HomeAssessoria ReleasesSão Vicente é palco de intervenção audiovisual da São Paulo Companhia de Dança

São Vicente é palco de intervenção audiovisual da São Paulo Companhia de Dança

Com estreia gratuita nesta quarta (25), vídeo apresenta performance no Monumento Niemeyer

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado, lança o oitavo episódio da websérie SPCD na Estrada, desta vez em homenagem à cidade do litoral paulista São Vicente, fundada em 1532. O lançamento do curta-metragem acontece de modo gratuito nas redes sociais da SPCD nesta terça (25), às 18h.

O cenário desta intervenção dançante é o Monumento Niemeyer, também chamado de Memorial dos 500 Anos, criação de Oscar Niemeyer (1907-2012) inaugurada em 2002 em celebração ao quinto centenário do descobrimento do Brasil. A construção está localizada no topo da ilha Porchat e suas linhas sinuosas em concreto armado – uma marca do arquiteto – abrigam um mirante com vista para a cidade e as praias de Santos.

Esse é o local onde os bailarinos Alan Marques, Luan Barcelos, Matheus Queiroz, Poliana Souza e Vinícius Viera dançam trecho de Pivô (2016), de Fabiano Lima. Eleito o terceiro melhor espetáculo de dança pelo júri do Guia da Folha de S.Paulo no ano de sua estreia, a coreografia trabalha movimentos do basquete, do hip-hop e da dança contemporânea.

Sobre SPCD na Estrada

A websérie SPCD na Estrada propõe um novo olhar para cartões postais de cidades paulistas que abrem seus teatros e espaços culturais para receber as turnês da São Paulo Companhia de Dança. A cada novo episódio, os bailarinos dialogam com a arquitetura e a história desses locais interpretando trechos de obras do repertório da Companhia.

Com direção de vídeo de Alexandre Cruz e Inês Bogéa, a websérie conta com sete episódios já disponíveis nas redes sociais da Companhia destacando as cidades de São Paulo, Botucatu, Bauru, Araras, Piracicaba, Salto e Campos do Jordão.

O projeto integra as ações do selo #SPCDdigital e a exibição acontece nos canais da Companhia no YouTube (São Paulo Companhia de Dança), no Facebook (@spciadedanca), no Instagram (@saopaulociadedanca), no Twitter (@spciadedanca) e no LinkedIn (@sao-paulo-companhia-de-dança).

Exposição Dança em Percurso

Os episódios de SPCD na Estrada também inspiram a Exposição Dança em Percurso, em cartaz até 12 de setembro na Estação Paraíso do Metrô São Paulo, na capital paulista. Em parceria com a Linha da Cultura, a exposição apresenta imagens que revelam coreografias emblemáticas da Companhia em dois momentos distintos: no palco, com luz e cenário criados especialmente para cada obra, e em meio às paisagens do Estado de São Paulo reveladas pela websérie.

SPCD na Estrada – Ep#08 São Vicente (estreia)

Data: Quarta (25)

Horário: 18h

Onde: Vídeo nos canais da São Paulo Companhia de Dança no YouTube, Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn.

Assessoria de imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado

www.cultura.sp.gov.br

(11) 95814-9598(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162

(11) 98849-5303 (plantão)

imprensaculturasp@sp.gov.br

Compartilhe!