O CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, abre, a partir da segunda-feira (01/09), 1.727 vagas gratuitas em 82 cursos voltados para vários setores da cadeia produtiva da cultura. As inscrições seguem até o dia 14 de setembro pelo site do programa e são destinadas a maiores de 16 anos.
São cursos de formação integral em discotecagem, regência de coral, qualificação em atividades circenses, diversas técnicas de mixagem e masterização, visagismo e estética na construção das artes de cena de espetáculo, alegorias e adereços de carnaval, curso de crochê e tricô, desenvolvimento de roteiro para cinema e TV, direção de atores para o audiovisual, produção de podcasts, várias modalidades voltadas para o mundo dos games, curso básico de libras, estratégias audiovisuais para destinos turísticos, xilogravura e cerâmica, planejamento e produção de exposições e inúmeras outras opções.
“O CULTSP PRO é uma iniciativa estruturante que nasce para responder às necessidades concretas do setor cultural e criativo. Mais do que oferecer cursos, ele cria um ambiente de formação contínua, capaz de conectar talentos, preparar profissionais para um mercado em constante transformação e gerar impacto real no desenvolvimento econômico e humano do Estado. Ao articular diferentes formatos e alcançar múltiplos territórios, o programa consolida um novo paradigma para a formação em cultura, aproximando conhecimento, prática e mercado de trabalho”, destaca Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Na capital Paulistana serão 20 cursos presenciais; na Grande São Paulo serão 12 cursos nas cidades de Diadema, Guarulhos, Mairiporã, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul; na cidade de Barretos haverá um curso presencial; em Campinas, serão 17 cursos para as cidades de Amparo, Águas de São Pedro, Campinas, Limeira e Jundiaí; na cidade de Marília haverá um curso presencial; na cidade de Presidente Prudente também teremos um curso presencial; em Registro, serão dois cursos para as cidades de Cananéia e Pedro de Toledo; na cidade de Ribeirão Preto serão quatro cursos; na cidade de Santos teremos um curso; em São José dos Campos serão 10 cursos para as cidades de Taubaté, São José dos Campos, São Bento do Sapucaí, Guaratinguetá, São Sebastião, Ubatuba e Bananal e, por fim, em Sorocaba, serão dois cursos em Botucatu e Itu.
Sobre o CULTSP PRO
O CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura é um programa voltado à formação e qualificação do setor cultural e criativo no Brasil. Dividido em seis escolas temáticas, o CULTSP PRO oferece formações alinhadas às diferentes áreas da cultura e economia criativa. As escolas abrangem desde artes cênicas, produção musical e cenografia até curadoria, gestão de museus, audiovisual, games, design gráfico, fotografia, gastronomia, moda sustentável e empreendedorismo cultural. O Programa Qualificação em Artes: Dança e Teatro também integra a iniciativa, com foco no fortalecimento de grupos artísticos e valorização das culturas regionais.
Desde seu lançamento, em outubro de 2024, o programa já ofertou mais de 260 cursos, distribuídos em mais de 320 turmas na capital e em todas as regiões administrativas do Estado, com mais de 7,3 mil matrículas realizadas e cerca de 120 mil atendimentos nas mais diversas áreas e atividades.
Só no ano passado, foram cerca de 2,5 mil matrículas realizadas, em cerca de 90 cursos ofertados e mais de 10,6 mil participantes em palestras e masterclasses. Em 2025, já são aproximadamente 4,8 mil matrículas efetivadas e mais de 87 mil atendimentos em todas as atividades realizadas. A previsão é alcançarmos até o final de 2025 com mais de 5,1 mil alunos matriculados e mais de 100 mil atendimentos no geral.
Serviço:
Inscrições: Até 14 de setembro
Aonde: Site do CULTSP PRO
Para participar: a partir de 16 anos
Fale conosco: atendimento@cultsppro.org.br