HomeAssessoria ReleasesSilvia Frederici lança novo livro no Memorial da América Latina

Silvia Frederici lança novo livro no Memorial da América Latina

Historiadora italiana participa de conferência de lançamento com as pensadoras Sabrina Fernandes, Mariléa de Almeida e Jera Guarani, dia 24 de setembro, no Auditório Simón Bolívar

O Memorial da América Latina recebe no próximo dia 24 de setembro, no Auditório Simón Bolívar, a conferência de lançamento de O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista (Editora Elefante), novo livro da historiadora italiana Silvia Frederici. Na ocasião, a autora do sucesso Calibã e a bruxa, dialogará com três destacadas pensadoras brasileiras: Sabrina Fernandes, Mariléa de Almeida e Jera Guarani.

Escrito entre 1974 e 2012, o livro recolhe 40 anos de pesquisas e teorizações sobre a natureza do trabalho doméstico, da reprodução social e da luta feminista para construir e reconstruir, nos territórios e coletivamente, alternativas às relações capitalistas e patriarcais que oprimem as mulheres há séculos.

Na conferência, Silvia Federici debaterá suas ideias sobre a história e a atualidade das mulheres com a socióloga e youtuber Sabrina Fernandes, autora do canal Tese Onze, no YouTube, e do livro Sintomas mórbidos: a encruzilhada da esquerda brasileira (Autonomia Literária, 2019); Mariléa de Almeida, doutora em história pela Universidade de Campinas; e Jera Guarani, liderança indígena guarani mbya de São Paulo.

O livro mais conhecido de Federici, Calibã e a bruxa, publicado pela Editora Elefante em 2017, chegou ao Brasil por meio das mulheres do Coletivo Sycorax, que traduziram a obra para o português. O grupo também é responsável pela tradução de O ponto zero da revolução e traduzirá ainda mais um livro da autora, Re-enchanting the World: Feminism and the Politics of the Commons [Reencantar o mundo: feminismo e a política dos comuns], com lançamento previsto para 2020, também pela Editora Elefante.

A autora

Nascida em Parma, na Itália, em 1952, Silvia Federici é uma das maiores historiadoras do nosso tempo. É professora emérita da Universidade Hofstra, em Nova York, nos Estados Unidos, onde vive desde 1967, e ajudou a fundar o International Feminist Collective. Participou da Wages for Housework Campaign e contribuiu com o Midnight Notes Collective. Durante os anos 1980, foi professora na Universidade de Port Harcourt, na Nigéria, onde acompanhou a organização feminista Women in Nigeria e contribuiu para a criação do Committee for Academic Freedom in Africa.

Serviço:

Silvia Frederici – lançamento do livro O ponto zero da revolução
Diálogo com Sabrina Fernandes, Mariléa de Almeida e Jera Guarani
Dia 24 de setembro, às 19h
Auditório Simón Bolívar | Portões 8, 9 e 13
Entrada gratuita – retirar senha, por ordem de chegada, a partir das 17h
Abertura do Auditório: 18h
Haverá tradução simultânea e sessão de autógrafos
Evento: https://www.facebook.com/events/386386228745409/

Compartilhe!