O Governo de SP, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, abriu uma consulta pública, com o objetivo de ouvir a sociedade para a elaboração do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR), que define como serão aplicados os recursos destinados ao fomento cultural no Estado de São Paulo. A iniciativa busca garantir maior transparência, participação e alinhamento das ações governamentais com a população paulista. O formulário está disponível para todo o estado, até o dia 23 de maio.
“A participação da sociedade na consulta pública é um passo fundamental para garantir que a gestão dos recursos públicos reflita as reais necessidades da produção cultural do Estado. Desse modo construímos um modelo mais transparente, inclusivo e comprometido com a cultura," comenta Liana Crocco, coordenadora da Unidade de Fomento à Cultura da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Neste ano, estão sendo realizadas escutas ativas em cidades do estado de São Paulo, como Águas de São Pedro, Araçatuba, Araraquara, Catanduva, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Sorocaba, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, São Vicente e Iguape, além da capital, onde a escuta foi voltada ao universo do circo. Embora ocorram em municípios específicos, essas ações envolvem representantes das regiões administrativas, promovendo uma escuta territorial qualificada com agentes culturais, artistas e gestores.
As escutas são conduzidas pelo programa CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, por meio dos Laboratórios de Futuros, com o objetivo de mapear as necessidades, potencialidades e vocações locais e regionais. Essas informações são fundamentais para qualificar a elaboração dos editais de fomento, permitindo que as políticas públicas culturais sejam mais alinhadas às realidades dos territórios. Com essas informações, será possível qualificar e direcionar ações formativas voltadas aos setores culturais e criativos, atendendo de forma mais precisa e eficaz às demandas de diferentes regiões do estado.
O Fomento CULTSP é composto pelos recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC), ligado ao Governo do Estado, e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), proveniente do Governo Federal.