leva seus personagens a Ilha Solteira para o show “Dentro do mundo lá fora”. O espetáculo, sucesso de público em todo o Brasil, traz a essência do universo infantil: brincadeiras ao ar livre, contato com outras crianças e o prazer de viver momentos de alegria e diversão.

A diversidade de linguagens artísticas e a participação de artistas locais são algumas das principais características da iniciativa, como aponta Danielle Nigromonte, Diretora Geral da Amigos da Arte, produtora do evento: “A Virada SP é uma celebração da cultura, e parte dessa atividade consiste em unir e mesclar teatro, dança, música, artes visuais e tantas outras linguagens em um grande festa para diferentes públicos, promovendo um intercâmbio de experiências entre nomes do cenário nacional e artistas da região”.

Juntos pela Cultura

As cidades e as atrações da Virada SP foram selecionadas por meio de chamadas públicas realizadas no âmbito do Juntos pela Cultura, programa do Governo do Estado de São Paulo que visa ampliar o acesso à arte e à cultura e a geração de renda, emprego e desenvolvimento por meio de parcerias com os municípios paulistas. Em 2019, foram selecionados quatro projetos de viradas culturais de municípios com perfis distintos. O investimento total será de R$ 2,1 milhões para a realização dos eventos.

A Virada SP é uma realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através do programa Juntos Pela Cultura, com gestão e produção da Amigos da Arte e correalização da Prefeitura Municipal de Ilha Solteira.

Capital Cultural

Ilha Solteira recebeu do Governo do Estado a chancela de “capital cultural”. O reconhecimento é resultado dos investimentos da Prefeitura do município em uma política sólida nas áreas de formação, difusão e fomento.