HomeAssessoria Cultura + Cultura + Notícias Assessoria ReleasesUm dos maiores nomes do rap nacional, Dexter, está em show especial para o Dia da Consciência Negra na #ViradaSP Online deste sábado (20/11)

Evento também apresenta duas lendas do rock nacional – Clemente e Tony Campelo. Além de coletivos artísticos, como o Hip Hop Franco e demais atrações de Franco da Rocha, selecionado no programa de difusão cultural #JuntospelaCultura

Vinte e duas atrações estão na agenda da #ViradaSP Online deste sábado, 20 de novembro, a partir do meio-dia. Os destaques são os shows, gravados no palco do Teatro Sérgio Cardoso, de Dexter e da A Fantástica Banda Sem Nome, formada por Tony Campelo e Clemente. Diferentes estilos musicais, teatro, dança, performances, curiosidades locais e turísticas de Franco da Rocha fazem parte da programação. A #ViradaSP Online 2021, é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com gestão e produção da Amigos da Arte.  A transmissão ocorre, gratuitamente, durante 12 horas ininterruptas, tanto pela plataforma #CulturaEmCasa como pelo seu aplicativo, disponível nas lojas Apple Store e Google Play para Iphone e Android.

Dexter (o 8º Anjo), como é conhecido entre os fãs, apresenta o que há de melhor do hip hop nacional, com os clássicos de sua carreira. Sempre com letras de resistência. O show de Dexter faz parte da agenda especial, composta por mais de 80 atrações, da plataforma #CulturaEmCasa (www.culturaemcasa.com.br) durante o Mês da Consciência Negra.

Esta edição da #ViradaSP Online também tem a participação de duas lendas do rock nacional de diferentes gerações que se encontram no palco para show inédito repleto de sucessos e nostalgia. Tony Campelo, um dos heróis da juventude brasileira entre o final da década de 50 e 60, a mais de 60 anos em atividade, se encontra com Clemente Nascimento, fundador e vocalista da lendária band punk Inocentes e guitarrista da clássica banda do rock nacional Plebe Rude. A dupla vem acompanhada pela eficiente A Fantástica Banda Sem Nome, com Johnny Monster e Ronaldo Passos nas guitarras, Joe Gomes no baixo, Rodrigo Cerqueira na bateria e contará com a participação especial do histórico tecladista Maurício Camargo Brito, um dos criadores da São Paulo Elvis Presley Society.

Na programação também estão intervenções artísticas do município de Franco da Rocha. Entre eles, três coletivos da cidade: o de Hip Hop Franco com a participação de Nelson Triunfo, dançarino de breaking e ativista social; o Apotheótico LGBTQI+, com Maikon Sampaio, Carla Baker, Laurinha Monjardim, apresentado por Hestia Lakaster; e o Franco do Rock, com a participação de diversos artistas do Coletivo do Rock na Cidade de Franco da Rocha.

A Amigos da Arte também produziu o Rolando Prosa – quadro especial, estrelado pelo contador de histórias e cancioneiro Rolando Boldrin, recheado de conteúdos especiais envolvendo a cultura popular da cidade. Histórias, canções e causos permeiam o programa que integrará todas as edições do evento.

“A Virada SP é uma iniciativa de ampliação do acesso à cultura e de formação de público que valoriza a diversidade e a qualidade”, afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão. “O objetivo é ressaltar o papel estratégico das expressões artísticas para a promoção do desenvolvimento humano e econômico de todas as regiões do Estado.”

“Importante destacar que a excelência cultural do evento é moldada e protagonizada por artistas locais e pelo fundamental incentivo promovido pelas gestões municipais. Com a transmissão online, totalmente gratuita, via plataforma de streaming e pelo aplicativo #CulturaEmCasa, amplia-se a difusão desta riqueza artística das cidades paulistas para o restante do país”, ressalta Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

“É uma imensa honra para Franco da Rocha ser reconhecida como capital cultural do estado de São Paulo 2021. Nossa participação na #ViradaSP Online representa a coroação de um trabalho desenvolvido ao longo de muito tempo pelos artistas e fazedores de cultura de Franco da Rocha, uma cidade que faz e respira arte”, afirma  o prefeito Nivaldo da Silva Santos.

Serviço:  #ViradaSP Online – Franco da Rocha

12h      Início da transmissão

12h10   Quando acordei, o circo já tinha ido embora, com a Trupe Trapaceros

13h10   Sarau FOCO: A poesia como alvo, com Coletivo 7 Linha + Anunciação – Live Painting, com Samara Satiko