HomeDESTAQUES GERAIS (MAIORES)Trajetória da máquina fotográfica é tema de exposição gratuita no MIS – Museu da Imagem e do Som

Trajetória da máquina fotográfica é tema de exposição gratuita no MIS – Museu da Imagem e do Som

Mostra “Linha do tempo da fotografia – ACERVO MIS” será inaugurada em 16/02 e reunirá dezenas de itens originais do acervo do Museu;

 

O Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, inaugurará em 16/02, a exposição “Linha do tempo da fotografia – ACERVO MIS. A mostra exibirá dezenas de equipamentos originais, datados desde o Séc. 19 até os tempos atuais, para traçar a história da fotografia. A visitação é gratuita, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

A partir do seu acervo, o MIS criou um panorama técnico-social da câmera fotográfica, que permite captar imagens desde o início do séc. 19. A trajetória dos avanços e mudanças estéticas ao longo de mais de cem anos da fotografia pautam a mostra que exibe mais de 30 itens originais.

A linha do tempo começa em 1880, década aproximada da câmera mais antiga no acervo do museu, e vai até os anos 2020. As mudanças na forma de registro, nas técnicas de revelação e popularização da ferramenta ao longo dos anos são elementos presentes na exposição. A pesquisa para a exposição “Linha do tempo da fotografia – ACERVO MIS” contou com a contribuição de toda a equipe de conservadores do Núcleo CEMIS (Centro de Memória e Informação do MIS).

O Acervo e o Núcleo de fotografia do MIS têm como Patrono o Goldman Sachs. A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o apoio do ProAC. A B3 e Lenovo são Mantenedoras Ouro do MIS, que tem o Apoio Institucional da Kapitalo Investimentos na categoria Master, Vivo e Grupo Travelex Confidence na categoria Ouro e Vedacit, TozziniFreire Advogados e Siemens na categoria Prata. O MIS tem apoio de mídia da TV Cultura, JCDecaux, Folha de S.Paulo, Nova Brasil FM e Alpha FM e apoio operacional do hotel Pestana.

 

Serviço:

“Linha do tempo da fotografia – ACERVO MIS”

Data: a partir 16 de fevereiro de 2023

Horário: Terça a domingo, das 10h às 18h

Local: Espaço Expositivo térreo

Classificação: Livre / Entrada gratuita

Compartilhe!