HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + NotíciasSão Paulo Companhia de Dança inicia temporada anual de turnês pela Europa

São Paulo Companhia de Dança inicia temporada anual de turnês pela Europa

Primeiras apresentações no exterior acontecem na Suíça

São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, dá início às suas turnês internacionais anuais com um clássico: O Sonho de Dom Quixote, criado por Márcia Haydée para a Companhia. A obra estreia na Suíça, na cidade de Winterthur, nos dias 20 a 23 de fevereiro, no palco do Theater Winterthur.

O balé – um dos mais populares em todo o mundo – conta duas histórias em paralelo: as aventuras do sonhador visionário Dom Quixote, que se dispõe a combater “o erro, o falso e o mal de mil semblantes” e a encontrar sua dama perfeita Dulcinéia; e o amor quase impossível de Kitri e Basílio, uma vez que ela estava prometida por seu pai a Gamache, um rico comerciante.

A versão especial de Márcia Haydée para a São Paulo Companhia de Dança mantém alguns momentos reconhecíveis desta obra – criada originalmente por Marius Petipa (1818-1910) em 1869 e inspirada em um capítulo da obra de Miguel de Cervantes (1547-1616) com música composta por Ludwig Minkus (1826-1917) – ao mesmo tempo em que as atualiza com cenografia de Hélio Eichbauer e desenhos de Candido Portinari (1903-1962), figurinos de Tânia Agra, luz de José Luiz Fiorruccio, composições de Norberto Macedo (1939-2011) e poemas de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987).

A apresentação da SPCD na Suíça contará com acompanhamento musical da Orchester Musikkollegium Winterthur, com direção musical de Christoph Gedschold.

“Desde 2011, a São Paulo Companhia de Dança realiza turnês pela Europa com custos totalmente cobertos por teatros e produtores internacionais. Isso é importante porque é um reconhecimento do trabalho da Companhia. Além da Suíça, também teremos apresentações na França, Inglaterra, Escócia, Alemanha e Itália ao longo de 2020”, comenta Inês Bogéa, diretora artística da Companhia.

Ficha informativa das coreografias que serão apresentadas:

O Sonho de Dom Quixote (2015)

Coreografia: Márcia Haydée

Músicas: Ludwig Minkus (1826-1917) e Norberto Macedo (1939-2011), executadas pela Orchester Musikkollegium Winterthur, com direção musical de Christoph Gedschold

Iluminação: José Luiz Fiorruccio

Figurino: Tânia Agra

Cenário: Hélio Eichbauer, com imagens de oito desenhos de Candido Portinari*

Poemas: Carlos Drummond de Andrade

Consultoria da leitura dos poemas: Marcio Aurélio

Voz off: Leopoldo Pacheco

*Os direitos de reprodução das obras foram gentilmente cedidos por João Candido Portinari

É uma obra colorida, vibrante e com muito humor. O balé conta as aventuras de Dom Quixote, um sonhador visionário, que se dispõe a combater “o erro, o falso e o mal de mil semblantes” e encontrar sua dama perfeita Dulcinéia; e a história do amor quase impossível de Kitri e Basílio, uma vez que ela estava prometida por seu pai a Gamache, um rico comerciante. Camponeses, toureiros e ciganos ajudam a compor a obra. Com a cumplicidade de Dom Quixote, o casamento dos apaixonados se realiza e é comemorado por todos. Dom Quixote é um dos mais populares balés em todo o mundo. A versão especial de Márcia Haydée para a São Paulo Companhia de Dança mantém alguns momentos reconhecíveis desta obra – criada originalmente por Marius Petipa (1818-1910) em 1869 e inspirada em um capítulo da obra de Miguel de Cervantes (1547-1616) com música composta por Ludwig Minkus (1826-1917) – ao mesmo tempo em que as atualiza com cenografia de Hélio Eichbauer e desenhos de Candido Portinari (1903-1962), figurinos de Tânia Agra, luz de José Luiz Fiorruccio, composições de Norberto Macedo (1939-2011) e poemas de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). Uma obra para se encantar e se apaixonar.

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 732 mil pessoas em 17 diferentes países, passando por mais 142 cidades em cerca de 960 apresentações. Desde sua criação, a Companhia já acumulou mais de 30 prêmios nacionais e internacionais. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.


INÊS BOGÉA – Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa
 é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora no curso de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e autora do “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.

Este release está disponível para download no site da SPCD em www.spcd.com.br em Comunicação | Releases.

Compartilhe!