SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G039EOD0659HTQQC5UA0
Z7_086423G039EOD0659HTQQC5UP2

Clássico de 1951, “O dia em que a terra parou” ganha sessão e debate no #Cineciência do MIS

Edição de maio do programa mensal, que traz discussões sobre filmes pela ótica científica, acontece no domingo, dia 18, às 16h

16/05/2025
Foto ilustrativa

O #CineCiência, programa mensal do MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, exibe um clássico da ficção científica na edição de maio: “O dia em que a Terra parou”. Dirigido por Robert Wise, o filme narra a visita de um ser alienígena à Terra e o seu apelo para a paz entre os povos do planeta. Lançado em 1951, foi um apelo pacifista ao fim da Guerra Fria, que estava em sua fase inicial, baseado no conto “Farewell to the Master”, do escritor Harry Bates.  

Após a sessão, que acontece às 16h do dia 18.05, será realizado um debate para discutir o pacifismo da época e o atual. A conversa será mediada pelo historiador e coordenador do #CineCiência, José Luiz Goldfarb, e terá a participação do físico Luis Carlos Meneses (USP). 

Sobre o filme 
“O dia em que a Terra parou” (dir. Robert Wise, ficção científica/drama, 1951, EUA, 92 min, livre) - Uma nave espacial aterra em Washington, DC, capital dos Estados Unidos, trazendo o alienígena Klaatu e seu robô Gort. Eles trazem um ultimato aos líderes da Terra para que acabem com as guerras e a corrida armamentista, o que estaria preocupando os habitantes de outros planetas. 
 
 
Sobre o convidado 
Luis Carlos Meneses é bacharel em física pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em física pela Carnegie Mellon University e doutor em física pela Universitat Regensburg. É professor sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) e orientador do programa de pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Atua na área de educação, em formação de professores, ensino básico, ensino de física e de ciências. 

Sobre o mediador 
José Luiz Goldfarb possui graduação em física pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em filosofia e história da ciência pela McGill University, no Canadá, e doutorado em história da ciência pela USP. Atualmente, é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), diretor da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. É coordenador do projeto CineCiência, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. 

Serviço | #CineCiência – O dia em que a terra parou
Data: 18.05, às 16h 
Local: LABMIS (66 lugares) 
Avenida Europa, 158 - Jd. Europa - São Paulo
Ingresso: gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS) 
Classificação: 12 anos 

Z7_086423G0390OD06L6AM8M4AMG1
Chatbot
Complementary Content
${loading}